Uncategorized

Sistema de saúde-escola de São José dos Pinhais é premiado pelo SUS

A iniciativa da Prefeitura de São José dos Pinhais de implementar o sistema municipal de saúde-escola foi premiada neste mês pelo Ministério da Saúde. O relato da experiência são-joseense ficou em oitavo lugar no concurso “Prêmio Inova SUS” e irá receber uma quantia de R$110mil para dar continuidade ao trabalho de valorização dos profissionais e da residência médica.

O nome do projeto premiado é “O processo de implantação do sistema municipal de saúde-escola como estratégia de gestão do trabalho e da educação na saúde em São José dos Pinhais”, escrito por Giseli Cipriano Rodacoski, chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde.

Giseli descreveu as dificuldades encontradas para a implantação do sistema, que se caracteriza como uma estratégia de ação para a execução da política de Educação Permanente no Município. Nesse modelo, cada estabelecimento da rede de saúde se constitui como cenário para ensino-aprendizagem.

Uma das consequências desse processo foi a implantação da residência médica em São José dos Pinhais, que teve sua aula inaugural em março deste ano. “Quando foi decidido implantar a residência, a ideia era valorizar os profissionais e fazer com que eles quisessem se instalar e permanecer trabalhando no município”, explica. Segundo ela, a valorização não é apenas dos residentes. “Consequentemente se valorizam os médicos que já trabalhavam aqui, toda a equipe que está junto”, complementa.

De acordo com a chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa, para que a residência desse certo também foi necessária a interação entre várias secretarias municipais. “Esse processo todo não é rápido; já houve um grande avanço, mas ainda falta muito”, destaca. “Várias pessoas hoje estão trabalhando melhor, dentro do sistema municipal de saúde-escola estamos também capacitando os servidores”, afirma.

Para Giseli, o prêmio Inova SUS serve para “valorizar todo esse processo de empreendedorismo de São José dos Pinhais, para que sirva também de modelo para outros municípios”.

Comente