Uncategorized

Tumor de Lula tem agressividade média, dizem médicos


Foto: Divulgação / Instituto Lula

De Juliana Cardilli do G1

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (31), a equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o resultado de uma biópsia realizada mostrou que o tumor na laringe de Lula tem “nível de agressividade médio”.

O ex-presidente começou nesta segunda no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratamento de quimioterapia contra câncer na laringe, diagnosticado no sábado (29).

“É o tumor mais comum dessa região, tem agressividade clássica dos tumores dessa região. É considerado um tumor intermediário, que tem um crescimento razoável se não for tratado. (…) O tumor foi detectado em um estágio intermediário. Ele é relativamente inicial, mas não tão inicial que dê para resolver com uma pequena cirurgia, mas ele é localizado, para nós isso é muito importante”, disse Paulo Hoff, oncologista da equipe que trata o ex-presidente Lula.

Ainda segundo a equipe, a decisão por fazer o tratamento sem cirurgia foi tomada por ser a mais adequada. Conforme os médicos, a cirurgia está descartada por enquanto.

“Até 20 anos atrás ele seria tratado com cirurgia. Estudos agora mostram que o resultado da cirurgia e da quimio e radio em termos de cura são exatamente iguais. Além de oferecer as mesmas possibilidades de cura [o tratamento com radio e quimioterapia] tem uma possibilidade enorme de preservar a laringe em sua integridade, com preservação da voz”, explicou o cirurgião Luiz Paulo Kowalski.

O cirurgião afirmou que Lula foi avaliado “no inicio dos sintomas” e que “a maioria dos pacientes tem um diagnóstico bem mais tardio”.

O oncologista Artur Katz disse que “a cirurgia é uma possibilidade remota, porque as chances de resposta [com a quimioterapia] são muito boas”. “Se ele não regredir, há a possibilidade de cirurgia, uma cirurgia que preserva a voz, não como ela é hoje. Mas, pela localização do tumor, ele tem uma chance muito grande de não precisar dessa operação.”

11 Comentários

  1. Independente de partido político, sou de partdo contrário, mas desejo ao LULA que se recupere e leve uma vida normal, o engraçado é que o LULA sempre declarou que não sabia de nada,…e por coincidência……também ……….não sabia do cancer.

  2. Caminhos da reflexão Divina !
    Andou falando tanta besteira e mentiras, que Deus fez com que ele, a partir de agora, reflita sobre o que vai falar para o povo, colocando um cancer na sua garganta. Será que ele merecerá a cura ou não ? A Justiça Divina, não é como a terrestre, ela tarda mas não falha !!!! Espero que ele tire uma ótima lição deste fato !

  3. jorge fotografo Responder

    Pedrão e Fredy Kruger: o câncer é uma doênça que não escolhe classe social, cor ou qualquer outro fator que vocês queiram… é uma doênça que atinge não fumantes e não alcoolatras… vejam a enormidade de crianças que se encontram enfermas… então, se não tem comentário descente a fazer, calem-se em sua própria ignorância e nos poupem desses comentários sórdidos…

  4. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Não gosto deste verm mas, tomara Deus que este indivíduo se recupere desta doença infernal e reflita sobre o que pretende para o Brasil afinal, vivemos em uma DEMOCRACIA e sabemos que o PT e este barbudo sem vergonha tem e sempre tiveram outros planos para o pais.

  5. Gostaria de saber o que leva alguem a postar algo como este frede kriger colocou no blog. O tratamento que este cidadão necessita deve ser bem mais sério que o do Lula. O cancer do Lula está na laringe, o do frede deve estar pela cabeça inteira. E olhe que nem sou admirador ou eleitor do Lula.

  6. Campana me socorra. Na postagem anterior escrevi “frede”, quando na verdade é “fede” kriger.

  7. Como existem pessoas tão desumanas….
    Eu acredito em um Deus que ama e não castiga,
    que comentários lamentáveis alguns fazem.

    Melhoras ao ex-presidente Lula, independente do que
    fez ou deixou de fazer

  8. salete cesconeto de arruda Responder

    Que bom que alguns começam a entender que em CRISTO SOMOS TODOS UM. Portanto desejar o mal a alguém é apenas atrasar o próprio caminho já que SOMOS TODOS IRMÃOS EM CRISTO. De que adianta gastar energia desejando mal a um irmão que gostamos ou não na passagem por este mundo? Já não basta saber que a vida é curta quando não se pensa e se faz o bem e que dependendo do ponto de vista o querido LULA é um dos poucos que já cumpriu sua missão neste mundo.
    Quantos fizeram o que ele fez pelos MILHÕES DE BRASILEIROS QUE MORRIAM DE FOME?
    Sei.
    O plano do Fernando.
    Mas o que seria do Plano do Fernando que era do Itamar sem um Lula com a humildade de o tocar adiante e ainda implantar o que hoje é para o mundo o maior programa de RESPEITO HUMANO?
    Qual?
    O BOLSA FAMILIA que muitos chamavam de bolsa esmola. Oras!
    Beijos a todos.
    E que ninguém tenha que sofrer o que hoje está sofrendo o presidente e tantas outras pessoas pois o câncer e outras doenças não faz discriminação.

  9. Salete, parabéns. Muito importante pessoas que sabem o que dizem.
    Por que uns e outros, infelizmente passaram pelo mundo, náo viveram, sabem apenas reclamar, criticar, falar mal, náo enxergam a trave do próprios olhos, mas vivem na fila de comunhão ou nos cultos ouvindo dos Pastores, apenas o que lhes interessam.

Comente