Uncategorized

Pai Maneco: o maior terreiro de umbanda
do país

Leia na Revista Ideias.

34 Comentários

  1. Babalorisá Jordão de Ogum Reply

    Sem dúvidas, a obra iniciada pelo Pai Fermando Guimarães a mais de 26 anos atrás, quando ainda na capelinha espírita da Faculdade Espirita do Barigui, incorporado com o Preto Veho Pai Maneco, fazia evangelizações, e passes espirituais. Essas boas obras frutificaram e cresceram. Sempre em prol da caridade, o Pai Fernando Guimarães e toda sua equipe sempre foram um marco positivo na defesa da Umbanda do Brasil e dos bons Umbandistas. Muita sorte, muita prosperidade e muito Axé é o que desejo ao Pai Fernando e a todos do Terrreiro de Umbanda Pai Maneco. assinado Baralorisá Jordão de Ogum.

  2. Camila Guimarães Reply

    Estavamos ansiosos para a chegada da revista nas bancas.
    Muito orgulho de ver o nosso Terreiro estampado na capa de uma revista com o conteúdo que a Ideias tem.

  3. JOÃO EMERSON DA COSTA Reply

    …Acompanho a dedicação dos dirigentes dessa casa de Fé,Amor e Caridade,para que a Umbanda “Pés no Chão”,idealizada e praticada por Fernando Guimarães,chegue também a outros corações espalhados pelo Brasil.Parabéns a Idéias por também …”refletir a luz divina,com todo seu explendor…”

  4. Denise Zanchetta Reply

    Tenho muito orgulho de fazer parte da família do nosso Terreiro, quero parabenizar o Pai Fernando e a Mãe Lucilia.

  5. Adriano F. Espinola Cabral Reply

    Mesmo que longe no momento, faço e sempre farei parte do maravilhoso Terreiro do Pai Maneco !! !! Amo a todos os meus irmãos de Fé em todos os planos e dimensões.Obrigado, muito obrigado mesmo.

  6. Carlito Meister Junior Reply

    Merecido reconhecimento de um trabalho de “fazer o bem sem olhar a quem”.
    Obrigado ao Pai Fernando e a minha Mãe Rita por me permitirem fazer parte dessa família.

  7. Parabéns a Revista Ideias, mais uma vez mostra sua personalidade. E o Terreiro do Pai Maneco mais uma vez mostra sua corrente, que é de ferro e é de aço..
    Saravá.

  8. Sandra Estrella ( Yansã ) Reply

    Fazer parte de um terreiro como esse é mais do que bonito, é ter, muita responsabilidade. O pai Fernando, para manter essa ordem precisou, além de um idealismo, amor e fé, muita inteligência, para educar seus filhos e netos pertencentes a casa. Pai Jussaro Ferreira da Cunha, o dirigente da terça-feira e meu pai de santo, conduz no seu dia de gira, as primícias do pai Fernando com muito afinco, transmitindo a todos nós com muita sabedoria tudo o que precisamos fazer e aprender para que cada elo dessa corrente seja de ferro e de aço como diz o caboclo Akuan.

  9. Guilherme Manna Rocha Reply

    É o resultado de um trabalho árduo, de uma vida inteira dedicada ao espiritismo.
    Pai Fernando de Ogum é uma frondosa árvore que deu muitos frutos, maravilhosos. Pai André, Mãe Lucília, Mãe Jô, Pai Beco, Pai Leonardo, Pai Jussaro, Mãe Rita, Pai Bitty…
    Um sonoro SARAVÁ ao Sr. Akuen, ao Pai Maneco e a todos os orixás do nosso querido Terreiro!!!

  10. Sérvolo de Oliveira e Silva Reply

    … com mutio vagar, aos poucos, … a dita siciedade civilizada, diminui seu ódio e preconceito contra a gente (no meu caso Candoblé), parabéns ao Pai maneco e a vc também pelo espaço e atenção conosco!

  11. Bruxo Chik Jeitoso Reply

    Prezado Editor

    Quero aqui deixar meus mais sinceros Parabéns pela matéria de capa desta edição histórica da Revista Idéias. Colocar na capa a Umbanda o Candomblé, Numerologos, Cabalistas, Mistícos, Mesa Branca é o crescimento espeitirual, é o conhecimento é a liberdade da Cultura Afro Brasileira que faz parte de alguma maneira de gerações , gerações.

    Todos os Pai de santo, Mãe de Santo, Babalórixas , filhos e simpatizantes e estudiosos desta que é um enigma do bem tanto do povo Brasileiro como já difundida no Mundo inteiro, para quem há usa para o bem comum da coletividade humana.

    O Culto da mais Alta Magia, tano para os iniciantes, para os de tarimba, é demais sabe o quanto sofre com os preconceitos, é a diabolização por falta de conhecimentos. A liberdade de crença ela com está matéria se faz presente é merece todos os aplausos humanos é espeirituais de todos os mensageiros de Luz, Orixas.

    Através do nosso Hino , dos nossos pontos solenes, das oferendas concientes, dos trabalhos feito com todo carinho, nós envaidece um orgão de respeitabilidade colocar como opção de pauta é tratar de maneira tão imparcial. Os estudiosos de teologia com certeza tem um rico material para estudo é aprimorar é dispertar cada vez mais o zelo e carinho pelo culto conciente sem trasnformar em seitas, nem fanatismo com vendas atrazadas.

    Cada Orixa, cada vela, cada charuto, cada marafo, cada incesno, cada defumação, cada aprovação que se vence tem seus mais ricos fundamentos. Aos que orgulhosamente não mistificam é se deixa ser um instrumento de luz, paz, amor, evolução é crescimento, meus mais votos de que vale a pena.

    Os acentrais africanos que já pisaram nesta sagrada terra chamada brasil, fica sentindo homenagiados, aos passos lentos a descriminação vai se vencendo com as matrizes, cada orixa tem sua comunicação, basta ter conhecimentos. Nós não queremos que nós tolere, apenas que nós respeite, porque os nossos guias são vida.

    Me perdoem se eu misturei, é que é tão dificil uma pauta desta vergadura, que não podemos perder a oportunidade de elvar as mais alta estima é consideração para o editor chefe é repórteres , profissionais envolvidos. Quando dizemos que vaos acender uma vela para o santo, ainda mentimos, eles não precisam de velas nem de chamas, acendemos é para nós para o noso crescimento e iluminar os nossos caminhos.

    O secretismo academico, de hoje é como o tempo que se disfarçava com a dança da capoeira para os seus coroneis, porque ter vergonha do bem? Não vemos na Televisão o nosso espaço, nem no Rádio, nem como cotas, nem com porcentagem de espaço, nem uma concessão pública de uma Rádio AM e FM, nem um canal de Televisão Nacional como o catolecismo é outras denominações que se faz uso.

    Com respeito da diversidade, é como diz os antigos, cada um com suas diversidades, não com suas igualdades. respeito sempre. Deixo todos com o mais sagrado das benças dos fluidos positivos, cada um vencendo seus fantasmas, e tendo vida longa, com uma forte espiritualidade bem espirituoso todos os dias. Para receber as Boa Sorte que cada um planta com total merecimento, é saiba que fé não se encontra em quandulas de supermercado.

    Bruxo
    Chik Jeitoso

  12. Governante Itinerante Reply

    Mesmo não sendo um frequentador e, tampouco, conhecedor da doutrina, não posso deixar de cumprimentar a Revista e à brilhante jornalista Sarah Corazza pela elucidativa matéria. Sua escrita leve e seus contrapontos, temperados de pontos de vista tão doces como seu sorriso, me fazem ser um leitor assíduo da Idéias. Parabéns Sarah Corazza! Continue nos trazendo informação com humanidade e inteligência.

  13. Aline Ferignac Reply

    Sarava ao meu Terreiro querido e a todos os Terreiros de Umbanda deste Brasil!!!!!!
    Que bom que tambem faço parte desta familia do Pai Maneco, mesmo daqui da Bahia. Esta é a Umbanda pés no chão, que costumo chamar de Umbanda pés na areia, pois moro bem proximo ao mar, num trocadilho delicioso.
    Como diz meu pai de santo querido, Fernando de Ogum, nao precisamos nescessariamente estar fisicamente proximos (mas para mim seria o ideal…) de um terreiro para praticarmos nossa religiao… Basta amor e caridade, estudo e respeito e muita fé!
    Parabens à revista Ideias e à sra Sara Corazza. Meu agradecimento por colocar uma semente da nossa Umbanda no cotidiano das pessoas que nao conhecem (e tambem as que conhecem) este modo especial de viver o amor pela humanidade.
    Aline (Morro de Sao Paulo/Ba)

  14. DANIEL FARÁH Reply

    REALMENTE É UMA GRANDE ”EMPRESA”, NÃO SEI QUAL A VANTAGEM ESPIRITUAL DE SE ESTAR EM TANTOS, SE A PRATICA DESTE TRABALHO, NA MAIOR PARTE, É PARA SE ALIMENTAR O PRÓPRIO EGO. SE CHAMAM DE FAMÍLIA MAS NÃO CONHECEM MUITAS VEZES OS PRÓPRIOS IRMÃOS DE CORRENTE. ME DESCULPEM E Q DEUS ME PERDOE POR TAL COMENTÁRIO, MAS NÃO QUERO Q OUTROS IRMÃOS SE ILUDAM. SARAVÁ.

  15. DANIEL FARÁH Reply

    SE NÃO QUISER ACEITAR, NAO TEM PROBLEMA !!! FOI SÓ UM DESABAFO DE MINHA TRIZTEZA !!! SARAVÁ.

  16. Desire Almeida Reply

    FAMILIA. NAO SE ILUDAM.TEM PANELINHAS,TEM CAMBONE QUE DIVULGA TUDO QUE OUVIU NA CONSULTA.TEM DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS, TEM OS PREFERIDOS, TEM ADORADORES DE UMBIGO, AS ENTIDÄDES NAO SEI SE AINDA ESTAO,LA….

  17. eu gostaria de saber do pai maneco todos os lugares onde passei me diz que eu tenho que dizivover sou bahiana tenho 39 anos nasci em 11/09/1972 nao tenho sorte no amor amo e nao sou amada tem o homem por nome de sebastiao gomes xavier eu amo muito e queria ele pra mem o meus guias ajuda ou atrapalha me de uma dica por favor obrigado uma otima tarde´-

  18. marisa keller Reply

    Amada minha Umbanda, e agradeço a Pai Oxalá por ser filha desta casa,Saravá Pai Fernando, Pai Beco e todos meus irmãos de corrente,

  19. esse negocio de mãe e pai de santo, babalorixa, preto velho são é demonios e as pessoas ficam sendo seus cavalos para o mundo das trevas..abram os olhos espirituais acreditem em Deus acima de tudo e todos porque esse sim te dara uma vida eterna no santo dos santos..mas esses ai os quais voces adoram eles mesmos os mataram…jesus ama a cada um de vcs..

  20. Antonio marcio Reply

    SOU FILHO DO MAIOR PAI DE SANTO DO MUNDO, QUEM QUISER PERGUNTAR SE É VERDADE, PODE PERGUNTAR A ELE E VE SE ALGUM EXU, APARECE, FAÇAM PROVA, É O DEUS TODO PODEROSO, É O PAI DO SANTO DOS SANTOS, REI DOS REIS JESUS CRISTO DE NAZARÉ, E O ESPIRITO SANTO DE DEUS, TE CONVENCE DO PECADO E DA SERVIDAO DOS EXUS, ELE TE LIBERTA EM NOME DE JESUS, TENHA ESPERANÇA E A FÉ ESTA EM CRISTO, ELE NAO FAZ DESCRIMINAÇAO DE PESSOAS, NAO EXISTE O GRANDE NEM O PEQUENO TODOS SAO IGUAIS, ELE É A VERDADE, ENCHA TEU CORAÇAO DE ESPERANÇAS, E NAO OLHE PARA HOMENS QUE SAO FALHOS, JESUS RESSUSCITOU E ESTA ASSENTADO A DIREITA DE DEUS PAI TODO PODEROSO

  21. Ser o maior não quer dizer o melhor, respeito a umbanda, candomble e quimbanda. quantidade não é igual a qualidade. Ña verdade neste ardo caminho em busca do equilibrio não existe o melhor ou pior. O que acontece que muitos vão em busca do equilibrio material, ou por curiosidade, faltando o conhecimento e o respeito pelos irmãos espirituais. Estudei por varios anos a umbanda e o candomble, li muitos livros, e ainda me sinto iniciante. Vi muitas coisas erradas na maior parte de terreiros, pai de santos despreparados, desciados da verdade, medios brincando e entidades de luz deixando o terreiro…. Foi caminhando sozinho, orando e buscando o equilibrio e o desapego que comecei a endenter a magia do plano superior. deus abençoe a todos que levam a serio a umbanda, candomble e quimbanda…

  22. tou em busca de ajuda espiritual,roubarao de mim minha estrela,minha sorte,e abrirao minha croa tudo na minha vida dar mais certo,vivo presa a uma situacao de muita pobreza e doencas a mais de 14 anos e nao sei mais a quem recolher

  23. Vaneide ruas da siuva Reply

    Preciso de ajuda espiritual se puder mi ajudar entre em comtato

Comente