Uncategorized

Rodada de negócios estreita comércio entre
o Paraná e a Polônia

Foto Chuniti Kawamura/AENoticias

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, participou nesta sexta-feira (30), na Associação Comercial do Paraná (ACP), da abertura de uma rodada de negócios entre dirigentes e empresários do Paraná e da Região de Wielkopolska, na Polônia.

A comitiva polonesa veio ao Paraná cerca um mês depois da visita do governador Beto Richa Wielkopolska e comprova o interesse dos dois governos em estreitar e ampliar as relações econômicas e culturais entre as regiões.

Barros afirmou que o Governo do Estado vai dar o suporte necessário para o estabelecimento de novas parcerias. “Que este seja um período de realização de muitos negócios”, disse. O encontro foi organizado pela ACP, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e com o Governo do Paraná.

O secretário também citou o bom momento que o Paraná vive com a atração de diversos empreendimentos nacionais e internacionais. Segundo ele foi restabelecido o diálogo com o setor produtivo e criado um prgrama de incentivos moderno e inovador que já apresenta expressivos resultados. “Recentemente anunciamos a instalação da Cargill, em Castro, e da japonesa Sumitomo, em Fazenda Rio Grande. O Paraná está em um novo ciclo de industrialização”.

O vice-governador de Wielkopolska, Leszek Wojtasiak, que coordena a área de expansão econômica da província, afirmou que há espaço para parcerias e negócios em diversas áreas, principalmente nos setores de construção civil, design e inovação. Wojstasiak ainda convidou o secretário Ricardo Barros a liderar uma comitiva de empresários paranaenses para ir à Polônia para um a nova rodada de negócios.

Além dos empresários das duas regiões, também participaram do evento o presidente da ACP, Edson Ramon, o vice-presidente da ACP, Odone Fortes Martins, o presidente da Agência de Fomento do Paraná

Juraci Barbosa da Agência de Fomento, o presidente da Jucepar, Ardisson Akel entre outras lideranças empresariais.

Roteiro – Antes da rodada, a comitiva polonesa participou de encontros no IPPUC e com representantes do Governo do Estado para debater infraestrutura e a Copa de 2014.

Comente