Uncategorized

Sob Dilma, Casa da Moeda vira escândalo
sem pai nem mãe

O Diário Oficial é o mais obscuro território da administração pública. Ele se nutre de sombra como uma planta de luz. Chama-se Luiz Felipe Denucci a penúltima manifestação da anti-fotossíntese.

Denucci presidia a Casa da Moeda, pedaço da administração pública assentado no Ministério da Fazenda. Aqui e ali pipocavam no colo dele pequenas suspeições. De repente, um estrondo.

Empresas abertas em paraísos fiscais. Espanto! Em nome de Denucci e da filha Daniela. Assombro! Movimento de US$ 25 milhões. Pasmo! Dinheiro provido por fornecedores da Casa da Moeda. Estupefação!

Ao saber que o barulho viraria manchete, Mantega mandou Denucci ao olho da rua. Descobriu-se que o ministro já sabia que convivia com um auxiliar de alta octanagem. Dera de ombros.

Consumado o estrondo, Mantega grita, na boca do palco: “Eu não conhecia essa pessoa, o Luiz Felipe [Denucci], nunca tinha visto. Recebi o currículo da mão do Jovair Arantes [líder do PTB na Câmara].”

Na véspera, o deputado cassado Roberto Jefferson (RJ), presidente do PTB, afirmara coisa diferente: “O Mantega chamou o Jovair e pediu um aval. Ele não é do PTB. Ele é do Mantega. O PTB fez um favor ao Mantega e se deu mal.”

O ministro esforça-se para desdizer Jefferson. Sustenta que, tempos depois da fatídica nomeação, “o próprio Jovair Arantes manifestou desejo de trocar o indicado, pois não estava correspondendo às expectativas dele.”

O caso exige que sejam consideradas todas as hipóteses. Na melhor das hipóteses, Mantega colocou na presidência da estratégica Casa da Moeda uma pessoa que não conhecia, indicada por um deputado que, por obscuro, o país desconhece.

Na pior das hipóteses, é Jefferson quem diz a verdade. O PTB fez um “favor” a Mantega, converteu-se em barriga de aluguel de Mantega e deu-se mal. E mambas as hipóteses, o escândalo pariu um órfão. Afinal, quem pariu Denucci?, eis a interrogação que lateja.

De concreto, por ora, apenas uma certeza: o governo leva o fisiologismo a sério. No entusiasmo, esquece de maneirar. Já se sabia que a Casa da Moeda fazia dinheiro. Descobre-se agora que a produção é insuficiente para atender toda a clientela.

Mantega tranquiliza a nação. “Uma comissão de sindicância” vai analisar a encrenca. “Além disso, o Ministério Público também está apurando.” Não se sabe onde a investigação vai dar. É provável que conclua: Luiz Felipe Denucci era um gestor egoísta.

Vale a pena repetir um trecho de Mantega: “O próprio Jovair Arantes manifestou desejo de trocar o indicado, pois não estava correspondendo às expectativas dele.”

20 Comentários

  1. Vigilante do Portão Reply

    Estou insistindo na pergunta:

    País SÉRIO, tem POLÍTICO dirigindo Casa da Moeda?

    É assim na Alemanha?
    É assim nos EUA?
    É assim na Inglaterra?

    Essa história não está bem explicada.

    Mantega, como Ministro da Fazenda, diz que nem conhecia o Diretos da Casa da Moeda?

    São 3 hipóteses:

    É MUUUUIIIIto incompetente;
    É um fantoche de ministro, ou
    É um MENTIROSO.

    Fico com as 3 hipóteses.

  2. Regina A Pereira Reply

    “Quando eu era criancinha lá em Barbacena” perguntei prá minha mãe o que era um político. Ela disse que era uma pessoa eleita pelo povo para cuidar dos seus interesses junto ao governo. Eu fiquei sensibilizada com o altruísmo de um político. Mas era só teoria.

  3. A nação clama por um movimento com a dimensão imaginária de um novo Brasil bem menos corrupto. O que é necessário fazer para afugentar e punir os estelionatários de mandatos os ocupantes de cargos de confiança e de cargos de carreira a serviço de causas pessoais em detrimento do povo ?
    Quando o povo vai despertar ?
    Acorda Brasil !

  4. O BRASIL SÓ VAI SE VER LIVRE DA CORRUPÇÃO E DA ROUBALHEIRA,QUANDO O SAPO BÊBADO EMBARCAR PARA O OUTRO MUNDO.

  5. Cajucy Cajuman Reply

    A podridão política infecta o ar na Capital da República e nos quatro cantos do país. Gente rápida no gatilho da corrupção, do levar vantagem em tudo e sem consciência da importância do cargo, da honra e dos bons costumes.

    Querem mesmo é enfiar a mão no jarro e se dar bem. O tal Luis Felipe Danucci não satisfeito com o muito que ganhava na Casa da Moeda, queria mais. E acabou também empurrando para o lamaçal a própria filha Daniela.

    Ninguém merece um pai desse quilate. Aliás, isso só vai mudar quando estes figurões da republica dominada e aliciada pelo oportunismo e falta de ética com cidadania zero, forem parar na cadeia com todas às honras de uma nação que respeita o seu povo, o patrimônio público e o erário.

    Enquanto isso não acontecer, a festa da corrupção continua animada nos porões e nos andares superiores do poder.

  6. CAÇADOR DE PETISTAS Reply

    Não fossem os atuais caras pintadas aliados ao PT, DILMA ja teria sido mandada pra casa. É uma vergonha o que vem acontecendo no Brasil. Um pais que perdeu sua identidade, que aceita todo tipo de sujeira, todo tipo de mentira e manipulação por parte de Lula da Silva, o pai dos mensaleiros, o homem que institucionou a roubalheira no pais como ato completamente normal. & ministros indicados por Lula e protegidos por Dilma, foram mandados pra casa, graças a imprensa. Até quando os brasileiros irão se submeter a tanta baixaria? Até quando irão aceitar tantaroubalheira por parte de um partido que sempre pregou a moralidade?
    Até quando os brasileiros irão acreditar nas mentiras de um louco COMUNISTA, o falastrão cahamado Lula?

    Impeachment de DILMA Já.

  7. Duvido que o dinheiro seja do Denucci. Com certeza é do Mantega, um desqualificado q virou ministro.

  8. salete cesconeto de arruda Reply

    Parece que esse cara aprendeu com Verônica e Cerra como mandar dinheiro lá para fora. Cada qual com sua fonte. Não?!

  9. Parreiras Rodrigues Reply

    Na GP hoje, matéria mostra que ministros caem mas não sofrem punição alguma.

    A não ser então, na escola os filhos e nos cabeleireiros as mulheres serem apontados às escondidas como beneficiários do ataque ao butim.

    É, a impunidade continua sendo estímulo para mal-feitos e em todas as esferas, desde os corredores dos palácios até as favelas dominadas por barões do tráfico.

    E sobre barões, há quem acredite que eles estão nas penitas de segurança máxima.

    Nada disso, malandragem, lá estão os prepostos.

  10. Parreiras Rodrigues Reply

    Ué, mas ninguém devolve p… nenhuma?

    A impunidade é mesmo o maior incentivo às roubalheiras do período.

    Ninguém contesta que antes, todos os membros de todos os governos eram bonzinhos. Mas nunca se roubou tanto, tão descara e tão impunemente.

    E não adianta o sr. Lula alardear que mandava investigar todas as denúncias.

    Roubos piramidais foram feitos e os seus autores estão ai, vendendo palestras, vendendo auditorias, nos parlamentos, belos, ricos e paparicados.

    Funciona assim: O cara assume o ministério, mete a mão no jarro e é mandado prá casa. Prá usufruir da ida ao butim.

    Pouco se lhe incomoda o filho na escola e a mulher no cabeleireiro serem apontados pelas costas, como beneficiários dos afanos.

    Fina Estampa e Insensato Coração mostram isso.

  11. CAÇADOR DE PETISTAS Reply

    Em um país sério não faltariam cadeias com boas trancas para essa gente sem vergonha na cara. Espero que um dia meus filhos e meus netos possam ver isso acontecer. Só vejo uma solução para a atual corrupção instalada no País: a aplicação da pena comunista aplicada pela China para os seus corruptos. Basta uma execução sumária, Quando uns 100 corruptos forem executados, os outros passarão a ser honestos.
    No mínimo o crime deveria ser transformado em crime hediondo, sem direito a progressão e liberdade condicional.
    Afinal de contas a cada real surrupiado do erário público é real que deixa de ser investido na saúde, transporte, segurança etc. Quantas pessoas morrem todos os dias por falta de atendimento médico e outras mazelas, enquanto isto os PTralhas estão gastando esse dinheiro comprando mansões, carros luxuosos e juntando dinheiro que depois não têm explicações sobre a origem.

  12. lula e pt não inventaram a corrupção, mas abriram as comportas da corrupção.
    Pode ter certeza, são mais de 50 milhões de brasileiros que tem nojo de ver a cara de lula na midia podre.
    Nunca antes na historia dessepaís alguem foi tão enojado.
    As pessoas ingenuas que ainda acredita nesse elemento é porque a midia podre o transformou num super star.

  13. PAGADOR DE IMPOSTOS Reply

    Como diria Rui Barbosa… O povo tem o governo que merece. Pergunto. Merecemos ou não merecemos governos desse naipe? Muitos diriam… Não, não merecemos. Mas lembro-lhes que as câmaras, prefeituras, assembléias e governos estaduais e federais, apenas espelham a composição do cerne da sociedade brasileira. Ora, tais ” politicos” são, ( quer queiram ou não ) representantes do povo brasileiro. Assim, o que podemos perceber, é que a sociedade esta doente. E o reflexo dessa doença evidencia-se na incapacidade do politico atual (brasileiro como eu e voçê), de envolver-se com as necessidades coletivas. Ao contrário, a grande maioria (antes de ser poder), promete mundos e fundos, faz cara de coitadinho e até chora pelo nosso voto. No entanto,(Depois de eleito e no poder), lembra-se apenas de si mesmo e de suas necessidades. Resumindo. A egoismo e ganância são monstros sombrios e devastadores. (”Veja”) o que eles estão fazendo conosco. Meu recado é: Não há nada de errado querer as “coisas” na vida, ter sucesso e realizar-se. Desde que haja mérito nessas conquistas. Ou seja, através do trabalho honrado, da ombridade e do equilibrio. !!! Força Brasil !!!

  14. TONHÃO 2012 Reply

    AGORA ESTÁ COMPLETO O ROMBO NO GOVERNO DO PT. METERAM A MÃO NA CASA DA MOEDA!!!! DUVIDO QUE NINGUÉM RESPONSAVEL POSSA ALEGAR DESCONHECIMENTO O ASSUNTO.. SE FOSSE UM POBRE ROUBANDO UM POTE DE MARGARINA PARA MATAR A FOME, SERIA PRESO E ESCRACHADO EM PRAÇA PÚBLICA. ASSIM PASSAR UMA IMAGEM DE JUSTIÇA DESSE GOVERNO CORRUPTO. SE NÃO É VERDADE, QUANTOS MINISTROS JÁ FORAM PGOS! E QUANTOS MAIS…

  15. Dar a chave do cofre ao PT é o mesmo que dar a chave da cela ao bandidoe agora como de praxe é colocar a culpa em algum coitado

  16. Antonio Cabrera de Sá Reply

    Estou tão chateado com a politica brasileira, que não tenho vontade nem de comentar, quando devia, meter a boca no trombone. Depois de ler todos os comentarios acima, fico com o mais c ontundente que seria a morte em praça publica, só assim acabariamos com a roubalheira.

  17. Mirian Waleska Reply

    ainda existe uma solução, e está em nós mesmos, está em nossas mãos acabar com isso, devemos reunir um grande número de pessoas e invadir o congresso federal, ocupar ruas e praças, assim como o PT faz quando quer tomar alguma fazenda, esta na hora de exigirmos a saída de toda essa laia instalada no governo federal, a começar pela presidente Dilma, depois todo o congresso. por bem menos o povo brasileiro tirou o Color, ESTAMOS ESPERANDO OQUE? Não precisamos de armas apenas a nossa voz, nem violência, apenas todos unidos no mesmo objetivo, contra aforça do povo nao há governo que resista.

Comente