Uncategorized

São José dos Pinhais reforça política pública de prevenção de trânsito

Foto: Divulgação

São José dos Pinhais é a única cidade do Paraná a instituir uma política pública voltada exclusivamente à prevenção tanto de acidentes de trânsito como domésticos em geral, envolvendo crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

A ação é desenvolvida em parceria com a ONG Criança Segura, que atua na formação de multiplicadores e pessoas que exercem funções no atendimento a crianças, como agentes de trânsito, professores, pedagogos, educadores dos Centros de Educação Infantil e interessados em geral.


De acordo com a Coordenadora de Mobilização da ONG Criança Segura, Lia Gonsales, os acidentes com crianças representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. “Estudos americanos comprovam que com medidas preventivas, 90% destes acidentes podem ser prevenidos e evitados. Os cursos à distância sobre prevenção de acidentes representam uma das estratégias adotadas para difundir a mudança de comportamento e a consequente redução dos acidentes”, destaca Gonsales.

Em São José dos Pinhais, uma primeira turma já recebeu certificado de formação no Curso Preventivo de Acidentes de Trânsito, que já iniciou uma nova turma. Já o Curso Online para Multiplicadores e Educadores, que visa formar profissionais das áreas de educação, saúde e sociais para uma melhor compreensão dos perigos que atingem o universo infanto-juvenil, estará com inscrições abertas a partir de 15 de agosto.

Ao longo do ano, a ONG também oferece oficina presencial, além de curso de curta duração para pais e cuidadores, todos gratuitamente, observando a importância de que sejam aproveitados por pessoas que tenham o perfil de multiplicadoras.

As aulas podem ser presenciais, ou via internet, com abordagem dos mesmos conteúdos, sendo que ao final do curso os participantes desenvolvem um plano de ação prevendo a multiplicação das mensagens de prevenção para a comunidade local.

“A experiência que já tivemos até aqui, com o curso voltado para educação no Trânsito, é excelente. São apresentados conceitos básicos e atualizados e o professor pode aplicá-los na sua prática diária”, avalia Josiane Inácio Arruda, da Coordenação de Educação para o Trânsito da Prefeitura de SJP. Ela acrescenta que em algumas escolas, os professores já sentem os resultados da conscientização através de declarações dos pais, de que os filhos cobram atitudes corretas no trânsito e preocupam-se mais com a segurança de todos.

Comente