Uncategorized

Aumento da expectativa de vida reduz valor da aposentadoria

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haverá uma redução média de 0,42% no valor do benefício do trabalhador que se aposentar a partir desta quinta-feira. De acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida ao nascer passou para 73 anos, 5 meses e 24 dias em 2010.

O achatamento ocorre devido ao fator previdenciário, mecanismo utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para tentar adiar a aposentadoria dos trabalhadores mais jovens, penalizando quem se aposenta mais cedo por tempo de contribuição já que esse segurado, teoricamente, vai receber o benefício por mais tempo.

O cálculo leva em conta a idade do segurado ao se aposentar, o tempo de contribuição para a Previdência Social e a expectativa de sobrevida, de acordo com o IBGE. A nova tabela do fator previdenciário vale até novembro de 2012.

As informações da Folha de São Paulo.

2 Comentários

  1. Indignado pergunta: o ministro da Previdência não disse que o Governo iria acabar com o fator previdenciário? Ou o assunto já não interessa mais? A tigrada não pensa no assunto, aí, na hora da aposentadoria, bate o desespero.

  2. O empregado deve agradecer ao Fernando Henqrique Cardoso pelo fator previdenciário!!! Será que a regra serve ou serviu para ele também? Cara de pau, sem vergonha…

Comente