Uncategorized

Governo vai listar na web compras com cartão corporativo, diz ministro

Os cartões corporativos, que são os cartões de pagamento do Governo Federal, terão todas as transações de compra de produtos e serviços disponibilizadas na internet. A afirmação é do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, e faz parte do conjunto de compromissos assumidos pelo Brasil perante os 46 países que aderiram à Parceria para Governo Aberto, acordo internacional criado para difundir práticas que estimulem a transparência governamental.

Em 2008, os cartões corporativos ganharam repercussão e foram objeto de uma crise no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo uso irregular do mecanismo de compra por ministros.

Hoje, pelo Portal da Transparência, é possível ver a quantidade gasta pelo titular do cartão e o estabelecimento onde foi efetuada a compra. O objetivo agora é exibir o que foi comprado ou no que foi gasto o dinheiro. O objeto direto da compra. A estimativa é que essas informações estejam disponíveis até o fim de 2012.

Hage garantiu ainda que será publicado na internet os saques em dinheiro realizados pelos titulares dos cartões corporativos, a adequação do Portal da Transparência ao formato “dados abertos” e falou sobre a necessidade de adaptação do site para permitir o acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O ministro defendeu também o acesso público a informações sobre o patrimônio de ministros. Com informações do G1.

Comente