Uncategorized

Alvaro Dias questiona polarização Serra X Aécio

Do Josias de Souza

O PSDB compareceu às últimas três sucessões presidenciais trincado. Nas brigas internas, José Serra sempre liderou um dos polos. Em 2002, Serra tornou-se candidato contra Tasso Jereissati. Em 2006, Serra abriu mão em favor de Geraldo Alckmin. Em 2010, Serra escanteou Aécio Neves.

Pela lógica, o insucesso eleitoral desrecomendaria a reiteração do atrito. Porém, como que afeiçoado ao erro, o tucanato se repete. Na ante-sala de 2014, reincide na divisão interna. De um lado, de novo, Serra. Do outro, novamente, Aécio.

Líder do PSDB no Senado, Alvaro dias (PR) insinua-se como uma improvável terceira via tucana. Em entrevista ao repórter André Gonçalves, o senador declara: “Ninguém pergunta se há de verdade essa polarização [entre Serra e Aécio]. Só se escreve que há.”

Alvaro traz para o primeiro plano da discussão um ator sempre negligenciado: os filiados da legenda: “O partido não é feito apenas de governadores, senadores e deputados. É construído pela sua militância. Esses não foram ouvidos sobre a sucessão presidencial.”

Parte dos atores da nova velha divisão dizem que a maioria da legenda, exausta de Serra, prefere Aécio. Mas os partidários do presidenciável eterno evocam 2010 para mantê-lo no ringue: não se joga 43 milhões de votos pela janela, declaram.

Alvaro ressuscita uma fórmula redentora: prévias. Coisa sempre invocada por tucanos, mas jamais implementada. Como que influenciado pelo noticiário sobre a disputa do Partido Republicano, às voltas com a arenga que apontará o adversário de Barack Obama nos EUA, Alvaro rebatiza as prévias de “primárias”.

“Precisamos definir o processo de escolha, o mais democrático possível. E eu não tenho nenhuma dúvida de que o modelo adequado, e até o modelo de salvação da oposição, é o das eleições primárias. É o caminho para a construção da unidade partidária, a única forma para revitalização do partido.”

O Datafolha acaba de informar que Dilma Rousseff, aposta reeleitoral do PT, chegou ao final do seu primeiro ano com popularidade mais vistosa que a de todos os seus antecessores. E o PSDB, uma agremiação de amigos 100% feita de inimigos, continua brincando de esconde-esconde.

8 Comentários

  1. Daí o segredo das vitórias do PT. Enquanto o PSDB se matam no ninho, os PTistas com o comando do LULA e direção Nacional, determinam quem será o próximo a vencer a batalha. Viram ? quem imaginava que a DILMA seria eleita Presidenta ? Todos achavam que seria derrota na certa, ou talvez, com o Palloci, Mercadante, aquela Marta Suplicy e daí à fora. Hoje, nem os tucanos acreditam na eleição da DILMA. Na realidade, eles esperavam um candidato do sexo masculino e focaram todas fichas e críticas nos homens do PT e esqueceram a trunfo PTista. Se começarem de novo com esta briguinha interna dentro do ninho tucano, logo, a GLEISI poderá até ser a Presidenta, também!
    Aqui no Paraná não será diferente. O PT determinou que será o Fruet.

  2. “PRÉVIAS” UMA PROPOSTA INTELIGENTE!
    Entre tantas manifestações políticas que se coloca bo jogo da sucessão em 2014, esta, do Senador Alvaro Dias, tem uma luz a guiar os destinos daqueles que estão intrincheirados do lado da oposição no Brasil.
    Poderiam dizer que, se pretende copiar o sistema americano. Pode ser. Até porque, as coisas boas merecem serem copiadas.
    As prévias, na verdade, é uma pré-campanha que envolve diretamente os filiados ao Partido, mas indiretamente, toda a socieddade vai assimilando as condições do candidato.
    Um recente pretendente dos EUA, foi a lona por questões de Imposto de Renda.
    Assim, vão sendo eliminados obstáculos que podem, durante o calor da campanha, diminuir o ímpeto do candidato.
    Na Campanha, propriamente dita, os concorrentes terão muito mais tempo para apresetar de fato suas propostas, uma vez que já passaram por um julgamento perante à sociedade.
    O Senador Alvaro Dias, sabe bem como funciona este sistema.
    Tantas vezes julgado e sempre com o nome limpo na praça.
    Bem que poderia estender para todo o País.
    Finalmete, o Paraná estaria competindo em pé de igualdade com os demais Estados.
    José Ivaldece – é jornalista

  3. O PSDB está se enterrando e cada um está pensando em salvar a própria pele, e mais nada..

  4. ÁLVARO, POR FAVOR ACEITE CONCORRER AO GOVERNO DO RIO, BRASILIA OU ILHA DAS PEÇAS!
    QQ COISA QUE MANTENHA ESTA MATRACA MAIS OCUPADA!

Comente