Uncategorized

Peluso pede que relator dê cópias do processo do mensalão a ministros


Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

De Débora Santos do G1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, pediu nesta quarta-feira (14) que o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, forneça cópias dos autos do processo aos demais ministros da Corte. A intenção é não retardar ainda mais o julgamento.

O processo tem 38 réus acusados de participação em um suposto esquema de compra de apoio político de parlamentares, conhecido como mensalão, que veio à público em 2005.

Em ofício enviado ao gabinete de Barbosa, Peluso disse que isso “facilitará o árduo trabalho de elaboração dos votos e evitará riscos inerentes à inevitável delonga do processo”. O presidente do STF se referiu ao risco de que alguns crimes, como o de formação de quadrilha, prescrevam antes do julgamento.

Quatro anos depois de aceita a denúncia pelo STF, em 2007, o processo está em fase final e depende da conclusão do voto do relator e do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, para ser julgado. Joaquim Barbosa informou que deve concluir o voto em abril de 2012.

O presidente do STF disse ainda que a medida é necessária para “preparar e não retardar ainda mais o julgamento” do processo, considerado complexo pelo presidente do STF. O ministro relator está de licença médica, em viagem aos Estados Unidos, e só deve retornar nesta sexta-feira (16).

3 Comentários

  1. CAÇADOR DE CORRUPTOS Responder

    E o Lula, vai sair ileso desta? Lula é pai dos corruptos, o defensor dos mensaleiros. Se de fato, os culpados do mensalão forem punidos, pode ter certeza que a cabeça de Lula cai também pois, tem muita sujera debaixo deste tapetão petista.

  2. Mensalão do PT sujou a história do Brasil e se não for julgado em tempo hábil a caca será maior ainda ou seja: libera geral a corrupção.

Comente