Uncategorized

Novo regulament​o de diárias nos hotéis no Paraná

Foto: Nani Gois

O projeto de lei 334/11, do deputado Fábio Camargo (PTB), que regulamenta a cobrança de diárias nos meios de hospedagem do Paraná, foi aprovado em primeira discussão, por 42 parlamentares. Para se tornar lei, ainda necessita de mais duas votações em plenário, redação final e sanção do governador Beto Richa (PSDB).

A proposta estabelece que as diárias em hotéis, pousadas, pensões e casas de repouso e similares passarão a vencer a cada 24 horas, comprovadamente, a partir do momento de ingresso dos hóspedes no estabelecimento. A medida também proíbe a cobrança de mais de uma diária antes que se complete o período de 24 horas de hospedagem.

29 Comentários

  1. que projeto interessante mas para a população não tem validade faça um projeto para a segurança dos hoteis

  2. Parabéns. Acabou aquela injustiça de cobrarem dez minutos a mais. Ou ter que ficar esperando com mala na māo dar meio-dia pra entrar.

  3. Só o Fábio pra encarar mais um lobby pesado. Briga boa pelamfrente. Quem sai ganhando é onconsumidor.

  4. Presepada! Será que não tem nada mais útil p/ se fazer nessa assembléia em benefício do povo?

  5. Antonio Cabrera de Sá Responder

    Parabens deputado, outro dia fui a Ctba. e paguei uma diaria e meia, sendo que éntrei de manhã e sai as l9.00 hs., nem pouseisó usei o quarto para tomar banho.,

  6. Que baboseira… só o Paraná vai ser diferente do mundo inteiro?? Por que o deputado não faz um projeto para pagar o tempo proporcional que as pessoas ficam em suas casas noturnas??

  7. Prezados Sandro Garcia e Mauro Biasek

    Os senhores acham que os apartamentos se limpam sozinhos e em tempo recorde para serem liberados? Não se trata de “capricho” mante-los em aguardo para check in, mas sim de tempo necessário para liberar a unidade para locação. E se vocês acham que as tarifas vão baixar, muito pelo contrário. Aumentarão, pois as equipes de limpeza terão que ser ampliadas para atendimento 24 horas. Portanto, reflitam bem e revejam seus conceitos, procurem se informar sobre este mercado, para não incorrer no mesmo erro do jovem deputado populista.

  8. Olha, o deputado Fabio Camargo tem feito um trabalho enorme na Assembléia Legislativa. É exatamente isso que precisamos, representantes com novas ideias e grandes projetos.

  9. que absurdoooo!!!!!!!

    qual é o objetivo dessa proposta?? cai na real povo…. sistematizar o processo de hospedagem é loucura!!

    o que ele sabe de hotelaria? determinar horário de funcionamento dos hotéis…. hahahah… uma palhaçada, que vergonha!

    proponha mais segurança, mais educação para a população, mais saúde… tem tanta coisa “mais essencial” pra ser feita no Brasil, no Paraná….

    inacreditável….

  10. Acredito que para se lançar um projeto como esse a pessoa tem que conhecer a fundo o negócio…..A operação hoteleira é complexa e esse projeto não tem consistência alguma. Se o mundo todo trabalha de uma mesma maneira, porquê Curitiba deveria ser diferente? O mundo todo está errado????

  11. Será que operacionalmente, nos hoteis, foi pensado nisso? Acredito que tenha que ser analisado os dois lados!

  12. Ideia absurda, populista , tipica de quem não sabe o que esta fazendo. Imagine voce administrar um hotel com 100 ou 200 apartamentos onde cada um entra a hora que quer( até ai tudo bem) mas sai a hora que quer( até completar 24hs corridas)
    Criaremos centenas de pessoas esperando nas recepções dos hoteis para que sejam liberados os apartamentos para que possam se hospedar. E ai, quem entra primeiro?
    Já não basta os aeroportos agora o marqueteiro deputado quer esculhambar os hoteis. Sugiro ao deputado criar mais uma lei, a dos cinemas. O cidadão compra um ingresso e pode assistir a qualquer seção durante o dia que em que comprou o ingresso.

  13. Giovana Filippini Responder

    Logo se vê que o deputado não entende nada sobre administração hoteleira e satisfação de clientes. Enganam-se os que pensam que a padronização internacional do horário de entrada e saída do cliente é para faturar mais, a idéia é garantir o conforto do em sua hospedagem. Com esta lei, nenhum cliente terá garantia de disponibilidade de hospedagem no momento de sua entrada.
    Realmente está faltando trabalho para o Sr. Fábio Camargo, que está cego das necessidades de seus eleitores. Deveria focar em educação, formação profissional e saúde.

    Palhaçada!!!!! Era para rir?!?!?! Está se lançando em algum show de comédia stand up?!?!

  14. Que absurdo! Com certeza os valores das diárias dos hotéis no paraná irão aumentar muito…..
    Aumenta o custo do Hotel com mão de obra,aumenta a diária…..
    Curitiba é uma das capitais com o menor preço de diária do país!Vamos perder isso?
    Tem que se preocupar com a sáude e com a educação!

  15. Vanessa Andrade Responder

    Inacreditável. Será que antes de mexer no que está certo e funciona muito bem no mundo inteiro o deputado não deveria lançar alguns projetos de lei que realmente beneficiem a população como um todo? Qual o problema de os hotéis terem horário de entrada e saída?? Vejo problema quando leio jornais informando falta de atendimento nos postos de saúde, vejo problema quando os professores fazem greve para conseguir melhor salário, quando os aposentados nao conseguem viver com dignidade, quando milhares de pessoas passam fome e dormem pelas ruas, quando parlamentares sequer comparecem aos seus gabinetes….
    Será que para estes problemas nao temos nenhum projeto de lei em votação??? Com tantos problemas no Brasil, o Sr deputado se preocupa justamente com o período de permanencia nos hotéis…..ao invés de ficar “viajando” deveria focar-se no real objetivo do deputado: Defender os interesses do povo, afinal, não acredito que os eleitores paranaenses tenham solicitado tal absurdo…..

  16. Senhor Deputado,
    Atenha-se a elaborar um projeto de lei que realmente atenda alguma das necessidades relevantes dos seus eleitores, talvez assim, o Senhor garanta maior popularidade e credibilidade.

  17. O deputado Fábio Camargo não entende absolutamente nada de operação e de gestão de um hotel. É SIMPLESMENTE UM ABSURDO… QUERO VER OS HOTELEIROS CONSEGUIREM FAZER GESTÃO COM DIÁRIAS VENCENDO A TODA HORA… SEM NOÇÃO SR. DEPUTADO.

  18. Hernando Pereira Garcia Responder

    Este senhor representa bem a soberba da classe média alta, que só vê o próprio umbigo, só o que lhe é conveniente, estamos as portas da Copa do mundo e das olimpíadas e vem um indivíduo que se diz cidadão e quer mudar uma norma que foi estudada e padronizada para o bom funcionamento dos hotéis, gostaria que ele explicasse como ficaria o lançamento de diária a auditoria dos hotéis, no pensamento dele teria que ter cinquenta auditorias, bem se vê como é feita à politica no Brasil somente de acordo com seus interesses!!!!

  19. Sem fundamento algum! Ao invés de ajudar o consumidor, vai desorganizar absurdamente a operação hoteleira. Deputado devia focar no que e mais necessário, como segurança por exemplo..

  20. Reinaldo Júnior Responder

    SR. DEPUTADO, ESSA É UMA PROPOSTA DE QUEM REALMENTE NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA DE HOTELARIA. O SR. NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DO PROBLEMA QUE ESTÁ DISPOSTO A CRIAR. SUGIRO QUE, ANTES DE PROSEGUIR COM ESSA PIADA, O SR. ESTUDE MELHOR O SETOR E ENTENDA DE SUA OPERAÇÃO. COM CERTEZA O SR. ENTENDERÁ QUE O PROCEDIMENTO ATUAL NÃO É UM CAPRICHO DOS HOTÉIS E SIM A MELHOR MANEIRA QUE O MUNDO INTEIRO CRIOU PARA MELHOR ATENDER AOS SEUS HÓSPEDES. PROCURE O QUE FAZER SR. DEPUTADO.

  21. Vanessa Marchetti Responder

    É um absurdo esse projeto de lei, espero que isso seja somente uma loucura desse deputado em particular , que os demais deputados tenham um minimo de discernimento do absurdo que é e nao votem a favor . ..acho que tem muitas outras coisas para se preocupar deputado, se esta sem trabalho e por isso resolveu criar essa lei absurda, sai um pouco de seu gabinete e veja o que esta acontecendo ao seu redor ..saude precaria, salarios baixos, falta de segurança, falta de incentivo na educação … acho que com isso ja da pra trabalhar né ? E quem sabe fara alguma coisa que realmente seja valido …

  22. Vinicius Nascimento Responder

    Sr.Deputado, sugiro que engavete este projeto, pois com toda a certeza do mundo, os hoteis irão DUPLICAR OS VALORES DAS DIÁRIAS !!!

    Aos nobres representantes comerciais, usuários frequentes de hotel, guardem este nome como razão por diárias exorbitantes: Deputado Fábio Camargo !!

Comente