Uncategorized

Miriam Belchior nega transferência do PAC para pasta de Gleisi

Foto: Divulgação

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, negou nesta quinta-feira (8) que o governo queira transferir da sua pasta para a Casa Civil a gerência das obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conforme a manchete desta quinta do jornal O Estado de S. Paulo, a presidente Dilma estaria insatisfeita com o ritmo do programa, considerado fundamental para manter aquecida a economia, que parou de crescer no terceiro trimestre.

De acordo com a manchete do jornal, a presidente Dilma quer reforçar o perfil técnico da Casa Civil, comandada por Gleisi Hoffmann, que se licenciou do Senado para exercer o cargo. Ao mesmo tempo, a medida permitiria desafogar a pasta do Planejamento, que responde pela elaboração e acompanhamento da execução dos orçamentos.


A audiência foi programada para que a ministra falasse exatamente sobre a evolução do PAC 2, iniciado esse ano. O programa computa investimentos em obras de grande porte, que potencializam o crescimento econômico e social, inclusive os das empresas estatais e do setor privado. Ela disse que o PAC está evoluindo bem no ano acumulando até setembro quase R$ 144 bilhões em desembolsos, o que representa 15% da previsão para o período 2011/2014.

Quanto ao ritmo de execução, ela disse que aumentou em 66% entre junho e setembro, com volume de pagamento superior em 22% na comparação com igual período do ano passado, com semelhante percentual para os empenhos (efetivo compromisso de realização de despesa orçamentária). A ministra disse que os investimentos do governo no PAC são fundamentais para o país manter o crescimento.As informações são da Agência Senado.

3 Comentários

  1. esse tal de perfil técnico é sacanagem
    exemplo. qdo engenheiro, se forma, depois pequenos projetos etc. e bagagem para maiores projetos.
    a botox nunca trabalhou na área de sua gaduaçao, cade seu perfil técnico,pb, dilma etc, cade o tal perfil.
    desviar recursos(todos fazem), apadrilhamento dos seus etc, não há necessidade de estudo.
    quero ver esse pessoal ter carteira assinada, cartao ponto, ter que execuar o trabalho para receber no final do mês.
    mas, saem do governo federal,caem no estadual ou municipal, mas os bonecos são os mesmos, a hora que o “pau comer” eu quero ver, a sociedade esta ficando de “saco cheio”.

  2. . O PAC anda mal, mas indo pra C Civil, pode ficar pior. Mto pior …

    Que governinho esse …

Comente