Uncategorized

Tragédia anunciada: ministro diz que ‘morrerão pessoas’ devido chuvas de verão


Foto: Divulgação


Segundo Mercadante, o governo não tem como impedir mortes nesta temporada de chuvas por conta de deslizamentos em enchentes

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou ontem no Senado que o governo não tem como impedir mortes nesta temporada de chuvas por conta de deslizamentos em enchentes. “Morrerão pessoas neste verão. E nos próximos”.

Segundo o ministro, o país não terá um sistema capaz de “impedir vítimas” mesmo que o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), prometido para novembro, comece a funcionar 24 horas por dia, o que ainda não aconteceu.

“O que nós estamos fazendo é diminuir o impacto dos extremos climáticos que estão se agravando.”


Mercadante afirmou que o país está atrasado no mapeamento de áreas sob risco de desastres naturais nos municípios. Essa informação é crucial para que o Cemaden, o centro que o governo está montando para produzir alertas de desastre a tempo de salvar vidas, possa fazer previsões de qualidade.

“Não queremos criar qualquer tipo de ilusão. Não há como impedir especialmente deslizamentos, em que temos entre duas e seis horas para tirar uma comunidade, uma favela, um bairro inteiro. Não temos tradição, não temos estrutura, não temos mobilidade para isso.”

11 Comentários

  1. "NUNCA ANTES NESTE PAIS". Responder

    O petista agora virou vidente? Sei, porque não toma providências para evitar algumas centenas de mortes a saber: Ao invés de igastar tanto dinheiro com a Copa, (que será uma grande festa para os petistas e aliados), invisted em saneamento básico, infra-estrutura e moradia, quem sabe diminua bastante as mortes já anunciadas pelo COMUNISTA..

  2. O Brasil tem 16 milhoes de miseraveis penso que nao e hora de fazer copa do mundo…A hora que parar a corrupcao vai sobrar dinheiro para investir em obras de prevencao de enchentes…

  3. É a omissão dos governos locais que causam os desastres, então vamos pedir para acabar com as prefeitura e goevrnos estaduais, já que eles não fazem nada ao permitir a ocupação desordenada de seus território, mas com ó para a imprensa burra tudo é culpa da dilma e do Lula … não é à toa que a imprensa vem perdendo leitores por causa da baixa credibilidade e crescente partidarismo a favor da oposição … o resultado é que o governo federal só cresce nas pesquisas e a oposição naufraga em sua falta de propostas.

  4. Eu também recebi o dom da vidência: No próximo ano muitas pessoas vão morrer vítimas de acidentes de trânsito, tanto nas cidades como nas estradas; muitas pessoas vão morrer em consequência de descaso nos atendimentos dos hospitais; muitas pessoas vão morrer de câncer de pulmão por causa do cigarro; haverá muita corrupção entre nossos políticos; algum palhaço ou humorista será eleito; haverá queda de ministros e secretários; haverá votações no Congresso, nas Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores visando benefícios dos próprios; além, é claro, das enchentes. Tenho dito.

  5. Doutor Prolegômeno Responder

    Rrrrrrealmente, diria Chacrinha, a largueza de visão, antecipando os acontecimentos, muito à frente do seu tempo é uma característica deste governo.

  6. Realmente, muitas pessoas perderão a vida, pois essa quadrilhado pt que se apoderou o governo federal só pensa em roubos, desvios e corrupção, e é claro que não sobra dinheiro para investimentos em moradia para os mais pobres. Se deixassem de roubar uma pequena parte ao menos poderiam alocar recursos pra quem mora em area de riscos, mas não,o negócio é roubar, roubar e roubar.
    Eita quadrilha.

  7. Mercadamus consultou as estatísticas dos últimos 10 anos petistas e adiantou a catástrofe …

    Grande Mercadamus !!! Grande Mer …

  8. SERGIO SILVESTRE Responder

    Gozado,o cara faz uma casa no pé da serra,assumi os riscos e o governo e o culpado.
    Isso é falta de ter o que falar,desastres naturais aconteceram e vai continuar acontecendo.
    No ano passado morreu muita gente no parana,e dai o governo é o culpado?

  9. Diz o tal ministro: “não temos estrutura, não temos mobilidade para isso.” Mas se for para invadir áreas produtivas, aí sim, existe estrutura e mobilidade especialmente treinada e com verba pública para depredar o patrimônio alheio.

    Mercadante está realmente ultrapassado. E, do jeito que fala, atrapalha mais o governo do que ajuda.

    Na hierarquia do voto vem, a cada eleição, descendo escada… Chegará o dia que nem para vereador será eleito.

  10. Em 2005 o Brasil assinou um pacto na ONU com mais centenas de países se comprometendo a criar um plano nacional de emergência para catástrofes naturais. Pois bem, o Brasil do Lula foi um dos cinco únicos que não cumpriu o que prometeu, agora é fácil descobrir porque morrerão pessoas mais uma vez. Governo incompetente dá nisso.

Comente