Uncategorized

Paraná será sede de Encontro Nacional de Comércio Exterior

O Paraná vai ser a sede do principal encontro de comércio exterior do Brasil. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) o ENCOMEX – MERCOSUL será realizado em Curitiba nos dias 1 e 2 de dezembro e contará com o apoio do Governo do Estado.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, foi a Brasília nesta segunda-feira (8) para definir detalhes do evento com a secretário de Comércio Exterior do Ministério, Tatiana Prazeres.

“Teremos ênfase ao comércio exterior no Mercosul. Vamos mobilizar empresários de pequeno e médio porte de toda a região para estabelecer novos contatos, criar novas rotas de negócios e consolidar no Paraná ações e políticas de apoio ao comércio exterior”, adiantou Ricardo Barros.

Curitiba vai receber a terceira edição do ENCOMEX – MERCOSUL. Foz do Iguaçu e Porto Alegre foram sede do evento em 2009 e 2010, respectivamente.

ENCOMEX – O Encontro Nacional de Comércio Exterior foi criado para estimular maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.

A programação do evento é composta por: palestras, oficinas setoriais e temáticas e curso básico de exportação – todos direcionados ao pequeno e médio empresário. Os ENCOMEX são uma oportunidade para que os envolvidos no processo exportador sanem suas dúvidas, ampliem conhecimentos, atualizem informações sobre o comércio exterior e acessem novos mercados.

Em 2009, foi realizado o primeiro ENCOMEX MERCOSUL, em Foz do Iguaçu. O encontro internacional busca aproximar os setores produtivos e governamentais dos países que compõem o bloco – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai – e também da Venezuela.

A segunda edição ocorreu em Porto Alegre, em 2010, com um público de cerca de 1.500 pessoas, 120 empresas brasileiras, 24 empresas de outros países da América Latina e 12 empresas européias, e foram realizadas mais de 900 rodadas de negócios.

Comente