Uncategorized

El País diz que ‘hora da verdade’ para Dilma chegará após auditoria da Copa e das Olimpíadas

Do Estado de São Paulo:

Jornal espanhol publica uma análise de 10 meses de governo Dilma

O jornal espanhol ‘El País’ traz neste domingo, 16, uma reportagem com o balanço dos 10 meses do governo Dilma e diz que a hora da verdade vai chegar com as auditorias das contas das Olimpíadas e da Copa do Mundo no Brasil. Referindo-se à ela como superpresidenta, a publicação cita a demissão dos ministros envolvidos em casos de corrupção e a luta travada por Dilma pela reforma administrativa do País.

Segundo o ‘El País’, a princípio Dilma era uma incógnita e estava muito associada à imagem de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pouco sentimental e nada sorridente, segundo o El País, Dilma parecia uma gestora que precisaria de ajuda para permanecer no poder.

A reportagem destaca ainda que, passados os 10 meses de governo, Dilma teria conseguido o que parecia impossível: sem mudar seu estilo, sério e nada complacente, Dilma conseguiu 71% de popularidade e não há dúvidas que agora quem manda é ela.

Além de citar os casos de corrupção envolvendo ministros de sua gestão, o jornal diz que a presidente se aproximou dos Estados Unidos, mudou a política sobre o Irã e paralisou a compra dos caças para a modernização da Força Aérea Brasileira, um projeto de Lula.

O estilo independente de Dilma governar recebeu apoio até mesmo da oposição, segundo o ‘El País’. Apesar de a derrota de José Serra para Dilma, o que descompôs a oposição como um todo, o jornal destaca a aproximação, mesmo que discreta, de Dilma como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

20 Comentários

  1. salete cesconeto de arruda Responder

    Melhor ler uma opinião tua Fábio que parece independente desses jornalecos do PIG do que ficar prisioneiro dos URUBÓLOGOS como diz o Paulo Henrique Amorim.
    De qualquer forma o tal jornaleco não previu a crise no seu próprio país como deveria. E quem entende mesmo de Brasil é o sábio Lula e a guerreira Dilma.
    O resto?
    Só piteco.
    Sou mais marolinha!
    E agora é DILMA é claro. Não por acaso os bicudos tentam colar na nossa ESTRELA.

  2. O El País que vá se preocupar com os problemas da corrupta Espanha, que salva os banqueiros e ferra com o povo.

  3. Vigilante do Portão Responder

    Ela não tem irão.

    O Collor tinha.

    KKKK

    Dizem que o Marcos Valério vai abrir o jogo.

    Em abril ou maio, sai a condenação dos mensaleiros.

    A casa vai cair.

  4. Sim, ELE é tão sábio, entende mto de corrupção …
    ‘Nunca antes nesse país, vimos tanta corrupção como agora.

    Só o caso dos ‘mensaleiro’ é suficiente pra saber como ELE e tchurma do PT são sábios …

  5. Mensalão foi invenção da mídia comercial, os idiotas que acreditaram nessa imprensa tucana cairão do cavalo, a fonte é o Roberto jefferson, que já negou em juízo o mensalão, foi caixa 2 de campanha, igual ao Taniguchi.

    Se o Marco Valério abrir o bico, só vai confirmar o mensalão do tucano Eduardo Azeredo de Minas Gerais.

    O uso de mercenários pela imprensa tucana.

    O uso de fontes desqualificadas já virou moda na mídia nativa – que se acha acima das leis e não teme qualquer represália. No ano passado, o Jornal Nacional serviu-se do ex-presidiário Rubnei Quicoli para caluniar a candidata Dilma Rousseff. Em setembro último, em audiência na 9ª Vara Cível, o mercenário desmentiu as acusações e “pediu desculpas ao PT”. A TV Globo sequer teve a dignidade de se retratar!

    Na edição desta semana, Veja usa o mesmo expediente sórdido. Neste caso, ela simplesmente requentou velhas denúncias. Na campanha eleitoral de 2010, o policial João Dias Ferreira fez campanha para a esposa do “ético” Joaquim Roriz, candidata derrotada ao governo do Distrito Federal. O caluniador não é uma pessoa isenta. Tem lado político e virou um opositor feroz do governador Agnelo Queiroz (PT).

    Agora, ele ataca o ministro Orlando Silva, até como represália pelo Ministério do Esporte ter suspenso os convênios e exigido a restituição do dinheiro roubado. Dá para confiar numa fonte como esta?

  6. Quem entende mesmo de corrupção é o PSDB, é muito engraçado ver manifestações “contra a corrupção” organizadas pelo PSDB, o terceiro partido com mais cassações de parlamentares por corrupção, segundo o TSE, superado apenas por PMDB (2º lugar) e pelo DEM (o campeão).

  7. salete cesconeto de arruda Responder

    ivanowski
    Os adolescentes do grupo de filosofia do XAPINHAL no Sitio Cercado podem te dar uma aula sobre corrupção no Brasil e no mundo. Dá uma passada lá casa comunitária para entenderes como o doutor FCH com o presidente do PSDB começaram o tal valerioduto ( caixa 2 ) e depois estuda um pouco o que se fazia em tempos da ditadura cujos corpos ainda andam sumidos por aí. Quem sabe assim voce não se iluda tanta com esse discurso bobo do PIG de que Lula e PT fizeram mensalão,. Mensalão se voce ainda não sabe é caixa 2. Sobras de campanha que muitos usam para conseguir aprovar leis. Se Lula o usou para votar o BOLSA que muitos chamavam de esmola e agora todos querem tudo bem pois outros usaram para comprar segundo mandato como fez o FHC do PSDB e sua turma. Ou você ainda acredita que aquele congresso deu de graça um segundo mandato para o doutor que descobriu noutro dia que assumiu um filho que não era seu?
    Eita garanhão chifrudo esse doutor né?Não? Pois é. Enquanto a empregada não o enganava a jornalista…. Vixe!!!
    Mas chega de conversa que não estou aqui para perder tempo e você já deve ser bem grandinho para procurar conhecer a verdadeira história do Brasil e nossos políticos.
    Abraços.

  8. A presidenta Dilma tem um estilo próprio de governar e isso lhe dá autoridade e legitimidade para continuar o seu trabalho, apesar de alguns aliados.

  9. Reverencia Lula, aproxima-se de FHC, encantada com Beto Richa, apoiando coligação com Fruet, parceira de Temer/Sarney, ex-comuna, atividades para-militares obscuras, expurgando velhos amigos do Rei, ,,,,,, coisa de lokô sô !!!!
    Na época dos três partidos era mais fácil identicar a ideologia, dos milicos, da arena e do mdb. Incrível, a coisa andava, baixo índica de corrupção e de malácos nas ruas, infra-estrutura, estradas, energia …..e liberdade. Hoje presos dentro de casa e se abrir o bico vai preso ou ganha uma baita processo por calúnia. Saudades……………

  10. Quanto discurso lulomarxistastalinista por aqui hein ? Agora é culpa dos tucanos a erupção do vulcão no chile, dos terremotos e tsunamis no japão e etc… O FHC agora vai desatarraxar a placa tectônica do Brasil e vai dizer para a VEJA que é culpa do pt !!! huahuahuahuahuahuahuahuahuhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhaua !! Quanta negação do obvio !!

  11. Parreiras Rodrigues Responder

    Pelos comentários duns e doutros, a gente conhece os seus níveis de politização.

    Só caca…

  12. Ué…,o que aconteceu ?,estão públicando esse tipo de comentatario agora ? parabens assim é que se faz jornalismo,IMPARCIALIDADE, vamos mostrar quem são os verdadeiros professores da corrupção. FHC ,E SEUS PUXA-SACOS.

  13. antonio francisco da silva Responder

    não seio porque se tanta credibilidade a aos pasquins extrangeiro.Qual a autoriade que esse jornal tem de fazer analise sobre o governo dilma.Somente midia golpista nacional,que não tem credibilidade junto ao povo,lhe dá guarida.

  14. Olhaí leitor, preste bem atenção: além de incompetentes, prepotentes e corruptos, pelas explicações que dão quando acuados, eles ainda acham que você é débil mental. (Millôr Fernandes)

  15. VLemainski - Cascavel Responder

    Sabedoria popular: “Somente se joga pedra em árvore que tem ou dá frutos”… Por que tanta preocupação com o PSDB?.. O medo judia demais e dá câncer… Cuidado!…

  16. É interessante como a Salete e o Osso defendem cegamente o PT. Tudo o que acontece de ruim é culpa do PSDB. Votei no Lula até o seu primeiro mandato, não voto nunca mais… Nunca vi tanta incomPeTência e corrupção em um governo como o que aí está…

  17. Paulo Sergio Budtinguer Responder

    Já estamos indo para o nono ano do governo Lula e seus aliados, ainda tem gente que acha que os culpados, estão em governos passados.

  18. 9 º ano de excelentes governos que tiraram o país do atoleiro neoliberal que está acabando com a Espanha agora.

    Quanto à corrupção, todos somos contra, mas o que enche o saco é ver que a velha mídia não tem a mesma postura com os governos do PSDB. Essa postura ambígua é que deixa suspeitas sobre o comportamento supostamente ético da mídia comercial.

    Não é à toa que o governo paulista tem contratos milionários com Estadão, Veja, Folha, Globo e Época para fornecer revistas e jornais para as escolas paulistas.

    A mídia comercial também é corrupta e tem seus interesses.

  19. MAURICIO, parabéns!!! voce conseguiu ver o que muitos brasileiros ja perceberam, errar é prá lá de humano, o importante mesmo é corrigir o erro e nunca mais errar. triste é andar com uma venda nos olhos. Só não ve a corrupção instalado no país pelo PT quem não uer ver, tipo aqueles que tem uma estrela marcada na testa e se negam a abrir os olhos.

Comente