Uncategorized

São José dos Pinhais entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país

Foto: João Fernandes

São José dos Pinhais tem o sétimo melhor índice de trabalho e renda entre os municípios brasileiros e está entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), na última semana.

Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde. Na análise dos índices de 2011 (com base nos dados de 2009), São José dos Pinhais cresceu nas áreas de Educação e Saúde em comparação com o ano anterior. Na Educação o índice do município aumentou de 0,7332 para 0,7578 e na saúde cresceu de 0,8464 para 0,8496, mantendo a classificação de alto desenvolvimento na área da saúde.

Na área de Emprego & Renda, São José dos Pinhais apresenta o índice de 0,9212, um dos dez melhores do país e o segundo maior do Paraná. As estatísticas têm por base informações de 2009.

De acordo com a Secretaria de Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, nos dez primeiros meses deste ano foram contratadas 4.541 pessoas através da Agência do Trabalhador, um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de contratações em 2011 já é maior do que todo o ano de 2010, que foi de 4.532 contratações, batendo o recorde de colocações no mercado de trabalho. “Esse é o melhor ano da história da Agência do Trabalhador”, disse o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Erivaldo Júnior.

No ranking geral, São José dos Pinhais ocupa a 80ª posição no País e a sétima no Paraná.

Comente