Uncategorized

Alvaro Dias candidato
a presidente

Do Congresso em Foco

Em entrevista, Alvaro Dias defende a realização de prévias partidárias, diz-se disposto a encarar a corrida presidencial e espera a unidade no ninho tucano com o fim da imposição dos nomes de Aécio Neves e José Serra.

Em 1989, o atual líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disputou com Ulysses Guimarães a indicação do PMDB, seu ex-partido, para a Presidência da República. Mas, além do prestígio do “doutor Constituinte”, Dias ainda teria de enfrentar os presidenciáveis peemedebistas Íris Rezende e Waldyr Pires. Sem respaldo da maioria, o então governador do Paraná (1986-1989) saiu do páreo. Vinte e três anos depois, o tucano volta a colocar seu nome como possível candidato à presidência. A intenção é fazer o partido sair da polarização entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador de São Paulo José Serra.

“Imposição da cúpula desestimula militância”

Para Alvaro Dias, a imposição dos nomes de Aécio e Serra atrapalha a “unidade partidária”. Por isso, defende a realização de prévias partidárias para a escolha do novo candidato. Nas últimas eleições presidenciais, os candidatos tucanos foram escolhidos por um pequeno grupo, composto em sua maioria por partidários paulistas. Uma vez chamado, o senador garante que encara nova disputa. “Não podemos fugir a esta responsabilidade. O PSDB tem uma enorme responsabilidade, que é apresentar uma proposta alternativa de poder para o país. Uma proposta consequente, inteligente, responsável, mas que signifique mudança desta realidade”, afirmou o tucano, em entrevista gravada pelo jornalista José Maria Trindade, da Rádio Jovem Pan, na última quinta-feira (12). Para ele, é o partido quem deve estimular o debate.

“O melhor ambiente para a proposta do debate é a realização de eleições primárias. Assim, todos os postulantes, de perfis diversos, poderão colocar seus nomes para que o debate ocorra. Nós vamos revitalizar o partido, conferindo a ele uma maior organização, com filiações em massa. Nós vamos, certamente, construir uma unidade – porque quem participa de um processo democrático não tem autoridade moral e política para ser dissidente”, acrescentou Dias.

Ouça aqui trechos da entrevista com Alvaro Dias

Alvaro Dias acredita que o partido deve começar agora, quase três anos antes das eleições de 2014, a discutir os nomes para a corrida presidencial. Na visão dele, é preciso produzir um “ambiente de convocação” que legitime a escolha do presidenciável tucano. Nesse sentido, a convocação de eleições primárias, ou prévias partidárias, deve indicar o perfil ideal da candidatura.

“Acho que o PSDB tem o dever de, logo no início das atividades deste ano, definir o modelo de escolha do candidato à Presidência da República, optando pela democratização do processo. Usando esse expediente das eleições primárias, que envolveriam todos os militantes do partido. Eles não seriam convocados apenas para aplaudir no dia da convenção”, defendeu. O tucano sugere que os pré-candidatos poderiam, no processo de disputa, multiplicar os procedimentos de filiação em massa, em estratégia que levaria à unidade do PSDB.

“Ainda não fui chamado”

Líder do PSDB desde que seu antecessor no posto, Arthur Virgílio (AM), não conseguiu se reeleger em 2010, Alvaro Dias iniciou a carreira política como vereador, em 1968, pelo antigo MDB. Em sua trajetória no Legislativo e Executivo estaduais, até chegar ao Senado, Alvaro integrou partidos de diferentes correntes ideológicas, como PMDB, PST e PDT. A pluralidade não o impede, diz, de ser o representante do PSDB nas eleições presidenciais de 2014.

“É preciso consultar os militantes. Tenho a cautela de não antecipar as decisões pessoais. Não cabe priorizar uma ambição pessoal. É necessário convocação”, ponderou o senador ao Congresso em Foco, acrescentando que o cronograma do partido deve obedecer à definição do processo de escolha, em busca de um perfil ideal, e à valorização da militância. “Se eu fosse chamado [pela maioria do PSDB], atenderia. Mas ainda não fui chamado.”

Na ausência dos demais líderes oposicionistas no Senado – como Aécio Neves, José Agripino (DEM-RN) e o líder demista Demóstenes Torres (GO) –, o paranaense foi a voz isolada entre os senadores a contestar o ministro, respaldado pela ampla maioria governista na comissão – ele é o único senador da oposição a integrar o colegiado. Autor de um dos requerimentos de convocação de Bezerra, o tucano se valeu dos holofotes do plenário para marcar posição em um cenário de oposição mais forte entre os deputados, com as presenças de Rodrigo Maia (RJ), ex-presidente nacional do DEM, e do líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP).
Voltar ao topo

39 Comentários

  1. Santo Deus. Só faltava essa. Alvaro Presidente do quê…rinha de galo, briga de canário da terra, dos criadores de curió………etc. O Rubens Bueno vai ser o vice….

  2. Gosto do Alvaro Dias, o melhor Senador do Brasil, injustiçado pela turma do PSDB-PR, mas, com todo respeito, ta me cheirando pedido de aposentadoria da política com saída honrosa.

  3. Eu sinto o desprezo da cúpula do PSDB nativo, um homem que poderia ter o respeito do governador Beto Richa, sofre um isolamento local.
    Pergunta com resposta em 2014, se o Gustavo Fruet se eleger prefeito, se Gleisi Hoffmann vir bem nas pesquisas…. Não seria prudente manter o Alvaro dias próximo?
    Vejamos, no último dia de filiação em 2013 o Alvaro Dias volta ao PDT, se o PSDB pedir a vaga dele nos senado, poderá se manter até o final do mandado, mesmo que seja por liminar.
    Quem garante que o PDT não vá fechar com a Gleisi e, o Alvaro Dias entrar na chapa majoritária pra disputar o senado?
    Em política tudo é possível
    Cuidado Beto, cuidado, a reeleição poderá ser extremamente difícil.

  4. O homem é especialista em cavalos …

    Lembram da cavalaria sobre os professores filhas dos outros … ?

  5. psdb fez muita cagada nas eleiçoes, essa atitude do alvaro é inteligente .. todo mundo ta de saco cheio dessas besteiras do psdb .. precisa de gente cabeça aberta .. nao importa a idade .. precisa ter a mente jovem .. mas realmente proteger só a elite, ja ta manjado !!!

  6. Quem não tem conhecimento de causa e não o conhece so pode mesmo falar besteiras com esse pessoal ai. Grande amigo AD entra nessa que estamos com você. Abração

  7. Sinceramente o Alvaro não tem garantido nem a vaga para ser candidato ao senado pelo PSDB do Paraná garantido como ele que ser candidato a presidente?

    Sem condições depois desse livro a PRIVATARIA TUCANA duvido muito que o PSDB tenha condições de voltar a assumir a presidencia quem não leu ainda deveria ler para ver como esse partido conseguiu atrasar o Brasil e ver a roubalheira que eles fizeram nas privatizações.

  8. VA EM FRENTE ALVARO!

    VC TEM COMPETENCIA E SABERÁ CONDUZIR ESTE PAÍS.

    O PARANÁ ESTARÁ UNIDO COM VC E LIDERARÁ A GRANDE VITORIA.

  9. -Um bom nome para a disputa presidencial. Se o PSDB o indicar e o apoiar será uma grande conquista para o partido, pois até agora sofre de falta de oxigenação de nomes e idéias.
    -Mas terá que ter um candidato à vice que também puxe muitos votos, pois o colégio eleitoral do Paraná é muito pequeno se comparando com SP/RJ/MG.
    -Quanto às privatizações, a única besteira que o PSDB vez, foi privatizar a RFFSA e de forma indireta, sucatear de vez a malha ferroviária brasileira, pois as empresas vencedoras das licitações, utilizam a malha existente, sem previsão de ampliações.
    -De qualquer forma, independetemente de que ganhar as eleições presidenciais, podendo ser PT x PSDB, um fator é sempre constante: o Brasil é refém do sistema bancário, dos grandes capitais, das grandes corporações e de interesses muitas vezes velados, prejudicando, de certa forma, nosso desenvolvimento.

  10. José Diniz, felizmente de vez em quando aparece alguém com comentário coerente… Boa análise a sua: concordo. Também concordo que um grupo tomou de assalto o PSDB PR a favor dos interesses de uma família, contra os interesses do partido… A pior cagada foi inviabilizar a candidatura do Gustavo e a responsabilidade pela sua saída do partido. Tava com a faca e o quijo na mão para eleger o prefeito de Curitiba e por vaidade pessoal jogou no lixo…
    Vai tomar um cacete em outubro e vai sentir o reflexo dessa atitude infantil em 2014 quando o tíbio mandatário do PSDB levar um cacete tentando a reeleição.

  11. O Alvaro Dias é um homen íntegro,e merece o respeito e o nosso voto.Para presidente é o mais preparado e capaz.

  12. Eis aí uma boa idéia.
    Tem experiência, competência e probidade.
    Cavalaria contra comunistas ? ….. não fez mais que a obrigação.

  13. VLemainski -Cascavel-PR Responder

    O Álvaro demonstrou seu prestígio à nação nos poucos dias que concorreu a vice junto com o Serra e que a turma do DEM achou melhor substituí-lo pelo payboy carioca. Naqueles dias vimos a sua força e, certamente, Serra subiria muito nas pesquisas e poderia atyé vencer as eleições, visto o desespero da turma da Dilma. Lamento que muitos paranaenses com visão míope abram mão de um ícone político de nosso estado por motivos gratuitos em detrimento de outros candidatos, quem sabe mais “sarados e de olhos azuis”. Aos desafetos do Álvaro sugiro que conversem com pessoas de outros estados para medir seu prestígio…

  14. Melhor o Alvaro do que aquele traira do Aecio …que é do PSDB mas comunga com o PT …mineiro é tudo igual ..sempre encima do muro !!! Alavro Dias é uma boa opcao !!!

  15. pré candidato a dep.Chui 2014 Responder

    Para Presidente eu voto nele é 45 sim, para presidente bem claro.

  16. Esse é aquele que só ta la para participar de CPIs, nunca vi nenhuma proposta dele ou algo parecido para ajudar o Paraná, sera apenas um coadjuvante nas eleições.

  17. Já se viu que a horda petista ficou apavorada.
    Álvaro Dias é um dos poucos políticos brasileiros que não está contaminado pela chaga petista e diante dela jamais se dobrou, e que tem plenas condições de assumir o posto e recolocar o Brasil no caminho certo, ondem possam imperar, a lei e a ordem e com democracia plena!
    Não esse simulacro que aí está, cuja lama fétida já afoga meio Brasil.

  18. Interior do Paraná Responder

    Infelizmente não tem o reconhecimento político que merece…com certeza foi o melhor governador do Paraná..Mas está sendo injustiçado em nosso Estado..uma das poucas vozes da oposição..continue firme Alvaro

  19. Acho inviavel a candidatura do Alvara para presidente do bairro em que ele mora em Curitiba pois deve perder feio se tiver mais 4 candidatos ele sera o 5º mais votado.
    O pior senador que o Brasil já teve candidato a presidente é uma piada.

  20. fiscal de realeza Responder

    SAI DE SENA UM PRIVATIZADOR SERRA
    O PUDIM DE CACHAÇA AECIO NEVES
    E ENTRA UM PALHAÇO
    QUEM ME DERA SE FOSSE O TIRIRICA

  21. adimir artigas Responder

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  22. Não sou do grupo , não sou do partido, e não sou amigo do senador Álvaro Dias, e em muitas das vezes não concordo com sua opinião sobre vários temas , mas vejo algumas pessoas agredirem não as idéias ou a posição política , mas a pessoa Álvaro Dias, acho de extrema imbecilidade a atitude, quantas pessoas que se conhece que tem uma carreira política e que ocupou se não todos os cargos eletivos na política, quase todos , ou seja , vereador, prefeito, deputado estadual e federal, senador e governador?
    Acho que ele tem o direito de fazer. Não que eu vá trabalhar para ele, mas defendo o direito de fazer e respeito sua atitude.

  23. Por sua postura firme na oposição, é o único candidato do PSDB que tem reais condições de disputar a eleição contra a atual Presidenta. Aecio e Serra estão totalmente ofuscados pela inercia de seus comportamentos, mais parecendo aquele cãozinho acuado no canto da sala. Alvaro hoje é a única vóz da contestatória no Brasil e o eleitor paranaense deveria se orgulhar disso. A disputa entre Aécio e Serra ganhou tal proporção e esta tão anunciada nos seus Estados de origem que, nem o eleitor de São Paulo votaria no Aécio e nem tampouco o de Minas votaria no Serra. Portanto dá para entender o que estou dizendo da oportunidade que tem esse eleitorado dos dois maiores colegios, em escolher uma outra opção, e juntos derrotarem o PT. Não há outra hipótese. Qualquer outra solução não dá nem para competir com a Dilma.

  24. salete cesconeto de arruda Responder

    Hahahahahahah!
    Vai responder cartinhas como o saudoso Afonso?
    E por qual estado?
    Vai limpar o ninho?
    Coitado!
    Depois de ter sido trocado pelo Indio perdeu o rumo.
    Que dó!
    Que dó!
    Nem a globo o quer mais como porta voz. Galãs também envelhecem e ficam carecas não é verdade? Aí a globo – salvo que ainda lhe interesse – joga fora. Sem ouví-los! Como fez com o rapaz negro do suposto ESTUPRO negado pela garota.
    Pois é.

  25. Para quê tanta pressa Álvaro? Até 2014 tem muita água para passar por baixo da ponte. Não faça como o Gustavo, que insiste em por o carro na frente dos bois. ACarlos

  26. Lança o nome na esperança de conseguir uma vaguinha de Vice, mas, não vai conseguir nem legenda para reeleição ao Senado. Se quiser pode disputar uma vaga na Câmara e “lamba os beiços”.

  27. Elton, te agradeço pelas palavras, muitas vezes sou massacrado por pessoas que usam pseudônimos, eu assino com meu nome, e analiso sem paixão partidária, mas tem verdades que não podemos esconder.
    Deus abate os soberbos e levanta os caídos.
    A turma do governador está prejudicando o Beto, isolando ele de muita gente boa, se achar que tudo se pode, é perigoso.
    Já vi políticos na lona, se levantar. Lembra do Sérgio Mota, o trator?
    No primeiro mandato do Jaime Lerner no governo, ele tripudiou, muitos achavam que o Lerner não se reelegeria… O homem morreu e, o Jaime Lerner se reelegeu! (SEM INTENÇÃO DE RIMA).
    Humildade, prudência, cuidar dos aliados e não subestimar os demais, faz muito bem.
    Sou grato pelas palavras Elton.

  28. sergio silvestre Responder

    É UMA PENA ALVARO,VOCE É BENJAMIN BUTHON AO CONTRÁRIO,NASCEU E CRESCEU SENDO UM GRANDE POLITICO,GRANDE GOVERNADOR NA SUA FASE VERDE.
    AGORA ENVELHECENDO,QUANDO PODERIA USAR SUA EXPERIENCIA,REGRIDE PODENDO CHEGAR A OVO,DE TANTA CABEÇADA QUE ESTÁ DANDO.
    JAMAIS PODERIA TER DEIXADO SUA VASTA POPULARIDADE CAIR TANTO NO PARANA.
    ESTÁ SE MUDANDO PRÁ BRASILIA,OUTRA BESTEIRA,NA DESCENDENCIA POLITICA E FISICA,E BOM O BETO RICHA TOMAR COMO EXEMPLO,O QUE O PSDB PODE FAZER COM
    QUALQUER CIDADÃO.
    NESTE BURACO NEGRO,FURAM SUGADOS,FHC,SERRA,
    NO REDEMOINHO PARA SEREM SUGADOS,ALVARO,AÉCIO
    BETO RICHA.

Comente