Uncategorized

Dilma conversa com Cristina Kirchner e Evo Morales em Caracas


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação

Da Agência Brasil

Em busca do desenvolvimento regional com inclusão social e medidas sustentáveis, a presidente Dilma Rousseff (PT) está em Caracas para reuniões multilaterais e bilaterais. Dilma se reuniu na manhã desta sexta-feira com os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales. À tarde, ela participa da abertura da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina e do Caribe (Calc) e 1ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Com Morales, Dilma deve ampliar as parcerias em várias áreas. Apenas nesta semana, Brasil e Bolívia iniciaram um processo conjunto de combate ao narcotráfico por terra e água nas regiões fronteiriças que atingem as regiões de Corumbá, Puerto Suárez, Cáceres, San Matías, Guajará-Mirim, Guayaramerín, Epitaciolandia e Cobija. Bolivianos, brasileiros e italianos também fizeram um acordo para o controle de incêndios na área da região amazônica.

Para as reuniões da Calc e Celac, representantes de 33 países estarão presentes. A Celac quer buscar o fortalecimento regional, excluindo os Estados Unidos, o Canadá e a Europa. A iniciativa marca o bicentenário da independência de vários países da América Latina e tem como inspiração Simón Bolívar, o libertador das colônias espanholas.

Em 1824, Bolívar fez uma convocação para a integração dos países da região, em um congresso no Panamá. Em dezembro de 2008, líderes de vários países, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiaram a criação da Celac. Na década de 1980, foi criado um grupo para buscar a pacificação dos conflitos armados na América Latina, que se transformou depois no Grupo do Rio – que precedeu a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Celac.

O novo organismo, a Celac, será formado por 33 países: Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belice, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Guatemala, Granada, Guiana, Haiti, Honduras e Jamaica. Também integram o grupo México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, San Cristóbal & Nieves, San Vicente e Granadinas, Santa Lucia, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e a Venezuela – anfitriã deste encontro.

13 Comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Fico imaginando o que é qu este dois comunistas pensam e planejam para com a America Latina. Chave s, um DITADOR louco que quer se perpetuar no poder a todo custo, Csristina, uma desqualificada, populista e mentirosa e, quanto a Dilma, falaro o que já qu sequer Vereadora foi. Dilma, pupila do DITADOR POPULISTA LULA DA SILVA, criador de mensaleiros e corrupto do Brasil, ignorante, pegou um Brasil com estabilidade econômica e acabou sucateando o Estado, criando ladrões por todos os cantos do pais. Dilma, a desqualificada que obedece as ordens do verme Lula e não conseguiu administrar uma lojinha de 1,99 em Porto Alegre. Esta é a figura da “Presidente” do Brasil.
    Que vergonha.

  2. O que é isto companheira, vai nos por em outra roubada? Já não chegam as más companhias de argentinos, paraguaios e uruguaios? Estes 32 outros países vão nos dar o abraço dos afogados. Na verdade 31, porque o México está como nós, a milhões de anos-luz desta tigrada. Companheira vê se perde este maldito cacoete pestista, de odiar o Tio Sam, ele pelo menos tem dinheiro. E compra da gente.

  3. Vigilante do Portão Responder

    KKKK

    Mais uma MENTIRA COLETIVA.

    Imagine se o Evo Morales quer acabar com traficantes?

    KKKKK

    Lembrando:

    Não faz tempo, uma Lei, assinada por Evo Morales, permitiu que os carros ROUBADOS no Brasil, fossem LEGALIZADOS na Bolívia.

    Os carros saão TROCADOS por doga, todo mundo sabe.

    Então,

    Quem quer COMBATER narcotraficantes, faria uma Lei assim?

  4. Mirian Waleska Responder

    Que curriculun hem Caçador, o que me conforma é que ela está cavando uma vala em redor de sí própria, cada ministro tira um pouquinho da terra que sustenta seus pés, logo ela fica sem sustentação, creia.

  5. ESSA É A HORA QUE AS FARC DEVERIAM ENTRAR EM CENA,AFINAL O “INASSIO DA ÇILVA” FALOU QUE ELES LUTAM POR UMA CAUSA JUSTA,A DE MANDAR VERBA PARA AS CAMPANHAS DELE.

  6. Só Enganação! Responder

    Como que pode, todos que fazem tratamento de cancer perdem peso… e esse aí só engorda, que nem porco na seva !

  7. salete cesconeto de arruda Responder

    Os incompetentes e INVEJOSOS estão tomando IMPERIL!
    Salve estrela guerreira a MAIS BELA que obrigou os bandidos fingidos de milicos a taparem a cara…
    Covardes!

  8. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    SALETE CESCONETE, para de falr besteira.
    Guerreira ou quadrilheira?
    Se liga muié.

    DESCULPE MIRIAN, a mensagem anterior foi para a Petista Salete.

  9. Sergio silvestre Responder

    A ultra direita tá mais atrapalhadaque saci em redemoinho,impressionante
    as bobagens que falam.

  10. Mirian Waleska Responder

    CAÇADOR DE PETISTAS,
    Juro que senti um friu no estômago, me faltou ar, a água da minha espinha borbulhou, kkkkkk Pensei que voce tinha comido mamôda como a Salete cesconeta…

Comente