Uncategorized

Lançamento do 3º Encomex Mercosul no Palácio das Araucárias‏

O vice-governador Flávio Arns; o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros e a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Tatiana Lacerda Prazeres, lançam na quinta-feira (3) o 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul). O evento acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, em Curitiba.

O lançamento será no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, a partir das 9h, quando a secretária Tatiana Prazeres fará uma apresentação com os dados da balança comercial do Paraná e do Mercosul.

O evento realizado pelo MDIC pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos vinte anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na página do evento.

O objetivo é fomentar a cultura exportadora e estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.

Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá, inclusive, um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.

Na programação, estão previstos também painéis com a participação de ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.

Empresas exportadoras do bloco irão apresentar suas experiências comerciais exitosas no Mercosul, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoverão um Encontro de Negócios com empresários do bloco econômico.

Comente