Uncategorized

Vereadores aprovam texto base da Lei Orgânica

De Chico Marés e Rodrigo Batista da Gazeta do Povo

Os vereadores de Curitiba aprovaram por unanimidade o texto base da Lei Orgânica do município, durante a sessão parlamentar realizada na manhã desta segunda-feira (5) na Câmara de Curitiba.

Depois da votação do texto base, os vereadores devem iniciar a votação dos pontos mais polêmicos da Lei Orgânica, que envolvem nove destaques e 37 emendas. A votação ainda deve se estender durante a tarde desta segunda-feira.

Desconto

Um dos destaques aprovados pelos vereadores é o desconto aplicado aos salários dos vereadores da capital que se ausentarem às sessões parlamentares e não apresentarem justificativa. A decisão também foi unânime.

Com a aprovação do destaque, o vereador que se ausentar da sessão e não apresentar justificativa terá desconto de 1/30 no salário, valor que representa cerca de 3,3% de desconto.

A sessão foi interrompida por volta das 12h e deve voltar às 14h.

Manifestação

A votação da Lei Orgânica de Curitiba provoca protestos dos servidores públicos na capital. Uma das reformas propostas pelos vereadores prevê alteração no regime de concessão de aumentos salariais aos funcionários. Os servidores, de acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), não teriam mais o aumento anual superior à inflação.

Um grupo de 150 manifestantes, composto por servidores do município, realiza passeata em Curitiba. Eles fizeram protesto em frente à Câmara de Vereadores, de onde seguiram em direção à prefeitura.

Comente