Uncategorized

Separatistas iniciam pesquisas sobre possível República do Sul

Joyce Carvalho do Estado do Paraná

A partir do próximo dia 17 será realizada uma pesquisa de opinião com os moradores de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre sobre a ideia de separar os três estados da região do restante do Brasil e formar um novo país. O questionamento sobre ser favorável ou não à separação será feito para 0,3% da população das três capitais. A consulta informal será promovida pelo Movimento Sul é o Meu País, instituição criada em 1992 que defende a “autodeterminação do povo sulista”, conforme definição própria.

No ano que vem, além das três capitais, haverá pesquisa de opinião nas cidades com mais de 100 mil habitantes de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2013, será repetido este mesmo processo, mas acrescentando os municípios onde há representação do movimento. No ano seguinte será feito uma consulta informal com a população nos mesmos locais de votação para as eleições que escolherão os novos governadores e o próximo presidente do Brasil.

“Tudo será registrado em cartório, com os resultados, metodologia, para dar maior validade a todo o processo. Em 2015, entraremos com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando uma consulta legal para verificar a opinião da população sobre o assunto. Queremos demonstrar aos políticos brasileiros que vontade é essa”, comenta o presidente nacional do Movimento O Sul é o Meu País, Celso Deucher. Ele indica que pesquisas anteriores realizadas pelo movimento indicam que mais de 80% dos habitantes da Região Sul consultados seriam a favor da separação.

Em seu site, o movimento cita que foi criado com o objetivo de estudar e incentivar os debates livres sobre as possibilidades, pacíficas e democráticas, da autodeterminação do povo sulino. O Sul é o Meu País tem recebido um novo fôlego, após ter ficado um pouco esquecido da sociedade brasileira. Na década de 1990, houve uma grande divulgação sobre as ideias separatistas e também existiu uma forte repressão em cima dos integrantes da mobilização, conforme relembra Deucher. “A pressão em 1994 foi muito grande. Integram o movimento pessoas comuns, pessoas simples. Ameaçaram até prender. São pessoas que têm medo de levar um processo, por exemplo. Por causa desta repressão do governo federal o movimento teve uma amenizada”, afirma Deucher.

Atualmente, a instituição tem 32 mil filiados, sendo que mais de 15 mil são moradores do Paraná. O movimento está realizando uma série de encontros nos três estados do Sul para a formação de novos líderes municipais, que vão incentivar os debates sobre o assunto localmente. Na semana passada, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, uma reunião como esta formou 20 líderes de Colombo, Curitiba, Campina Grande do Sul, Campo Largo e São José dos Pinhais. No final deste mês haverá encontros em Foz do Iguaçu e Cascavel.

Em sua Carta de Princípios, o movimento cita fatores políticos, tributários, econômicos, geográficos, culturais, sociais, morais e históricos para defender a ideia pela criação de um novo país. Depois de quase 20 anos, os princípios são os mesmos, segundo Deucher. Nem mesmo uma melhor situação econômica do Brasil muda o posicionamento sobre a separação. “Não houve mudanças na distribuição tributária. A situação é a mesma de 1992. Estamos sendo explorados com os tributos e na hora que o cidadão precisa dos serviços públicos, não tem”, avalia o presidente do movimento.

126 Comentários

  1. Sou favorável a criação da República do Sul, desde que o artigo primeiro da Constituição seja: “pena de morte para qualquer ato de corrupção”!

  2. só quero ver como essa galera pensa em produzir petróleo, álcool e café,
    por que eu não morarei em um lugar que tenha de pagar imposto por importação para café.

  3. -Sou totalmente a favor desse movimento mas tenho certeza de ser quase impossível a separação dos três estados do sul do resto do país.
    -Vocês acham que os políticos de outros estados vão permitir tal ato e resultando na “morte da galinha de ovos de ouro”? Creio que não!!!
    -Mas a ideia é bastante promissora e interessante, se formos levar em conta, que os três estados do sul, tem praticamente o mesmo PIB com poucas diferenças, e o que é arrecadada os sul retorna apensa 1/10…se for muito…o restou vai para outros estados menos “afortunados”…

  4. Este movimento não quer fazer do sul um país e sim transformar o Rio Grande do Sul em um novo país e a ele anexar Santa Catarina e Paraná.
    Se for para fazer isso, então nós paranaenses que façamos um país sem dividí-lo com catarinenses e gaúchos.

  5. jaime ferreira dos santos Responder

    seremos uma grande potençia.eu sou a favor da separaçao. nao vamos mais ter que aguentar jose sarnei,color,e mais de 80% dos politicos bandidos deste pais.apesar que no sul ainda vamos ficar com 20% dos maus politicos.mais isso da para se livrar deles com o tempo,se eles nao dominarem a gente antes.

  6. De Pato Branco/Curitiba Responder

    Sim e ai vamos virar um novo Uruguai, belo, imponente e sem estrutura. Lembre-se do potencial industrial do Sudeste, do mercado consumidor em acensão no Nordeste, do fato que os gauchos constroem sua riqueza também no Mato Grosso, Pará e afins para depois empunhar essa bandeira insana. Mas inteligente seria atuar numa distribuicao viavel da riqueza de impostos, uma equacao para previligiar a região do que criar um novo País e onerar administrativamente. O custo operacional da criaçao desse país já o deixaria individado.

  7. Pato-branquense Responder

    Sou favorável, não porque tenha algo contra nossos irmãos nordestinos. E penso que nem podemos dizer que lá impera o coronelismo….cada região tem os seus “coronéis” e os “requiões” que merece (se é que alguém merece esse câncer).
    Mas sou favorável porque talvez dividindo essa imensa área territorial seja mais fácil administrá-la…

  8. Parreiras Rodrigues Responder

    Irresponsabilidade é o adjetivo mais à mão para se definir a proposta idiota de separatismo.

    Falta do que fazer provoca o devaneio e a ignorância política o alimenta.

    Comparo tal atitude à mesma intolerância dos homofóbicos, racistas e xenófobos.

    Essa pesquisa citada por Deutcher (?) – o nome remete à triste lembrança de divisionistas da Humanidade – que 80 por cento dos pesquisados no Sul seria a favor de tão estúpida proposta, é tão crível quanto certas sondagens de vésperas de eleição.

  9. Do jeito que a coisa vai indo, é bem possível que este milagre aconteça. Não sou partidário da idéia, mas que se isto acontecesse, viveríamos em um País bem bonzinho. Talvez se a idéia de secessão mudasee para de autonomia, como acontece na Espanha, onde há muitas regiões autônomas, ela vingasse mais facilmente. Teríamos um parlamento regional, uma constituição regional, judiciário regional, tributos regionais, isto sem deixarmos de pertencer ao resto do País. Sugiro aos autores da idéia de secessão, que dificilmente vai vingar, para a de autonomia, que, garanto será bem acolhida pela população sulista. Tony

  10. Desculpe mas esse é a verdadeira perda de tempo. Acredito que tal grupo nunca teve contato com a Carta Magna brasileira, não sabem o que é cláusula pétrea, indissolubilidade e etc. Acho que farão uma revolta armada para o desmembrar sul hehehe. Grupo sem noção. Balela. Papo furado. Rídiculo. Não tem o que fazer. Peguem num cabo de enxada e vão trabalhar. Mobilizem-se para acabar com a corrupção, erradicar a pobreza, distribuir renda …

  11. Quanta bobagem, nem quando a situação do Brasil era pior este movimento teve grande simpatia do povo dos 3 Estados do Sul, imagine agora.

    Estas idéias geralmente de simpatizantes nazistas não vão ter guarida no todo da população.

  12. Vão achar o que fazer!
    Eu sou sulista mas acima de tudo sou brasileiro!
    Esse tipo de assunto é uma vontade imensa de chamar a atenção da midia,mas não dá em nada..pra mim isso é coisa de desocupado.

  13. O gaúchada ridícula, preconceituosos…chega da roubalheira aqui no Paraná tá pior que no Maranhão…
    E tem mais, por exemplo, o PIB do Nordeste já é maior que o do Sul. Tenho orgulho de morar aqui e de ser brasileiro. Esses idiotas que vão investigar o que aconteceu na Assembléia Legislativa que vai aparecer muita coisa…

  14. ESTIVADOR DE VERDADE Responder

    PARABÉNS, PODE CONTAR COM O POVO DE PARANAGUÁ. ESSE GOVERNO FEDERAL NÃO SERVE PRA NADA, ALIÁS, SERVE PARA EXPLORAR NOSSO SALÁRIO, NÃO TEMOS RETORNO ALGUM.

    O SUL É O MEU PAÍS IRÁ SE CONCRETIZAR.

    COMENTEI A 1 ANO COM AMIGOS, E ESSES ESTÃO DISPOSTOS A LEVAR ESSA BANDEIRA

  15. Tremenda besteira.Apesar de ser sulista sei que tentar desmembrar o território nacional é inconstitucional.O exército jamais permitirá que se fale desta quimera…

  16. E aí eu vou ter que torcer pra um time do estrangeiro?
    O meu “curíntia” vai ficá em SP?
    Só aceito se SP for sul ou mudarem a sede do “curíntia” prá cá.
    hehehehehehehe

  17. jmaria fuxiqueira curitibana Responder

    em primeiro lugar para falar em separatismo,temos que por o pingo no “i”,acabar com piadinhas como os curitibanos falam dos catarinenses e os chamam de barriga verde,os catarinas chamam os paranaenses de pe vermelho e caboclos,e os curitibaos chamam os gauchos de …….. e por ai vai,os gauchos aqui do sul contam piadas dos curitibanso e dizem que os curitibanos sao um c……. e os jacu da cidade grande,entao como falar em uniao se a estas besteiras e piadinhas,so sei que seria um país bem rico,mas acredito que ainda tem que melhorar muito sua infra estrutura,so digo uma coisa em materia de mulher bonita,churasco e gente bonita o rio grande do sul da de 1000 a zero aqui em nós paranaenses,vao continuar sendo bairrista,mas tb pudera com cidades e tendo aquela serra gaucha que mais pareçe uma europa os gauchos sempre serao os donos do pedaço.

  18. VLemainski -Cascavel-PR Responder

    Tudo começa com um sonho. E isso aconteceu com o Brasil, Paraná, SC, RS, municípios e com quase tudo o que ocorre em nossas vidas…. Ser racional e pensar grande é uma dádiva. Querer fixar rótulo de homofobia sem conhecer a realidade, é expressar o que vem da alma de quem se manifesta.

  19. wendel stutz - Paraná Responder

    Fabiano: pegar no cabo da enxada não é novidade pra essa gente do sul. Também não é novidade que mandamos pra Brasília muito mais do que recebemos. Por uma questão de justiça seria muito bom ver o sul separado. Se é cláusula pétrea, se vai ter exercito no meio, não quero saber. Importa que o resto do país saiba do descontentamento de grande parte da gente que vive aqui.
    Aos demais, sugiro que antes de se manifestar sejam honestos e coloquem junto de seus nomes o estado onde nasceram. Um baiano ou um cearense discordar não influi nada aqui. No mais, sejamos democráticos. Esta não é uma idéia isolada de meia dúzia de loucos.
    Eu e toda a minha família apoiamos. Viva o Sul. Viva nosso país.

  20. Esse movimento é típico de uma burguesia corrupta e golpista que tem tudo para fracassar.

  21. aristides de Maringá Responder

    Em1990 estava morando em Pato Branco e participei em duas reuniões com o grupo que liderava o movimento no sudoeste.
    Naquela oportunidade pedi a fala e disse: Se for para ser representado pela mesma laia de políticos que temos nos três estado, o sacrifício será em vão. Pois no sul existe políticos tão canalhas quanto no resto do país.
    E citei ainda que se os líderes acham que a separação ocorrerá de modo pacífico é ledo engano: Muito sangue será derramado.
    A mesa formada com o grupo, ficou calada.

  22. Q absurdo!!! Meu país é o BRASIL!!! E eu o amo e respeito e vou lutar sempre por todos os brasileiros, nortistas, nordestinos, sulistas e paulistas. Somos fortes enquanto pensamos juntos. Isso nao passa de uma babaquice de uns preconceituosos. O Brasil sempre será grato pelos bravos gaúchos que “seguraram” os castelhanos por séculos, mas isso não significa “cobrar a fatura” desta forma.

  23. O Brasil é o meu País!
    Quem quer separar o sul, que vá aprender espanhol e morar no Uruguay.
    O problema do Brasil é conceitual, pois com essa corrupção vigente, nem Curitiba sendo um país, teremos apenas políticos honestos no poder.
    Que tal lançarmos a campanha “corrupção no Brasil não”, pois acho que seria mais proveitosa.

  24. jose alberto de toledo Responder

    Sou a favor, se houver:
    1 – Redução de numero de vereadores e deputados;
    2 – Extinção do Tribunal de Contas;
    3 – Implantação do sistema parlamentarista;
    4 – Partidos com ideologia própria;

  25. Por que essa turma ignara não propõe já uma chapa com Derosso de presidente e traiano na vice?

  26. O que este pessoal separatista/nazistas pensariam se São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais quisessem se separar do Brasil para formar uma nova República? Ou acham sinceramente que são os três Estados do Sul que sustentam o Brasil?
    Isto só para pensarem um pouco, mas como já foi comentado, é cláusula pétrea da Constituição do Brasil a indivisibilidade do território nacional.

  27. O único país continental ainda sem tentativa de secessão é o Brasil. Canadá tem Quebec. Rússia tem a Georgia. India com a Cachemira. China com o Tibet. USA que não bobeiem com o Texas ou a California. Espanha tem o país basco e agora movimento separatista na Catalunia. O Sudão desmembrou-se. Não escaparemos desse tipo de movimento. A Terra Papagalis representa um dilema geopolítico para as nações hegemônicas: manter o país como está para antes sugar todas nossas riquezas ou favorecer o desmembramento para apoderar-se da Amazônia. Isto será História ! Velai e orai !

  28. Para os interessados em conhecer o movimento, achei e compartilho o site. http://www.patria-sulista.org/

    E, alguns números do Brasil que trabalha e do Brasil que “mama”:

    Estado
    Quanto paga ao governo federal
    Quanto recebe do governo federal
    Valor negativo: ficou devendo e Valor positvo: Sobrando

    Maranhão
    1.886.861.994,84
    9.831.790.540,24
    -7.944.928.545,40

    Bahia
    9.830.083.697,06
    17.275.802.516,78
    -7.445.718.819,72

    Pará
    2.544.116.965,09
    9.101.282.246,80
    -6.557.165.281,71

    Ceará
    4.845.815.126,84
    10.819.258.581,80
    -5.973.443.454,96

    Paraíba
    1.353.784.216,43
    5.993.161.190,25
    -4.639.376.973,82

    Piauí
    843.698.017,31
    5.346.494.154,99
    -4.502.796.137,68

    Alagoas
    937.683.021,32
    5.034.000.986,56
    -4.096.317.965,24

    Pernambuco
    7.228.568.170,86
    11.035.453.757,64
    -3.806.885.586,78

    Rio Grande do Norte
    1.423.354.052,68
    5.094.159.612,85
    -3.670.805.560,17

    Tocantins
    482.297.969,89
    3.687.285.166,85
    -3.204.987.196,96

    Sergipe
    1.025.382.562,89
    3.884.995.979,60
    -2.859.613.416,71

    Acre
    244.750.128,94
    2.656.845.240,92
    -2.412.095.111,98

    Amapá
    225.847.873,82
    2.061.977.040,18
    -1.836.129.166,36

    Rondônia
    686.396.463,36
    2.488.438.619,93
    -1.802.042.156,57

    Mato Grosso
    2.080.530.300,55
    3.864.040.162,26
    -1.783.509.861,71

    Roraima
    200.919.261,72
    1.822.752.349,69
    -1.621.833.087,97

    Mato Grosso do Sul
    1.540.859.248,86
    2.804.306.811,00
    -1.263.447.562,14

    Goiás
    5.397.629.534,72
    5.574.250.551,47
    -176.621.016,75

    Amazonas
    6.283.046.181,11
    3.918.321.477,20
    2.364.724.703,91

    Espírito Santo
    8.054.204.123,90
    3.639.995.935,80
    4.414.208.188,10

    Santa Catarina
    13.479.633.690,29
    5.239.089.364,89
    8.240.544.325,40

    Minas Gerais
    26.555.017.384,87
    17.075.765.819,42
    9.479.251.565,45

    Paraná
    21.686.569.501,93
    9.219.952.959,85
    12.466.616.542,08

    Rio Grande do Sul
    21.978.881.644,52
    9.199.070.108,62
    12.779.811.535,90

    Rio de Janeiro
    101.964.282.067,55
    16.005.043.354,79
    85.959.238.712,76

    São Paulo
    204.151.379.293,05
    22.737.265.406,96
    181.414.113.886,09

  29. Major Dornelles Responder

    Por favor? Chega de ideiazinhas neonazistas. Quais são as verdadeiras razões que movem estes separatistas?
    Imaginemos um cenário em que os 3 estados do Sul se tornem um país, na sequencia, o que estes dirigentes deste movimento profano farão?
    Expulsar daqui os mineiros, paulistas, pernambucanos, bahianos, cearenses e tantos outros que se atreveram a construir suas vidas aqui?
    Todos tem direito a defender e propagar suas idéias, mas tolerância com xenofobia é inadmissível.
    O brasil é um país continental e deve ser a grande potência do seculo XXI. A quem interessa esse divisionismo?
    Isso cheira a “Guerra da Sesseção norte americana”.
    Ranço, ódio e preconceitos.
    Tem razão o camarada de Pato Branco em comparar essa idéiazinha com o Uruguai. Com muito respeito aos irmãos sulamericanos, mas me respondam, o Uruguai se separou do Brasil há mais de 150 anos. Virou super a potência que essa gente acha que PR/SC/RS virariam?
    Menos gente, menos…

  30. CONCORDO, MAS COM UMA CONDIÇÃO:

    QUE NÃO SEJA PERMITIDO A PERMANÊNCIA DE PT
    QUE TODOS OS DEFENSORES DO PT, SIMPATIZANTES DESSA SIGLA, SEJAM BANIDOS DESSES TRES ESTADOS.

    AÍ SIM,

    que bobagem gente.

  31. Sou catarinense. Moro em Curitiba. E essa ideia é de um atraso e de uma imbecilidade.

  32. Acho boa a proposta.
    Já está provado que não é possível administrar um País desse tamanho.
    Vivemos no atraso, apesar das bênçãos de recursos naturais e clima.
    Deveria separar é em uns 5 países.
    Por oportuno, não sei o que há de nazismo nessa proposta. Isso sim é coisa de jirico. Ou de algum boa-vida, que tenha medo que a Constituição do novo País traga deveres além de direitos.

  33. James Fioravanti Responder

    Só existe gente contra a idéia por não poder imaginar como as coisas seriam. Se o povo pudesse provar das benesses da independência por alguns anos, nunca mais iriam querer saber disto que temos aí.
    Nosso sistema político é feito para que não tenhamos representatividade política, e nem o sonho disto. Uma vez que nem ao menos partido político podemos criar no Sul, já que é necessário filiação em pelo menos nove estados (não por coincidência o número de estados do nordeste). Ser brasileiro custa muito caro ao paranaense, uma vez que nosso estado está entre os que contribuem muito mais do que recebem à União.
    Que nosso povo tenha a consciência iluminada e não se intimide com palavras intimidadoras e baixas. A independência do Brasil foi um fato louvável e de admiração. Porque o nosso desejo de independência não é visto assim também? Cidadania é um direito universal, e temos todo o direito de escolhermos a nossa, sem sermos tachados de coisa nenhuma.
    O SUL É O MEU PAÍS!

  34. Apoio está idéia,mas com ressalvas,pois acredito que um novo país só com os Estados do Sul é inviável,precisamos do Sudeste.Eu tenho a convicção que é inviável administrativamente manter um país com dimensões continentais como é o nosso é muito caro,por isso essa alta tributação e corrupção sem controle,se tivéssemos uma area territorial menor seria mais facil administrar,controlar os gastos e investir na melhoria de vida das pessoas sem aumentar a carga tributária.Dos países desenvolvidos com o mesmo tamanho do Brasil,apenas E.U.A,China e Canadá que prosperaram,mas aí já é uma questão de cultura do povo.

  35. Se engana quem pensa que o movimento tem fundamentos nazista ou que brigue de imediato pela separação do Sul.

    Somos brasileiros, e temos orgulho disto. Mas queremos que nossa região tenha a representividade política e tributária igual à sua capacidade econômica.
    Estados do nordeste que não tem 10% de nossa economia possuem mais senadores e deputados do que nós. Automaticamente há mais favorecimento nas leis para aquela região. Isto é injusto.
    Será que pensam que aqui não tem pobreza? Tem, e muito. Precisamos cuidar de nossos cidadãos.

    E se não houver negociação no Brasil para melhora de nossas condições, então sim, devemos nos separar e cuidar de nossos próprios interesses.

  36. ontem logo que saiu essa notícia aqui vim e fiz um comentário, em tom de piada por que não imaginei que poderia aparecer tanta gente ignorante aqui para defender essa ideia

    dá vergonha de ser do sul, assim como essas pessoas

    não há motivo algum para um movimento separatista desses.

    houve quem citasse outros grandes países com regiões autônomas ou com movimentos parecidos,
    galera isso só se dá por que nessas regiões existe REAIS diferenças na sociedade.

    sem falar na economia, a qual parece ser o maior motivo para essa ideia, essa nova republiqueta farroupilha seria desprezível.

    quem ‘mantém’ o Brasil é RJ e SP, o resto é a gente.

  37. Major Dornelles Responder

    É só dar um pouco de trela que a turma favorável a essa tese posta aqui e revela seus sentimentos mais primirivos.

  38. QUE SANDISSE É ESTA MEU POVO??/
    MEU PAÍS É O BRASIL! O MAIS LINDO DE TODOS!
    CADA REGIÃO COM SUA PARTICULARIDADE!
    GAUCHADA MALA! IDÉIA DE GIRICO! GENTE IGNORANTE..QUE PENSA QUE QUE SÓ O SUL TRABALHA!
    O NORDESTINO E AS OUTRAS REGIÕES TAMBÉM PRODUZEM!
    GENTE PREPOTENTE!

  39. Isso só aconteceria com guerra, e eu não pego em arma nem pelo Brasil, muito menos pelo sul.
    Bando de preconceituosos, voltem pra Alemanha e Itália!

  40. Frederico Garrido Responder

    Torço para que o Sul seja uma República, assim serei o primeiro a pedir asilo.

  41. Sérgio Alves de Oliveira Responder

    Fico impressionado com a pequenez de espírito de muitos comentários ,tanto a favor como contra a REPÚBLICA DO SUL.,Imbecilidade tem dos dois lados. Acho que as pessoas deveriam estudar um pouco mais. Não diriam tantas besteiras,certamente. Mas quen tiver alguma noção do que seja a LIBERDADE vai chegar à conclusão que é direito de qualquer região,.inclusive da Sul,reivindicar sua autodeterminação desde que presentes os pressupostos para tanto. Isso não significa menosprezo por outras regiões porque quem invoca o direito de autodeterminação com legitimidade,respeita esse mesmio direito em relação a outras regiões que queiram fazer o mesmo. Ninguém é melhor que ninguém.

  42. Valeska Nunes Iunceck Responder

    Major Dornelles,
    Perdoe a forma direta com que vou me referir a vc e a sua laia que pensa da mesmna forma; VOCÊ É UM IMBECIL. Não sabe absolkutamente do que está falando seu mentecapto. Por favor va estudar e deixe de ser papaio da Rede Globo. Onde você vê neonazismo nas idéias de SEPARAÇÃO DE UM ESTADO? Sua anta, neonazismo luta para aglutinar, encampar, etc… Outra coisa como pode haver neonazismo na FUNÇÃO DO ESTADO que é o que estamos discutindo no Sul com a formação de um País independente. Et caterva!!!

  43. RS, SC e PR só existem por causa das outras unidades federativas. O que vocês acham que teria acontecido com o Sul se a Coroa Portuguesa não tivesse vindo para o Rio de Janeiro em 1808, ajudando a integrar mais o país?. Acham que os vizinhos sulamericanos de língua espanhola teriam deixado esse território pra lá?. Claro que não…teriam tomado á força..e hoje…os estados sulistas seriam “colônias” dos argentinos e com língua portuguesa….Vocês gostariam de serem COLONIAS DOS ARGENTINOS? .O Sul historicamente deve sua existência ao restante do Brasil.
    E para lembrar esses separatistas aí: O SUDESTE É A REGIÃO MAIS RICA DO PAÍS!!!!!!!!!!!!!!!

  44. A todos os anti-separatistas que falaram este monte de besteiras: Vão ler seus imbecis, depois, sim, procurem um tópico pra escrever meia dúzias de letras, que é só o que conseguiram. Isso é só preguiça de ler.

  45. Temos a capacidade de produzir tudo aqui!Temos regiões de clima quente e frio.Desde alimento à combustível!Se tivermos um governo sério,temos a chance de sermos um dos países mais ricos do mundo!!

  46. SEM SÃO PAULO O BRASIL SERIA MAIS UM HAITI DA VIDA !

    PRO PAVLISTRARUN FIANT EXIMIA

  47. AFF mano,moro no sudeste (; e tenho muito orgulho de morar em SP por ser uma capital e tanto,e tb nao gosto muito dos nordestinos,mas nem por isso quero que minha regiao se separe do resto do país né kkk vcs gauchos são ridiculos aff:
    1- vcs estao nas terras do Brasil! se vcs se acham tao melhores que o restante dos brasileiros,lembrem-se que tb são brasileiros
    2- se vcs nao se consideram brasileiros,ou se consideram melhores por suas decendencias kkkkkkk vcs são podres,só vieram pro Brasil os alemães que fugiram das guerras de lá e muitas outras coisas,e as pessoas que seriam mortas lá,fugitivas; entao nao tenham tanto orgulho das suas origens pois ela é de fugitivos e gente que era pobre lá na Europa.
    Então se não quiserem mais morar no Brasil,simples! voltem com malas e troxas pra suas terras natais,porq aqui ninguem aguenta mais vc,nesse país(Brasil) não tem mais espaço pra gente ipócrita como a maioria de vcs,então nao venham dar uma de sem terra orgulhoso,por que o sul pertence ao Brasil e aos brasileiros,voltem pra suas terras,mas nao tirem oq é nosso;POVO PODRE,se toquem ¬¬

  48. No meu entendimento trata-se de um movimento criminoso, totalmente fundado em idéias anarquistas e atentatórias a dignidade da cidadania brasileira.
    Esse inconformismo que tem servido apenas para proliferar discórdia e sentimentos de revanchismo de uma guerra perdida há mais de 100 anos e que comprometem tradição brasileira de paz, unidade e respeito reciproco às particularidades regionais!
    Alias, a Lei de Segurança de Nacional (Lei 7.170/1983) dispõe no seu art. 11:
    Art. 11 – Tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente.
    Pena: reclusão, de 4 a 12 anos.
    E mais:
    Art. 22 – Fazer, em público, propaganda:
    IV – de qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
    Pena: detenção, de 1 a 4 anos.

    Eu sou absolutamente CONTRA a qualquer tentativa de subversão da soberania brasileira, e acho que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal estão cochilando a esse respeito e já deveriam ter tomado providências contundentes para inibir essa facção criminosa, travestida de pacífica, que viola a liberdade de livre associação para fins LÍCITOS.

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    I – a soberania

    O Sul e todas as regiões brasileiras pertencem e pertencerão a TODOS OS BRASILEIROS para todo o sempre permanecerão submetidos à Constituição, ao Governo e as leis da República Federativa do Brasil!!

  49. As pessoas ao invés de lutarem por educação, saúde, segurança pública, ao invés de difundirem conhecimento para fortalecer a nação contra a corrupção e o crime organizado, ao ivés de lutarem por mais espaço no cenário democrático; FICAM perdendo tempo em ‘clubes’ anarquistas e ilegítimos, disseminando ódio regional na nossa Pátria. Tenho NOJO de separatistas!!! Eu mesmo como cidadão e patriota convicto vou representar ao Ministério Público Federal para que analise a possibilidade de dissolver judicialmente essa associação ilícita e criminosa!!

  50. Fernando de Castilla y León Responder

    Bom meus caros sou carioca todavía sou a favor da emansipação sulista,asim que este processo demorará muito,por qué não fazenum abaixo assinado,só que gigantesco con todos os brasileiros (nota seria uma votação nacional0 algo do tipo para agilizar não entendo de leis mais sei que quando a maioria vota por uma caosa,o governo ten que baixar a cabeça já que estamos en um pais democrático,

    Fazar pesquisas é perda de tempo,os juizes da suprema corte simplemente arquivarão o solicitamento,asim que mãos a obra não há mais tempo a perder os anos pasarão e o movimento será sufocado con o tempo,se querem realmente formar um pais livre desa desgraça que é o brasil,vão ter muito apoio de fora dos tres estados isso eu garanto,mais se não fizerem nada creio que nada pasará

  51. Fernando de Castilla y León Responder

    Dennys Roger asim como você odeia separatista eu odeio o Brasil,não julgo ninguén por querer sair do barco que já afundou,a corrupção não vai acabar enquanto houver republica,eu sou MONARQUISTA E SEPARATISTA E AINDA SOU CARIOCA E ODEIO O BRASIL asim me odei 4 veces mais que a qualquer um,alén do mais conhecendo o brasil e mus amigos ha mais gente que pensa como eu que nacionalistas que compactam con ladro~en e são iludidos con uma futura nação grande, se eu for acreditar no Brasil tenho que acreditar en papa noa o santa claus

  52. GERMANYCO DE S. CATARINA Responder

    INEXORAVELMENTE. NACI NESTA TERRA PORTANTO SOU DONO DELA , NEM TODOS OS IMBECIS CONTRARIOS PODERAO PROIBIR MINHA MANIFESTAÇAO., JA ESTA TUDO PROGRAMADO PELO PLANO SUPERIOR,. VIVA O SUL

  53. Olha Fernando, realmente você não entende absolutamente nada de “leis”, ou de soberania ou do verdadeiro conceito de democracia. Um país democrático não é a mesma coisa que um país anárquico, onde se decidem as coisas no grito. Não existe a nenhum hipótese jurídico-legal que autorize plebiscitos, referendos ou abaixo-assinados que visem vilipendiar a soberania brasileira sobre a totalidade de seu território. A Constituição democrática não admite ofensa à Federação e à Soberania, em nenhuma hipótese, nem mesmo o povo soberano tem esse poder dentro do Estado Constitucional, onde as cláusulas pétreas (soberania e federação) só podem ser alteradas por meio da GUERRA CIVIL e do GOLPE DE ESTADO. Brasileiro gosta de golpes institucionais (sem dúvidas) mas duvido que a gauchada largue o chimarrão para pegar em armas novamente contra o resto do Brasil. Acho que as pessoas não querem viver o que vivem os Sírios, os Iraquianos. E, em pleno século XXI, gastar dinheiro público matando cidadãos rebelados seria uma idiotice sem precedente.
    Você pode odiar o mundo inteiro se quiser, isso é um problema seu que não interessa a ninguém saber ou participar do seu ódio. Faça bom proveito dele.

  54. Adorei a ideia, sou completamente a favor, mas poderiam adicionar São Paulo nesse país né?

  55. NO SUL TAMBÉM TEM POLÍTICOS F da P…
    Morei no nordeste durante dez anos.
    O nordeste é lindo demais, o povo fantástico, e ultimamente esta crescendo muito. O sul sozinho, jamais será potência por mais desenvolvido que possa se tornar. O Brasil esta tendo a oportunidade de se tornar FINALMENTE, uma grande potência econômica mundial do tamanho que está. O único a se beneficiar de fato de uma divisão do Brasil chama-se EUA (Estados Unidos da América) Eles são Estados UNIDOS, mas vivem promovendo separações quando de interesse deles. Eles tem medo do Brasil grande e crescendo economicamente, junto com a China ameaçar a hegemonia deles. Só para se ter uma idéia, eles conseguiram que nosso povo ignorasse a existencia de nossos paises vizinhos como se existisse um muro de kilometros de altura nos separando. Conhecíamos muito mais sobre outros povos mais distantes, do que sobre os nossos vizinhos. A mídia e o futebol foram eficientemente usados para isso e caimos igual patos. Não devemos cair novamente. DEVEMOS TORMAR CUIDADO PORQUE, FINANCIAR DIVISÃO É COM ELES MESMOS. SEMPRE FORAM FERA NISSO. Sem considerar o enorme lucro, que teriam eles ao fornecer armar produzidas pelas indústrias bélicas deles para nós babacas, ficarmos nos matando com nossos irmão compatriotas, enquanto eles tomando uísque e rindo da nossa cara. Ou alguem acredita que um separatismo seria possível sem derramamento de sangue. NÃO VAMOS SER INGÊNUOS.

  56. Só pra levantar de novo essa questão.

    O Sul é uma potência e pode ser ainda mais se uma nova politica regional fosse instituida.
    Infelizmente estamos sob controle do governo federal e não temos o minimo de autonomia para definir nada.
    Gostaria sim de uma divisão no País, principalmente pelo fato de que acredito no Sul e no potencial que temos aqui, a distribuição de renda é melhor e tem menos pessoas desocupadas.

    Um pais muito grande como o caso do Brasil, e muito mal administrado causa o que temos hoje em termos de corrupção em todos os lados.

    Os EUA é um bom exemplo pois la as coisas são diferentes, os estados podem criar suas próprias leis e algumas outras coisas.

    queria pelo menos viver em um estado onde a opinião de seus habitantes tenham algum valor e não sejam esmagadas pela imensa massa de manobra que reside no restante do Pais.

    como é o caso de eleições. o Nordeste com sua imensa população comanda qualquer eleição. Não podemos definir nada por nós mesmo, isso que mais me incomoda.

    Não elegemos presidente, não votamos nossas leis, somos apenas mandados a produzir como meros fornecedores de dinheiro pro resto poder dividir com seus politicos favoritos.

  57. André Brandão Responder

    Olá caros sulistas,

    Quem vos fala é um “cabra nordestino” rs. (Por aí já vi que não vu ser muito popular aqui). Pois bem…Me chamo André, sou engenheiro eletricista, mestrando e pós graduado em ADM em Londres, Fulham & Chelsea College. (quebrou um pouco o estereótipo?…vixe..acho que não…rs)

    Em um casamento um indivíduo tem o DIREITO de se separar de seu cônjuge. Um povo, tendo esta vontade, de não querer mais pertecer a um país, está no seu direito também.

    Hoje o PIB do Nordeste – soma das riquezas brutas – já é maior que o do sul, dos 3 estados. Só a Bahia, já é mais rica que SC e perto do PR em riqueza. Apesar dessa riqueza, tem muitos pobres que cuidaríamos melhor deles se a nossa terra não importasse tanto de outros estados. Nisso há um fato positivo. Se o PIB do Nordeste é hoje MAIOR que o do sul, sem industrialização, imagine empresas multinacionais sendo OBRIGADAS a produzir aqui por que uma outra região não é mais “nacional”. Aí já pode ter alfândega.

    Sou um cara instruído. Sei que a maior razão desse sentimento é a diferença cultural, exposta pela aparência física majoritária. Ok…tem esse direito. Não é algo bonito, mas é algo compreensível. A anos sou a favor da lei “IMPORTAÇÃO ZERO, IMIGRAÇÃO ZERO” como única solução do desenvolvimento da terra do nordeste.

    Para quem não sabe, o ICMS é o financiamento DIRETO do povo do estado consumidor para o governo do estado produtor. ICMS (Imposto sobre circulação de bens e serviços) é ESTADUAL, e o governo do RS, PR ou SC cobra em torno de 10%…varia isso. O trator que aqui no Nordeste vem do RS que custa 200.000 reais POR CAUSA DOS IMPOSTOS, quando o Nordeste compra, paga ao governo do RS 10% diretamente, ou seja, 2 mil reais por cada produto este comprado. Ônibus do PR, comprados aos montes, cada um custa 400 mil reais. Mais uma vez o NE compra e transfere 10%, pelo ICMS – o “bolsa consumo” direto para os cofres públicos estaduais do PR. (só visitar no google este funcionamento e o site da SEFAZ de sua região).

    O que eu quero dizer com isso? Só para matar um estigma criado pela TV. Quem sustenta não é quem vende…É QUEM COMPRA! O Sul um país, empresas estrangeiras que fabricam no sul teriam alfândega, obrigaríamos a produzir aqui, e por conseguinte produção local, geração de riqueza, empregos e aumento de impostos.

    O Nordeste SEM INDUSTRIALIZAÇÃO tá mais rico que o sul. Com todas as fábricas não só do sul, mas do sudeste impedidas de exportar para cá, surgirá aqui o maior avanço de desenvolvimento, sob o qual o Japão se destacou, o mais eficiente meio de desenvolvimento: SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO.

    Ok….só sugiro que isso seje aos poucos. Porque não podemos proibir que entrem produtos vindos do sul para o NE de uma hora para outra. Temos que fazer um trato com as multinacionais que estão no sul, ter que abrir fábricas aqui. No final desse processo….podem ficar com sua “identificação cultural master” rs.

    Porque para falar a verdade, a riqueza deixaria de sair daqui. Economistas podem falar o que for, mas a fórmula da riqueza é esta: PIB = C+ I. C é consumo e I invesstimento. Sendo que o consumo é o que tem peso maior. A economia dos EUA é 60% consumo. Só que eles consomem o que eles produzem em maior parte. Se isso acontecer com o NE, seria melhor do que qualquer política nacional de desenvolvimento.

    Ahhhh…boa sorte para vocês. Tudo de bom. Se TUDO que o NE consumir for produzido aqui, vou dormir de barriga cheia…rs
    Aliás, sem incentivo nenhum daqui surgiram
    ODEBRCHT….maior empreiteira do país
    OAS….uma das maiores construtoras do país
    INSINUANTE…juntou-se com a Ricardo Electro e é a 2 maior rede de lojas do país
    BRASKEM…maior petroquímica do país
    OOG….brasileira nordestina do petróleo, só perde nacionalmente para Petrobrás.
    Aliás…a Petrobrás nasceu economicamente aqui , poços onshore.

    TEMOS COMPETÊNCIA SEM INDSUTRIALIZAÇÃO CONCENTRADA, COMPRANDO TUDO DE OUTROS ESTADOS E AGUENTANDO A PEQUENEZ…

    SUL INDEPENDENTE….
    Vamos com calma….aquela fábrica que fabrica ônibus para as capitais nordestinas vai ter que fechar 1 turno, demitir curitibanos para em 2 anos abrir uma fábrica no nordeste para os nordestinos.
    AÍ …HASTA LA VISTA Baby.

    Tudo de bom ae pra vocês!
    Me chamem de: baiano arretado! rsrsrsrs
    (agora voltou mais o estereótipo)

  58. Sou Goiano, morei 7 anos em Curitiba e há 7 moro em Porto Alegre. Concordo que o Brasil precisa de mais autonomia regional. A administração petista centralizou ainda mais o poder e resta pouco que estados e municípios podem fazer. Isso tem que acabar.
    Como sou médico, trabalho muito com a população do SUS, que representa cerca de 70% da população, mesmo aqui no sul. Posso garantir que não existe tamanha diferença entre o “povão” daqui e o de outros estados. As diferenças são muito sutis se comparadas com a de outros países. Além do mais, o idioma nos une fora as questões históricas aqui já citadas.
    Separatistas são em sua grande maioria pessoas de classe média que justificam suas frustrações financeiras e pessoais com a idéia de terem que “sustentar” outros estados. A maioria nunca saiu daqui e tem uma idéia fantasiosa, baseada em televisão sobre outros estados. Acreditam que os sulistas são os únicos responsáveis pelo desenvolvimento do centro-oeste por exemplo, onde são minoria.
    Bom, pra concluir, nem separatismo, nem esse federalismo de mentira que temos. Quero um país nos moldes dos EUA, com uma união descentralizada e democrática.
    Confesso que o fato do Nordeste ter 9 estados enquanto sul e centro-oeste 3 cada é de fato muito injusto da maneira como rege a constituição. O dinheiro produzido nos estados deve permancecer nos estados a maior parte.
    Não vou nem entrar na questão racial citada aqui porque no sul a miscigenação é imensa, embora haja muitos aqui que se achem os “arianos” puros mesmo.

  59. Outra coisa: O Fernando se diz carioca mas mal consegue escrever em português. Pela sua escrita nota-se que escreve em “portunhol”. Esse debate fica restrito aos brasileiros, por favor, sem intrusos.

  60. A unica coisa que o sul produz é chimarrão e churrasco, o sul não vai fazer falta nenhuma.

  61. mizinho du rap Responder

    EU ACHO QUE PENSANDO EM SEPARAÇÃO NÃO RESOLVE PROBLEMA NENHUM , PT ,PSDB ,PMDB VAI SI FUDER, SÃO PAULO POR SER MAIS RICO QUE TODOS OS ESTADOS NÃO PENSAM ASSIM , ALIAS ESSES PENSAMENTOS SEPARATISTAS COINCIDEM MUITO COM OS NAZISTAS DE HITLER QUE AI PELAS BANDAS DO SUL TEM BASTANTE TODOS FUGIDOS DA GUERRA NÉ, NOMES DIFERENTES,NOMES ESTRANGEIROS, BRANQUELOS, TUDO CANTANO HINO DO ESTADO ,VAI SI FUDER, TEM QUE FICAR PIANINHO ALIAS AI SÓ EXISTE POR CAUSA DOS PAULISTAS SE NAÕ TAVA TODO MUNDO FALANDO ESPANHOL NESSA MERDA QUE NÃO PASSA DE FUNDO DE QUINTAL DO BRASIL

  62. Já começa com a diferença cultural que existe nos comentários de algumas pessoas de “fora” do Sul. Palavra de baixo calão, ofensas, uma “baita”falta de respeito. Pessoas que não tem as mínimas condições de participar de uma enquete, um debate sobre esse movimento, sendo favoráveis ou não. Não sabem nada a nosso respeito, nossa história, nossas tradições, nosso hino, que alíás, é um dos mais belos do país. Grandes políticos que fizeram diferença nesse país, foi desse berço que saíram. Eu acredito, e muito, nesse movimento. A origem do nosso povo é européia,e, acredito que até mesmo de lá viria total apoio, se tomarem conhecimento dessa causa.

  63. Vai acontecer isso não.Pode haver muita morte e destruição.
    Brasil é Unico.
    Isso é ideia de pessoas preconceituosas que vieram mortos de fome da zoropa e trazem para o nosso Brasil suas imbecilidades.
    Brasil !!!!!

  64. Falam que o nordeste tem mais PIB que o Sul, mas não comentam o fato de sermos apenas 3 estados e a menor região do país, essa distorção da verdade que fazem os “do contra” e a mídia brasileira em relação ao separatismo é que é ridícula. Alguns dizem que é uma ideia idiota, talvez os portugueses pensassem o mesmo quando o Brasil falava em independência. Mas é claro, quando se trata de nós é certo, quando os outros querem ser independentes e formar uma nova república vem pessoas nos taxando de neonazistas ou desocupados. É triste ver a falta de informação das pessoas, parece que no Mundo só o Sul do Brasil quer ser independente, quando na verdade temos exemplos como o Sudão do Sul, a Catalunha, o País Basco, o Sul dos EUA, Tibete e tantos outros territórios forçados a fazer parte de outras nações.

  65. Sou de MG e concordo plenamente. O sudeste deveria seguir o mesmo caminho. E assim fariam as outras regiões. O brasil precisar ser dividido antes q acabe.

  66. Com a copa do mundo vai acontecer o mesmo que em outros países o Brasil vai quase falir e essa será a hora de iniciar esse projeto

  67. gaucho até morrer Responder

    Uma pesquisa aponta que depois da Copa do Mundo ser realizada os países que asediaram quase faliram. No Brasil não será diferente(provavelmente as consequencias serão muito piores que nos outros países) esse será o momento perfeito para uma separação do RS do Brasil

  68. Basta observar os comentários pra ver quem realmente é racista, muitos raivosos com a ideia e bastante desinformados, o RS no último ano arrecadou 138 bilhões de reais em impostos sozinho, dos quais retornaram apenas 28 bilhões, e tenho certeza que SC e PR vivem situação muito parecida, a ideia sempre vai ter isso como base, imaginem se a arrecadação desses estados ficasse toda aqui no sul, seríamos um país de primeiro mundo em muito pouco tempo. Não há que se falar em racismo isso é conversa fiada de gente que não tem respeito pelas ideias alheias pois são extremamente ofensivos em seus comentários, além do mais o Brasil é muito grande, a divisão territorial facilitaria a administração de todas as regiões, e li acima um comentário onde o sujeito diz que o PIB do nordeste já é maior do que o do sul, sendo assim não há porque serem contra, o nordeste poderá se desenvolver muito igualmente, já que tem o PIB maior que o do sul. Alguns ofenderam as pessoas que apoiam tal separação, de forma contundente, lembro-lhes que liberdade de expressão sim, mas ofender as pessoas é o verdadeiro retrato da intolerância e do racismo que parte justamente dessas pessoas e não dos que tem uma ideia de independência financeira, cultural, judiciária, legislativa e executiva.

  69. Alias, acho que uma república dos estados independentes do Brasil seria ótima, pois garantiria também, que o nordeste com seu PIB maior que o do Sul pudesse investir na sua região, os estados do sudeste sabidamente os mais ricos do Brasil também teriam mais capacidade de investimento na sua região, SP, MG, e RJ seriam estados com uma capacidade incrível de investimento no seu povo especialmente SP o estado mais rico do Brasil podendo atender sua população com os melhores serviços do Brasil em saúde, educação, moradia em fim em tudo, não se trata de um ser melhor que o outro, mas de uma forma de gestão que permita aos estados uma independência financeira de modo a garantir uma significativa melhora de vida de seus povos, independente de cor, raça, descendência, ou qualquer outro atributo específico regional. O RS tem hoje uma grande arrecadação e tem também estradas sucateadas, zero em obras de infra estrutura, não são feitas obras viárias de acordo com o crescimento das populações regionais, e isso acontece em outros estados também, como os da região sudeste que arrecadam muito mas o que retorna é insuficiente para atender as demandas da população até porque além de serem os maiores arrecadadores de impostos do Brasil também concentram a maior parte da população do Brasil por isso merecem um retorno maior da sua arrecadação. Enfim esta é uma reclamação legítima tanto dos estados do Sul como de qualquer outro que também vê sua capacidade de investimento reduzida por conta do retorno dos impostos federais recolhidos por estes estados que é muito menor que sua arrecadação. Por isso em vez de criticar deveriam se organizar para fazer o mesmo, pelo menos querer a independência financeira dos estados, vejam bem, não que os estados que arrecadam muito não devam contribuir para o desenvolvimento de outras regiões, podem e devem porém não com 80% de sua arrecadação, a maior parte da arrecadação deve ficar no estado de origem. Esse é meu ponto de vista pelo menos..

  70. Com toda certeza, esse movimento separatista tem inspirações xenofóbicas e neonazistas, baseada numa revolta preconceituosa e sem nenhum conhecimento de causa justa.
    O Brasil nasceu no Nordeste, mas especificamente em Porto Seguro-Bahia (o berço onde o Brasil nasceu). Essa região brasileira foi a que mais sofreu com a devastação de seu solo provocada pelos portugueses durante o período colonial, primeiro por causa do pau-brasil e depois para o cultivo da cana-de-açúcar (o que desgasta bastante o solo e leva-se muito tempo para recuperá-lo), algo que acabou danificando o ecossistema regional e, pra piorar ainda mais a situação sócio-econômica dos nordestinos, a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, pois aqui no Sudeste encontrava-se o ciclos cafeicultor e mineral, além da chegada das primeiras levas de imigrantes e indústria sobretudo em São Paul, o que acabou empobrecendo ainda mais e de uma maneira irreversível a economia de subsistência no Nordeste. Portanto, o Nordeste não é desenvolvido porque a sua população seja preguiçosa ou burra não! isto está mais relacionado com um fator histórico.
    Ah! São Paulo é o que podemos considerar a locomotiva que carrega os problemas do país nas costas, e mutias vezes não é reconhecida com o seu devido valor, pelo contrário, só lembram de São Paulo quando é “pra quebrar galho”, agora na hora de receber as homenagens, vão tudo pra o Rio!
    Pergunto: São Paulo é ou não é injustiçada, hem!? Quer vê só um exemplo de ingratidão? As beldades hollywoodianas quando vêm ao país divulgarem ou fazerem uma filmagem aqui no Brasil, parece que só existe o Rio de Janeiro, entretanto, quem é o principal nº de bilheterias em salas de cinemas que dão lucros pra eles é o Rio ou São Paulo? Olha, nós daqui de São Paulo precisaríamos boicotar todos os filmes de Hollywood como forma de retaliação por causa de tamanha desfeita contra São Paulo, é muita ingratidão nos ignorarem dessa maneira!
    O Sul reclama disso e daquilo, mas, São Paulo é quem mais teria motivo mais do que suficiente nesse país pra se separar dele, no entanto, aqui é uma cidade hospitaleira, aqui é o coração do Brasil!

  71. Sensacional esse pensamento.
    Sim, eu fui irônico.

    Reclamam de serem mais desenvolvidos e de sustentarem outros estados.
    Ótimo: usem esse recurso e criem iniciativas para ajudar a desenvolver as outras regiões do Brasil.

    Reclamam do governo federal, dos escândalos, da corrupção etc.
    Diagnóstico correto, tratamento ignorante.
    Se algo está errado, ajude a mudar. Tire quem está estragando e ajude a colocar alguém melhor no lugar.

    Se unam, sim! Mas pelo bem maior de TODO o Brasil.

    É uma atitude COVARDE largar estados mais frágeis e subdesenvolvidos na mão de corruptos e na mão do próprio subdesenvolvimento.

    Isso mesmo: esse movimento é covarde.
    Palmas aos que, por não saber ou conseguir melhorar, tiram o corpo fora e correm, tal como a criança birrenta que pega a bola e estraga o jogo, só porque havia algo que não gostou.

    Deixem de ser covardes e lutem pelo Brasil e pelos interesses de toda a nação (i.e. do povo, não do governo).

  72. Sou a favor dessa ideia,não da mais para aguentar os estados do nordeste que não produz nada!!o Nos do SUL temos mais estudados e somos produtivos.

  73. Se o sul se separa o sudeste forma a república da Guanabara, que seria bem mais rica que a república do sul. Sou a favor da emancipação política das regiões, mas que possamos formar uma união econômica chamada Brasil (assim como a única o européia. Desse jeito ninguém sairia prejudicado e além de não perdermos a ligação com os os outros estados.

  74. Sou neta, bisneta, tataraneta de gauchos e ainda assim acho um absurdo esse movimento separatista que obviamente nao vai dar em nada, porque temos uma Constituiçao e o Brasil é indissoluvel.! Tenho orgulho de ser Brasileira, uma patria de portas abertas que receberam os imigrantes alemaes e italianos que chegaram ao Rio Grande, quando esse Estado ja existia e ja fazia parte do TERRITORIO BRASILEIRO, vieram para fugirem da miseria e das guerras tentarem a vida por aqui e agora querem separar o Rio Grande da federaçao, se nao estao felizes porque nao voltam para a Europa????? e mais, porque querem colocar Sao Paulo na historia???quem disse que os paulistas querem se juntar a voces? Acordem, nao percebem que isso é uma utopia, um pensamento insano de minorias, porque conheço centenas de gauchos que como eu nao querem se separar do Brasil, Que besteira, que movimento inutil, porque nao se dedicam a tentar colaborar para fazer deste um país melhor???????

  75. Eu totalmente a favor da “Separação dos três Estados do Sul” (Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul), pois chega de pagar altos impostos, ver corrupção, e os serviços de péssima qualidade à nossa gente.

  76. o sul e´meu pais, isso é apenas o reflexo de ser explorado, não somos melhores que ninguém, é aqui que morro, trabalho que tenho minha vida..

  77. Bem, pelo jeito que vão as coisas, temos um problemão que ninguém sabe: As ONGS internacionais do Amazonas, e a Fundação Ford, estão a serviço da Familia Rothschild/ Rockfeller para desestabilizar o Brasil. A ONU tem papel importante nessa história. A Dilma assinou a convenção OIT169 que, permite inclusive a independência das “nações indígenas”, essas que foram criadas no Amazonas e se estende até o norte brasileiro.. O COMUNISMO está sendo amplamente patrocinado por essas ongs, para desestabilizar a economia. Alem disso, o milagre da multiplicação dos racismos,das homofobias, dos feminismos, dos coitadismos entre tantos, são exatamente para causar ódio, guerra civil, o que culminará além da perda de vidas, com a divisão da nação. Tem grupos que fazem propaganda no exterior, de investimento no Amazonas… O motivo todo dessas politicas exóticas, é o ouro e o nióbio abundates no Amazonas. A OTAN por sua vez, é o braço armado a serviço desses poderosos, para garantir uma possível independência “das nações indígenas”. Então, o EXÉRCITO nada está fazendo para por fim nessas ligas partidárias que fazem parte do FORO DE SP, organização internacional, e, portanto são ILEGAIS, além de estar deixando eles implantarem uma ditadura comunista pelo plebiscito constituinte. Frequentemente ouvimos relatos que o PSTU, também do FORO de SP prega a revolução armada. Obviamente, que as pessoas de classe media, os supermercados e as grandes empresas é quem mais sofrerão. E, todos passarão fome e engrossarão a guerra civil. Greves, saques de caminhões, pense nesse INFERNO COMUNISTA. Sou carioca e, a favor de uma República sul-sudeste, estendendo-se do Sul até Minas Gerais (fonte de minérios). Seria interessante esse sistema , semelhante ao chinês. Deixe o comunismo para esses “revolucionários”, nas regiões norte-nordeste, afinal, são esses que compõem a maioria dos Sem terra, e quem mais vota nos partidos comunistas. O Sul-Sudeste, poderia ser como Hong Kong, uma província capitalista. Para isso dar certo, precisamos manter o seguinte: esses políticos corruptos e seus revolucionários ficam com todos seus eleitores ocupando e desenvolvendo o norte-nordeste, num regime comunista, como eles sonham. Será como na China para eles, uma democracia sem estado de direito, já que eles acham o comunismo cubano uma maravilha. O Sul-sudeste, permanece com um regime militar, por pelo menos 35 anos, num regime capitalista, não democrático, porém com estado de direito(liberdade religiosa, e tudo que faz parte dos nossos fundamentos cristãos). É preciso dar tempo de formar novos políticos, sem ideologias marxistas, para aí, haver a abertura política. Os melhores cérebros ficarão na nossa província!

  78. Já esta mais que na hora de o Sul para de sustentar o resto do Brasil. Vamos sim movimentar uma separação para que nossos filhos não sofram como nós.

  79. Se tem algo que o Sul necessita é de ser inclusa na criação dos novos Estados e há condições favoráveis pra isso, além do retorno de São Paulo à Região. Lamentavelmente a Região Sul é aquela que mais sofre no quesito de representatividade no cenário nacional, devido possuir apenas 3 Estados e isso não é justo. O que pode ser feito é, recriar: o Estado do Iguaçu-IG (Cascavel; iguaçuês), no mesmo local aonde existiu o antigo Território Federal do mesmo nome, na parte oeste paranaense/catarinense; o Estado do Pampas-PP (Pelotas; pampista) no sul gaúcho, ficando toda a península do lado oriental da LAGOA DOS PATOS com o Rio Grande do Sul; o Estado do Novo Paraná-PR (Londrina; paranaista), norte paranense + área com forma de tigela ao sul do Mato Grosso do Sul; Farroupilhas-FA (Florianópolis; farroupista), norte gaúcho + sul catarinense e Joinville passa a ser a capital catarinense em substituição a Florianópolis. Além dos Estados do Paraná-PR (Curitiba; paraense), Santa Catarina-SC (Joinville; catarinense) e Rio Grande do Sul-RS (Porto Alegre; gaúcho) e o retorno do Estado de São Paulo-SP (São Paulo; paulista), sem a parte centro-oeste, noroeste e sudoeste, pois essas regiões dará origem aos Estados do Anhnaguera-AH (Ribeirão Preto; bandeirante) e Tietê-TT (Bauru; tietista), ambos ficarão permanecerão com a Região Sudeste. A Região Sul ficaria com o total de 8 Estados dentro da União. Essa medida visa o progresso sócio-econômico. Quanto aos recursos que podem ser captados a partir do enxugamento da máquina pública:
    => Padronizar e reduzir o nº de parlamentares (vereadores, senadores, deputados federais e estaduais estaduais), dentro das 3 esferas políticas: municipal, estadual e federal;
    => Reduzir o tempo de mandato pra senadores, igualando com o mesmo período dos demais parlamentares (vale lembrar que esse processo arcaico e obsoleto já deveria ser extinto desde a PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA);
    => Reduzir o nº de pastas burocráticas (secretarias e ministérios) nas 3 esferas políticas – até porque além de ser supérfluo, só tem servido mesmo é para manter o apadrinhamento de cargos do tipo: nepotismo, troca de favores, caixa 2, etc.;
    => Unificar a realização das eleições municipais no mesmo dia que as eleições estaduais e federais a cada 5 anos, ou seja, essa medida tem a finalidade de remover o pleito de datas pares pra datas ímpares (fora da realizações dos grandes eventos esportivos como a COPA DO MUNDO e as OLIMPÍADAS), pois o eleitorado brasileiro é um povo muito distraído na hora de votar, a intenção é tirar de foco essas distrações;
    => Os tributos que são repassados para a União passaria a ser progressivo, isto é, as unidades federativas que apresentam os maiores índices sócio-econômicos pagariam mais (PIB, RENDA PER CAPTA e IDH), enquanto as mais pobres pagariam menos, essa é uma maneira de tentar minimizar as desigualdades regionais;
    => Parlamentares, magistrados, etc., que faltarem ao trabalho terão que sofrer desconto na FOLHA DE PAGAMENTO e dependendo do nº abusivo de faltas sem justificativas justas (óbito, doença grave, nascimento de filho, viagem a trabalho a serviço da Casa, etc.), podendo chegar até a uma demissão por justa causa. Na prática, o mesmo que acontece numa empresa privada;
    => Reduzir os excessos de regalias abusivas que há dentro dos TRÊS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário);
    Não é a criação de novos Estados que geram custos ao país não, mas, falhas como essas aqui mencionadas que tem se perpetuado há anos “não se faz omelete sem quebrar os ovos”. O Brasil é muito mal assessorado pelo poder público, inclusive no Sul-Sudeste do país, devido a ausência de assistência não-assistida pelo poder público.

  80. Sou a favor de desenvolvermos essa ideia incluindo ao sul o estado de são paulo e porque não o sudeste e parte do centro oeste.
    Gostaria de saber mais informações e qual foi o resultado da pesquisa efetuada no sul.
    Muito grato.

  81. Que tal um plebiscito para mandar para longe do Brasil estes neonazistas disfarçados e que sujam a imagem dos sulistas com estas idéias atrasadas e absurdas? Garanto que obteremos mais assinaturas em menos tempo!

  82. Prezados li os comentários e a minha opinião não mudou apoio a separação pena que hoje São Paulo não tem os mesmos paulistas de 1932 (Revolução Constitucionalista). Onde Paulistas, Catarinenses e Paranaenses lutaram juntos e fomos traídos pelos mineiros e não tivemos apoio dos gachos por causa do Getúlio. Mas contem com o nosso apoio por o dia que isso acontecer, com certeza serei vizinho de alguém no Sul. E para os que gostam das praias do nordeste elas poderão ser curtidas nas ferias. Abraço a todos aos que são contra e aos companheiros separatistas.

  83. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito.

  84. sou a favor do BRASIL Responder

    SEPARATISTAS É MUITO IMPORTANTE,SABER QUE SEM LUTA NÃO VAMOS PERMITIR A SEPARAÇÃO,VAI HAVER SANGUE!!!

  85. Gabriela santos Responder

    Concordo já chega do sul sustentar o Brasil e poderia botar São Paulo junto aos 3 estados pra acabar de vez com o Brasil

  86. marcos curitibano Responder

    sou a favor dos estados independentes do brasil chega de sermos marionetes de brasilia fazem tudo que querem com o brasil e nos dizemos amen vamos dar um basta nisso temos que lutar por nossa independencia a hora e agora vamos apoiar os camionheiros que estao em luta a classe mais prejudicada e que move todo brasil e sao tratados como pessoas sem valor pois sao os unicos que tem o verdadeiro poder de parar este pais. cade os agricultotes pois suas maquinas sao movimentaDAS DIESEL CADE OS TAXISTAS SEU GANHA PAO DEPENDE DA GASOLINA GENTE VAMOS APOIAR OS CAMIONEIROS COMO PUDERMOS LEMBRE SE TODOS NOS DEPENDEMOS DELES SEM EXEÇAO VAMOS A LUTA COMPANHEIRO COMO DIZIA O LULA MAS DIZ MAIS E CLARO

  87. Concordo Plenamente, Pelo menos todos os impostos gerados nos Sul, ficará no Sul,
    Hospitais e atendimentos seria uma nobresa. Escolas e faculdadas de primeiro mundo com a carga horaria aumentada. Tudo oque sempre sonhamos, e com certeza prosperar na nossa nobre cultura. Ha alguns comentarios acima, sobre o medo do Café e algumas outras frutas que teremos que importar. Sem problemas meus amigos, nada que uma estufa industrial nao de jeito. As pessoas tem que sonhar. Isto que alavanca a nossa forca de viver. Viveremos em um novo País democratico aonde trabalharemos com prazer para pagar os impostos no nosso próprio País, e veremos as coisas se transformer da mesma forma que os Inglese pagam os Impostos deles e sá agradecem a Rainha. Vamos reunir na Diplocamacia e na Democracia, e com certeza na humildade, para conseguir o que prosperamos.
    Ja morei em Londres e tenho Orgulho de ser do Sul.

  88. anderson paulo Responder

    Sou catarinense, atualmente moro em São Paulo capital e gostaria de deixar minha humilde opinião.
    O principal descontentamento da região sul é que recebe do governo muito menos o que repassa ao governo e isso gera a vontade de se formar um novo país. Em nenhum momento o povo sulista se acha melhor do que outras regiões do país. Em nenhum momento o povo sulista menospreza o povo de outras regiões. A questão é simples, o que move o desejo separatista não é separar do povo brasileiro e sim desse governo podre que rege nosso país.

  89. anderson paulo Responder

    Imaginem a seguinte situação… vc trabalha o mês inteiro para receber R$ 2000 porém na sua folha de pagamento vem R$ 1600 de descontos, porém esses descontos não são por motivos de vc ter pego um adiantamento, simplesmente é tirado de vc. Vc acha isso justo ? Isso é o que acontece nas regiões sul e sudeste com o dinheiro arrecadado. Sobre uma região ter um pib maior que a outra , isso não significa que ela seja mais ou menos importante. Li comentários onde diziam que a Bahia tem um Pib maior que SC. Na verdade são praticamente o mesmo pib algo em torno de 160 bilhões porém vale ressaltar que a Bahia possue um territorio 4x maior que SC e sua população é 2, 5 x maior que SC , como podem então produzir o mesmo pib? Não culpo o povo baiano por essa diferença e sim o governo que permite que isso aconteça . Uma separação não apenas no sul e sim em mais regiões faria com que cada região pudesse sanar seus problemas de forma mais eficaz, enfraqueceria a corrupção, tornaria os futuros países mais justos e melhores para o seu povo

  90. O grande problema desse país são os impostos. A população paga e os coruptos usufruem do dinheiro. Mas, porém devemos lembrar que o Brasil ainda é colônia e que os recurssos naturais serão reservados para o governo mundial (a ONU) com essa farsa de desenvolvimento sustentável, efeito estufa e aquecimento global, chuva ácida, camada de ozônio, meio ambiente e poluição, falta de água, matriz energática, queima de combustíveis fósseis, etc, tudo farsa para ocultar oa verdade, que verdade? que os países sub-desenvolvidos devem continuar assim.

  91. a UNIÃO SOVIÉTICA se despedaçou por causa do maldito SOCIALISMO, aonde se instalar esse lixo socialista gera miséria, veja o exemplo das KOREIA´s, a do sul capitalista rica e a do norte socialista miserável.

  92. república não da certo porque abre brecha para corrupção, e loucos socialistas igual na venezuela onde o povo esta na pior, tem que restaurar a MONARQUIA, pois o monarca vira o guardião contra a corrupção, os países mais ricos do mundo são monarquias parlamentaristas, como REINO UNIDO, CANADA, JAPÃO, todos regime de monarquia

  93. sou Brasileiro com muito orgulho a constituição proibe isso não vão conseguir juridicamente só com guerra eu lutarei pelo Brasil sou leal ao meu país.

Comente