Uncategorized

CPI da Câmara aprova relatório que isenta Derosso

de Ivan Santos do Política em Debate

Por seis votos a três, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Curitiba que investigou as denúncias de irregularidades nos contratos de publicidade da Casa aprovou relatório que isenta o presidente licenciado, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), de qualquer responsabilidade no caso.

Segundo o relator, Denilson Pires (DEM), a CPI encontrou indícios de irregularidades, mas não conseguiu comprovar materialmente a responsabilidade de ninguém nas mesmas. Os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Pedro Paulo (PT) apresentaram relatório paralelo, responsabilizando diretamente Derosso, e pedindo seu afastamento definitivo do cargo de presidente do Legislativo municipal.


Votaram com o relatório oficial, além do relator, Denilson Pires, os vereadores Nely Almeida (PSDB) , Emerson Prado (PSDB), Paulo Frote (PSDB), Zezinho do Sabará (PSB) e Zé Maria (PPS). Votaram pelo relatório paralelo, além de Salamuni e Pedro Paulo, o vereador Tito Zeglin (PDT).

O relator admitiu que a comissão de licitação da Câmara “falhou” ao permitir que a empresa Oficina da Notícia, de propriedade da jornalista Cláudia Queiroz, atual esposa de Derosso, participasse da concorrência para contrato de R$ 5,1 milhões, para serviços de publicidade da Casa, em fevereiro de 2006, quando ainda ocupava cargo em comissão na Câmara. Mas alegou que “não há como comprovar que houve dolo”. Segundo ele, também “não se tem evidências de que a Mesa Executiva” tenha permitido essa irregularidade propositalmente, para favorecer a empresa.

“O fato de Cláudia não ter informado ser servidora foi mais uma irregularidade”, avaliou Pires. Sobre o fato da jornalista e Derosso já manterem relacionamento quando o contrato foi prorrogado, o relator admitiu que isso “pode efetivamente ser considerada uma infração ética”, mas alegou que caberia ao Conselho de Ética da Casa, e não à CPI, julgar isso.

Sobre os gastos de R$ 14 milhões com o jornal “Câmara em Ação”, Denilson Pires alegou “não haver evidências de malversação do dinheiro público”. O relatório se limita a recomendar o encaminhamento dos documentos ao Ministério Público, para apuração de responsabilidades.

29 Comentários

  1. O pior foi o relatório paralelo apresentado pela oposição, que foi praticamente uma cópia do relatório do Denilson Pires. Os vereadores da oposição foram durante 5 dias convidados a participar das reuniões para a compilação do relatório, mas não foram, preferiram fazer mídia, apresentando um outro, como se os fatos que eles levantaram fossem diferentes do relatório de 300 paginas do relator oficial e as mais de 3mil páginas que compõem todo o processo. Isso é política.

  2. CAÇADOR DE CORRUPTOS Responder

    Reamlente este pais é uma vergonha. Depois que Lula e Dilma passaram a dar guarida a estes bândidos, ninguem mais tem medo de cadeia porque sabem que no Brasil, impera a impunidade.

  3. Alguém tinha dúvidas que isso não iria acabar e pizza. Só que o sabor dela foi muito amargo para os que pedem justiça com gasto do dinheiro público que deixou a conta do italiano mais gorda. ISSO É UMA VERGONHA. Só tenho a dizer para os vereadores que foram a favor deste papelão. Em 2012 tem eleição e os nomes de vocês eu já coloquei na lista negra e farei questão de distribuir para amigos e vizinhos para não votarem em vocês. Assim quem sabe uma temporada trabalhando de verdade como qualquer cidadão, vocês darão valor ao dinheiro que faltou para outras necessidades da população curitibana.Os postos de saúde estão aí para provar a falta de comprometimento. Lá se entra vivo e sai morito.
    Parabéns puxa sacos do italiano, em 2012 tem volta nas urnas. Só para lembrá-los,a poucos dias a RPC publicou o indice de rejeição dos 28% de aumento dos seus rendimentos e a rejeição ficou em 98%, acredito que agora está rejeição deve ficar em torno de 99,99%. Como se diz a justiça é dos homens, mas o foto é do povo.

  4. Creio que o relator deveria ser o Sombra. Pois o Sombra tudo sabe e tudo vê e só o Sombra sabe o que se esconde atras das paredes da sala das comissões, aliais nome bem sugestivo para sala de reunião dos nobres edis.

  5. DIONISIO ALPENDRE Responder

    TODAS AS PESSOAS QUE PROCEDEM MAL, UM DIA PAGA, E SERA MUITO CARO, TALVEZ IRA CHORAR LAGRIMAS DE SANGUE, E DAI SERA TARDE

  6. antonio francisco da silva Responder

    quando se quer encontrar defeitos não se verifica virtudes.Se o Derosso fosse do PT/pmdb já estaria condenado pela midia e cia,mas sendo do tucanato nativo,nda de mais afinal o que vale 30 milhões de reais algumas centenas de csas para pobres e nada mais.

  7. Esperar o quê dessa gente…Até o Jaime Lerner foi condecorado, exatamente no mês de reajuste das tarifas dos pedágios!!!

  8. ESTE PAIS NAO É SERIO Responder

    DEPOIS DIZEM QUE ALICE VIVIA NO PAIS DAS MARAVILHAS,NESTA PAÍS O POVO PASSA A MÃO NO DINHEIRO DO POVO E PARA NAO IR PARA A CADEIA PERDE O CARGO, E TUDO FICA COM DANTES

  9. Não há como comprovar dolo? PELAMORDEDEUS, isso é corporativismo podre.Estão tendo aulas com o lula e a corja de ladrões do pt?

  10. Alô, é da pizzaria? Faz favor, manda 50 pizzas aqui para a Câmara Municipal… Ah, vamos pagar com cheque do Derosso… Valeu, obrigado!

  11. Ele é do PSDB,e o pessoal desse Partido,não admite acusação,são os santinhos,estão privatizando a corrupção também.

  12. Eleição 2012 Responder

    Espero meus caros Vereadores que o eleitor não tenha amnésia em Outubro e se lembrem dessas SACANAGENS que Vossas Senhorias estão fazendo c/ o POVO de Curitiba.
    Alguém tinha que fazer cartazes c/ nomes e fotos dos que foram a favor do Sr. Derosso até Outubro p/ que o eleitor não esqueça e faça JUSTIÇA, BANINDO essa turma da CASA do povo, que do povo não tem nada.
    E tenho dito!!!

  13. TURMA DA CAPITAL! AGUARDEM!!!! ANO QUE VEM, EM 2012, VÃO SER TODOS CAMDIDATOS OU CAMARADAS DO TAL ABSOLVIDO DA ROBALHEIRA, ESSE MESMO LEU A CARTILHA DOS JUSTOS DA ALEP; POR AQUI SÃO CHAMADOS DE PELEGUEIROS; ERAM OVELHAS E SE VENDERAM POR FAVORES QUE OS BONIFICARAM COM A PRÓPRIA PELE.

  14. Esses vereadores acabaram de enterrar a releição do Luciano. Todo o povo Curitibano tava esperando por uma punição ao Derroso.

  15. senhor caçador de corruptos, o Derosso faz parte da turma do psdb/dem/pfl ou seja da direita elitista de Curitiba ha pelo menos trinta anos,e o culpado deste desvio são os politicos do PT,reflita antes de escrever m.

  16. aproveitando a indignação desta noticia,vão até o blog da joice e leiam a noticia que o sobre a inclusao do rossoni no processo que a rpc e o mp condenaram apenas o bibinho,justus,curi,etc

  17. MAS UMA VEZ A OPOSIÇÃO TENTA COM FALICIAS E SEM PROVAS MANCHAR A cÂMARA DE CURITIBA E A PREFEITURA, GENTE ………….ACUSAR SEM PROVAS É FACIL MESMO, INDICIO DE IRREGULARIDADES TEM ATÉ LÁ EM CASA, QUANDO A DONA VÉINHA ME DIZ NÃO GASTE COM CACHAÇA E EU USO O TROCO NA COMPRA DA GARRAFA, MAS E O ……………..MENSSALÃO DO PT………… PROVADO E RE APROVADO QUE HOUVE ?????????????
    SERÁ Q RENATINHA, PEDRO PAULO, TITO, SALAMUNI……OPS AOS PIAS DA PRAÇA DO SEMEADOR QUE GOSTAM ……RSRSRSRSRS…….ELE SABE NÉ….!?!?!?!?!?……….

  18. Verdade seja dita Responder

    Muito bem, agora será que a oposição pode me informar de onde vieram os alunos das escolas para manifestações em horario de aula e os funcionarios que estão a disposição de sindicatos podem fazer manifestações em horarios de expediente normal ????????????????????????
    Diz ai ………. SISMUC, CUT ( Roni Borbosa ), FEMOTIBA (Feltrin) nomeado onde mesmo???? ******* ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ******** Vamos vereficar estas IRREGULARIDADES……

  19. A política paranaense, a curitibana, é um nojo. Retrato da população arrogante, hipócrita, ignorante e venal que aqui impera.

  20. Podador de roseiras Responder

    Hugo, manda mais umas 10 pra mim e po~e na conta do ROSINHA….. há, há, há, sou um “sem pizza” e mereço respeito viu!

Comente