Uncategorized

Em Curitiba, micro e pequenas empresas garantem pleno emprego

A prefeitura de Curitiba destaca que no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado hoje, a cidade registra a menor taxa de desemprego do Brasil e tem nas micro e pequenas empresas a base para garantir índices de pleno emprego (inferiores a 5%). Entre as capitais, Curitiba segue com menor percentual de desemprego do país, com apenas 3,5%.

“Os micro e pequenos empresários geram inúmeras vagas de empregos na cidade, por isso temos que dar suporte nas áreas de gestão e ajudar esses empreendedores a se consolidar no mercado”, afirma o prefeito Luciano Ducci. Das 145 mil empresas formais de Curitiba, 99,4% são micro e pequenas empresas.

A Prefeitura investe na capacitação, no fomento ao empreendedorismo e no suporte aos empresários para garantir a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico. Por intermédio da Agência Curitiba de Desenvolvimento é dada atenção especial aos micro e pequenos empreendedores com programas como o Bom Negócio e o Profissão Empresário. Os programas preparam os empreendedores para formalizar e consolidar suas empresas com informações sobre gestão, marketing e consultoria empresarial.

O programa Bom Negócio já formou 11.600 empreendedores formais e não formais desde 2005. O programa é itinerante e já passou por 386 comunidades, em 65 bairros diferentes da cidade desde sua implantação. O Bom Negócio oferece capacitação gratuita em gestão empresarial para pessoas que querem abrir uma pequena empresa ou para aquelas que já têm um negócio e precisam se atualizar.

Já o programa Profissão Empresário ajuda os empreendedores individuais, microempresas, e empresas de pequeno porte. Além da abertura das microempresas, o programa presta consultorias, já fez mais de 73 mil atendimentos e constituiu mais de 3 mil empresas desde a sua implantação.

Comente