Uncategorized

Escolas estaduais do Paraná terão turmas menores a partir de 2012

Foto: José Gomercindo / AENotícias

A Secretaria de da Educação publicou nesta sexta-feira (28), em Diário Oficial, novas resoluções sobre o porte das escolas e o número de estudantes por turma para o ano letivo de 2012 na rede pública estadual de ensino. Os documentos garantem a redução do número de alunos por turma, organizam as 2,2 mil escolas de acordo com sua infraestrutura e criam novas funções de profissionais da educação. A partir deles, o número de profissionais nos estabelecimentos de ensino será ampliado e adequado.

A resolução número 4527/2011 fixa o número de estudantes para efeito de composição de turmas das escolas da rede pública de ensino do Paraná para o ano letivo de 2012. Com o novo documento, o número de alunos por turma será reduzido. No ensino fundamental, as turmas – que pela resolução anterior podiam ter até 40 alunos – agora terão no máximo 30, na 5ª e 6ª séries, e até 35 na 7ª e 8ª séries.

No ensino médio, o número máximo de alunos foi reduzido de 45 para 40. Na educação de jovens e adultos, as turmas terão de 20 a 25 alunos (até agora eram de 25 a 45 alunos).

A antiga resolução foi publicada em 2002 e não considerava as discussões realizadas na Conferência Nacional da Educação e as exigências sanitárias para os prédios escolares definidas pela Vigilância Sanitária.

A nova resolução ainda interfere nas práticas pedagógicas aplicadas pelos professores e tem reflexos na qualidade de ensino ofertada na rede pública. “Com uma quantidade adequada de estudantes em cada série, facilita-se o trabalho pedagógico dos profissionais da educação”, disse a superintendente da Educação da secretaria, Meroujy Giacomassi Cavet.

8 Comentários

  1. Cidadão Paciencioso Responder

    Parabéns, Luciana Rafaim. A deputada sempre brigou por isso ao lado da APP-Sindicato. Obrigado pela sua luta, deputada Luciana.

  2. No papel tudo é lindo, preciso ver isto em prática. Tem é que se melhorar o nível dos professores e remunerá-los melhor.

  3. Que redução????
    Isso é redução que se apresente??? Na prática poucas escolas tinham mais que 35 alunos na 7ª e 8ª série.
    Coloca trinta adolescentes com hormônios aflorados dentro do seu escritório para ver o que vira. Alias, você já levou seu filho um dia para o seu escritório e deixou ele lá por três horas.
    Essa notícia não mereceria nem publicação!!!!

  4. Marco Aurélio Zasndoná Responder

    Isso só se for na capital, pois no interior do estado esta ocorrendo o contário, pois no município de Barracão no sudoeste do Estado a partir do início de 2012 irão ser paralizadas as atividades de 02 (duas) das quatro escolas estaduais da área rural do município e os alunos serão tranferidos para as duas outras existente ou para a sede do municipio.

  5. Isso continua sendo conversa, mas a anterior é de que o número de alunos iria aumentar. Pelo menos o tom da conversa melhorou.

Comente