Uncategorized

Pesquisa mostra disputa acirrada de 3 candidatos

Fruet, Ratinho e o prefeito Luciano Ducci estão técnicamente empatados.

Da Gazeta do Povo
O ex-deputado federal Gustavo Fruet, que em setembro trocou o PSDB pelo PDT, aparece na frente em todos os quatro cenários pesquisados, com variação de 20,3% a 28,5% das intenções de voto. Mas está praticamente empatado com o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), com índices variando de 18,9% a 27,7%. O prefeito Luciano Ducci (PSB) está em ligeira desvantagem em relação aos outros dois. Tem entre 16,3% e 22,7%. Mas, considerando a margem de erro da pesquisa (3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos), os três estão tecnicamente empatados.

Em um eventual segundo turno para definir o próximo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) venceria os confrontos contra Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Júnior (PSC). Se a eleição fosse hoje, o pedetista teria entre seis e oito pontos de vantagem, respectivamente. A possibilidade de a decisão ficar para a segunda etapa é grande, segundo o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

Se a disputa do segundo turno ocorresse entre Ratinho e Ducci, o vencedor seria decidido por uma diferença mínima de votos. Eles aparecem tecnicamente empatados: 42,7% para o atual deputado federal e 42,5% para o prefeito.

Na hipótese de Fruet disputar o segundo turno com Ducci, os eleitores de Ratinho se dividiriam, e tanto o pedetista como o prefeito receberiam votos. Mas, se Ratinho e Ducci protagonizassem a disputa final, Ducci receberia boa parte dos votos (50%) que no primeiro turno seriam de Fruet, mas uma parte menor (37,9%) iria para Ratinho.

Caso o prefeito ficasse de fora do segundo turno, o grande beneficiado seria Fruet, que abocanharia 56,5% dos eleitores de Ducci. Ratinho ficaria com 31%.

“Esses cenários mostram que o eleitor de Ducci e do Ratinho não são muito fiéis. Até a eleição, o voto dessas pessoas pode pular para um lado ou outro, e também vai depender do desempenho do prefeito durante a campanha”, observa o cientista político Luiz Domingos Costa, do Uninter. Segundo ele, Ducci ainda não enfrentou situações de debate ou confronto ou assuntos mais delicados. “O eleitor do Ratinho também tende a vê-lo como o político que providencia uma ambulância, ou alguma coisa de assistência. Mas é preciso vê-lo debatendo algum grande tema.”
Richa transfere mais votos

Independentemente do desempenho de cada pré-candidato, o apoio de alguns “caciques” será importante na definição do voto do curitibano.

A confirmação da candidatura do deputado federal Ratinho Júnior (PSC) à prefeitura de Curitiba é o principal questionamento político da cidade. De acordo com as fontes ouvidas pela Gazeta do Povo, apesar da disposição dele em concorrer, há grandes chances de ele retirar seu nome da disputa.

Leia a matéria completa

A eleição para a prefeitura de Curitiba em 2012 deve ser muito acirrada. É o que mostra um levantamento de opinião feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo. A pesquisa ouviu eleitores entre os dias 4 e 8 de dezembro.

O ex-deputado federal Gustavo Fruet, que em setembro trocou o PSDB pelo PDT, aparece na frente em todos os quatro cenários pesquisados, com variação de 20,3% a 28,5% das intenções de voto. Mas está praticamente empatado com o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), com índices variando de 18,9% a 27,7%. O prefeito Luciano Ducci (PSB) está em ligeira desvantagem em relação aos outros dois. Tem entre 16,3% e 22,7%. Mas, considerando a margem de erro da pesquisa (3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos), os três estão tecnicamente empatados (veja os resultados ao lado).

Fruet apresenta um desempenho melhor entre os eleitores homens e os que tem ensino superior. Ratinho tem mais votos entre as mulheres e as pessoas que cursaram apenas o ensino fundamental. Ducci consegue mais destaque entre as mulheres e as pessoas com ensino médio completo.

O cenário em que os três menos teriam votos é aquele com políticos conhecidos que já disputaram a prefeitura: Angelo Vanhoni (PT), Rubens Bueno (PPS) e Rafael Greca (PMDB). O cenário em que mais teriam votos seria aquele sem candidato do PT, partido que pode vir a apoiar Fruet.

9 Comentários

  1. Éééé…estas pesquisas a 1 ano das eleições mostram pouco! Mas, se forrem Fruet e Ratinho para o 2º turno, vai sair faísca! Provavelmente Beto/Ducci vão apoiar Ratinho Jr. É esperar para ver! Ducci tem a máquina…que faz MUITOS VOTOS! Tá tudo indefinido! na minha opinião, nenhum dos 3 está realmente garantido no 2º turno!

  2. Ducci vai ganhar a eleição do ano que vem, pelos seguintes motivos:

    – Popularidade alta de Beto Richa (74%), principal aliado do prefeito;

    – Avaliação positiva da gestão Ducci na prefeitura, de acordo com levantamentos recentes;

    – Apoio de uma legião de partidos (PSDB, PSB, DEM, PP, PTB e, possivelmente, PPS), o que se refletirá em um elevado tempo de TV e rádio;

    – Baixa rejeição.

    Como paulistano, eu já vi esse filme em 2008, quando Kassab foi reeleito em São Paulo.

  3. Capao da Imbuia Responder

    O mais preparado e com maior cacife eleitoral em Curitiba e o nosso Gustavo FRUET.
    Os demais foram fabricados pelos seus padrinhos, não que o Guga seja pagao, mas os outros dois tem a bençao do Ratao pai e o outro do turco lento.

  4. cidadã indignada Responder

    Se eu fosse curibana eu votaria em ducci com certeza pois o que ele faz por Curitiba ele merece e deve ganhar,,,,,Fruet me decepcionou com a mudança dele em outro partido….poderia até mudar, mas nunca começar a puchar o saco depois de criiticar alguem…a pessoa tem que ser autentica naquilo que fala………

  5. Requião vai apoiar o Luciano o Beto ja ta negociando o apoio do PMDB para o Luciano Ducci, dai vai ficar facil pro GUGA ganhar a eleição em 2012.

  6. A Gazetosa está querendo confundir a cabeça da tigrada, falta ainda muito tempo pra eleição. Muita água ainda vai passar por baixo da ponte. E até lá o prefeito pode começar a governar melhor. ACarlos

  7. Tenho falado essa eleicao e do Gustavo Fruet…Nao tem rejeicao..E o mais preparado p o cargo de prefeito…Penso que ganha no primeiro turno…Fruet e o queridinho dos Curitibanos…

Comente