Uncategorized

Roberto Requião e a última cruzada

Em 1990 Roberto Requião, que ainda era visto como uma novidade positiva na política paranaense, se alçou a grande política no estado atraiçoando seu benfeitor, José Richa, que havia viabilizado sua candidatura a prefeito de Curitiba em 1985, tirando-o de uma merecida obscuridade. A punhalada em Richa se deu com a acusação de que ele desfrutava de uma aposentadoria de ex-governador. Requião classificava esse benefício, que a época era legal, como imoral e obsceno.

A ironia é que, em 2012, político decrépito, em fim de carreira, com um balanço de realizações pra lá de negativo, Requião está envolvido em sua última cruzada. Batalha por tudo aquilo que dizia combater, desprezar ou condenar. Luta para recolocar o irmão menor, Maurício, em uma sinecura vitalícia; livrar o irmão Eduardo das garras da Justiça por gestão ruinosa e criminosa no Porto e, por último, nem por isso menos importante, briga para ter a sua própria aposentadoria de ex-governador. Final mais melancólico não pode haver.

15 Comentários

  1. DESCRÉPITO…..Sem maiores comentários, mas é a pura realidade e veracidade sobre nosso “amigo”. Poderia parecer cômico mas não é, resumindo, sou um Paulista que adotou o Paraná desde 1.997, portanto me sinto também um Paranaense.

  2. FABIO

    TEXTO CRUEL, MAS VERDADEIRO, E QUE REFLETE TODAS AS CONTRADIÇÕES DO FINALDE CARREIRA DO REQUIÃO , QUE PODERIA ER SIDO O MAIOR LIDER POLITICO DO ESTADO DO PARANÁ COM APOIO POPULAR ,MAS QUE ENTRE A CARREIRA COERENTE E A SUA FROUXIDÃO E FRAQUEZA FAMILIAR ACABOU SENDO VENCIDO PELAS INCAPACIDADES E INCOMPETENCIAS ALEM DA MÁ FÉ DOS SEUS FAMILIARES ,

    TENTOU A VIDA TODA ENCOBRIR O QUE TODOS SABEM ,QUE OS SEUS IRMÃOS SEM LE NÃO CONSEGUEMSOBREVIVER ECONOMICAMENTE , QUE SÃO INCAPAZES DE PAGAR SEQUER O ALUGEUL DE UMA CASA E NEM A ALIMENTAÇÃO DE SUAS MULHERES E FILHOS .

  3. Como tudo neste mundo tem um fim, acabou o reinado,mordomias, empregos para todos os parentes, acabou a era Requiao. Sobrou, ma gestao, insegurança e um Parana carente de tudo.

  4. Pois é, mas construiu carreira política através do voto direto. Deputado estadual, prefeito de Curitiba, governador 3 vezes, senador outras 2. Mentindo, iludindo, fraudando, criando factóides… É o imperador dos grotões, elegendo-se sempre com políticas rasteiras e assistencialistas. Por isso, passo a acreditar que deve haver justiça na outra vida. Não é possível que um indivíduo assim não seja nunca punido!

  5. Salve campana, depois de tantas críticas que venho lhe endereçando nos ultimos dias, a maioria não publicada, espero que seja voce mesmo o moderador… Parabéns pelo texto, livre leve e solto, uma pitada e ironia e sarcasmo que não deve faltar ao bom analista e crítico político. Ultimamente tenho sentido falta dessa tua veia crítica e independente – imparcialidade não é para nós, meros mortais e apreciadores da do bom texto.

  6. O final pode ser melancólico – se bem que a melancolia ainda pode ser descartada aos pobres da Carta de Puebla, nunca se sabe – mas o interregno foi dos mais festivos e festejado !

    Nunca um ramo familiar no Estado auferiu tantos benefícios financeiros do poder público como este, foram 20 anos do mais deslavado nepotismo familiar às custas da enganação política – foi o “pedágio político” mais caro deste país !!!

    Como conseguiu isso – cá entre nós – é uma façanha, nunca se enganou o povo todo durante tanto tempo no Paraná. E esse povo, no entanto, lhe deu um (talvez) último mandato popular de escudo a tanta incompetência, senão improbidade política …

  7. Aponsentar-se só então se estiver contribuido no minimo 14 anos como politico e ter idade minima para ter uma aposentadoria proporcional ao tempo contribuido; no caso governador. não apenas com 8 anos e ainda com salarios arrumados, para favorecer ao propio bolso. Injuria da população contra tipos de aproveitadores do dinheiro publico, sem dó e sem lenço.

  8. Que final diferente uma vergonha da política paranaense como este de-
    veria ter ?? É bom a imprensa esquecer este cara e parar de dar IBOPE
    para não ressuscitar o defunto.

  9. Bem feito, aqui se faz aqui se paga. Vai terminar a vida sozinho,

    abandonado, até por sua mulher. Velhote senil, com o cerebro

    corroido de tanto tomar remédio, pagará o preço por todas as

    suas atrocidades. Muitos torcem por isto.

  10. Esse clã oligarquico é o que tem de pior no Paraná. Mas, nas recentes eleições a sociedade deu-lhe alforria. Elegeu Bob Req senador quando haviam candidatos melhores….

  11. O Requião, desde os bancos escolares no Colégio Estadual do Paraná, já era asqueiroso. Foi o político que mais mal fez ao Estado do Paraná. As futuras gerações ainda irão pagar pelos seus malfeitos. Quanta enganação!!! Só benesses para os seus familiares. Eles estão gozando em Miami, enquanto nós, paranaenses, continuaremos a pagar suas contas!!!

  12. Sabem o que é pior disto tudo!!!!
    Se ele(REQUEIJÃO) sair hoje a qualquer coisa tem inumeras pessoas ingenuas ou ignorantes,que estupidamente jogam seu poder de sufragio.FOOORA!!!
    O homem que se proprio intitulou defensor dos pedagio(que na verdade financiava a campanha)quem lembrar da frase O PEDAGIO ABAIXA OU ACABA!!!!KKKKKKKK

    CAROS AMIGOS PARANAENSE ESPEROU NO MEU INTIMO QUE NINGUEM MAIS SEJA ENGANADO POR ESTE AI…OK

    REQUEIJAO QUE NÃO SE GUARDA NA GELADEIRA ESTRAGOU!!!!

  13. NELSON DE SOUZA Responder

    MAIOR ENGANADOR DA POLITICA

    MEDIOCRE, ULTRAPASSADO, INCOMPETENTE, DITADOR,

    NEPOTISTA

Comente