Uncategorized

Investimentos da Prefeitura em saúde multiplica serviços destinados à população

São José dos Pinhais conta hoje com 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS), espalhadas pela área urbana e rural, além das seis regionais de saúde. Nas UBS estão instaladas as equipes do Programa Saúde da Família, que neste ano passaram de 25 (em março) para 58. As equipes são compostas por um médico clínico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um dentista e um auxiliar de consultório dentário, além de no mínimo quatro agentes comunitários.

Nas UBS funcionam programas como o Nascer em São José e Saúde da Mulher. O programa Saúde da Mulher desenvolve ações como exames preventivos; orientações sobre câncer de mama e colo de útero; planejamento familiar; distribuição de antibióticos de via oral e injeções; e mutirões de mamografia.

Outro programa é o Hiperdia, que faz o acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes, para controle da doença e distribuição da medicação. O desenvolvimento das crianças até o segundo ano de idade é acompanhado por meio do programa Saúde da Criança.

A população pode também procurar as UBS para a vacinação contra diversos tipos de enfermidades e procedimentos como curativos, inalação e retirada de pontos. A maioria das unidades realiza também a coleta de sangue para exames e o eletrocardiograma por telemedicina, evitando que as pessoas precisem se deslocar até o laboratório.

Dependendo da situação do paciente, a unidades poderão encaminhá-lo para outras instituições de saúde do município. O tratamento dentário especializado, por exemplo, é feito no Centro de Especialidade Odontológica. O atendimento psicológico de crianças e adolescentes acontece no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Infantil, que atende pacientes de até 14 anos de idade; o trabalho terapêutico com pessoas acima dessa faixa etária é feito no CAPS Adulto.

As crianças de São José dos Pinhais recebem tratamento especial no Centro Integrado de Atendimento à Criança, que conta com fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, odontologia e pediatria. Na Casa Verde, mantida através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social, jovens com problemas com drogas, familiares ou de comportamento recebem acompanhamento psicológico e praticam atividades como de recreação e educação física.

O Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento é destinado ao tratamento contínuo de pacientes com suspeita ou portadores de doenças como HIV, hanseníase e tuberculose. A Policlínica possui especialistas de diversas áreas como neurocirurgia, ortopedia, psicologia, psiquiatria, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, endocrinologia e cirurgia vascular.

Comente