Uncategorized

Debate sobre integração entre cidades e desenvolvimento em SJP

Foto: Sergio Sabino

São José dos Pinhais foi sede nesta sexta-feira (16) da 4ª reunião do Fórum de Secretários de Indústria e Comércio da Região Metropolitana de Curitiba. Lideranças de vários municípios participam do encontro, que tem como objetivo discutir a integração entre as cidades e a forma como elas podem se cooperar.

“As fronteiras entre os municípios precisam ser esquecidas. É necessária uma integração e uma discussão dos problemas de forma conjunta, para que afinando nossas necessidades, as coisas saiam de forma positiva para a população”, explanou o prefeito, reforçando a importância do fórum.

“Nesses encontros afinamos as virtudes e dificuldades das cidades. São José dos Pinhais, por ser um município tão extenso, tem a necessidade de realizar várias parcerias com o intuito de facilitar a acessibilidade de algumas regiões, e o fórum auxilia neste aspecto”, completou Ivan.

A reunião em São José dos Pinhais teve como principal assunto a qualificação do trabalho no Estado. Porém, como contou com as presenças do secretário estadual de Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros e com o presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, assuntos como incentivo fiscais e crescimento industriais também foram abordados na reunião.

“O Paraná está sendo visto com bons olhos pelos empresários, com uma perspectiva boa de um comércio forte no Estado. Queremos investir na geração de emprego e renda, para termos mais qualidade de vida e infraestrutura”, explicou Ricardo Barros.

Segundo dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná tem o 5º melhor Produto Interno Bruto (PIB) do país, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. São José dos Pinhais tem o 38º melhor PIB do Brasil e o terceiro maior do Estado, tendo movimentado um total de R$ 11,511 bilhões no ano. Os estudos são baseados nos dados de 2009.

O secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Horácio Monteschio, também participou da reunião em São José dos Pinhais. “Temos que fazer a integração entre governo do Estado e os municípios da Região Metropolitana. Mostrando suas virtudes, temos mais chances de receber grandes investimentos no Estado”, disse.

Estiveram ainda na reunião do fórum o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, Christian Bundt e o presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Luciano Pizzatto.

Comente