Uncategorized

Greve dos Correios será decidida hoje

Da Gazeta do Povo

A greve dos Correios será decidida no Paraná na tarde desta quarta-feira (5). As assembleias da categoria no estado irão ocorrer em seis cidades – Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina – a partir das 16 horas. Os funcionários da empresa votam o acordo fechado entre os Correios e o Comando de Greve na terça-feira (4), no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Outros sindicatos também votam nesta quarta-feira a proposta feita pelos Correios. A greve será encerrada se 18 dos 35 sindicatos do país votarem pelo fim do movimento. A paralisação da categoria começou em 14 de setembro e chegou ao 22º dia nesta quarta-feira.


A proposta dos Correios foi de reajuste salarial de 6,87% a partir de 1º de agosto e aumento de R$ 80 para todos dos funcionários a partir de 1º de outubro. Pelo acordo, haveria desconto de seis dias em greve dos 21 (acordo foi fechado na terça-feira).

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) informou que orientou os trabalhadores a não aceitarem a proposta da empresa. A entidade não concordou com o reajuste de 6,87% e também não aceita que haja desconto de nenhum dos dias de greve – mesmo que os dias parados fossem descontados de forma parcelada.

Segundo a entidade que representa os trabalhadores, outros cinco sindicatos já teriam se posicionado informando que vão rejeitar a proposta. São eles Santa Maria (RS)- que representa outros funcionários do Rio Grande do Sul -, Santa Catarina, Uberaba (MG) e Goiás. O Sintcom-PR disse que não tinha informações sobre quais sindicatos são favoráveis ao fim da greve.

Comente