Uncategorized

Brasiguaios agora ameaçados por “revisão” de documentos de propriedade

O governo paraguaio informou que a Justiça está examinando os títulos das terras, apresentados pelos colonos brasileiros, para determinar sua legalidade. Os que estiverem ocupando terras ilegalmente podem perder suas propriedades. Mas, até a decisão judicial, cabe ao Poder Executivo proteger a propriedade privada.

O problema é que ninguém confia na Justiça paraguaia, muito menos nos novos documentos mapas que surgiram para apoiar a reivindicação de terras por grupos empresariais paraguaios que tem ligações estreitas com o poder.

“Vivemos um clima de incerteza e de tensão, que é prejudicial para a produção agrícola. Estamos colhendo com escolta policial. Mas quem vai continuar investindo nas terras sem saber se vai ser invadido ou se poderá transportar os produtos para serem comercializados ou exportados?”, declarou à Agência Brasil o produtor brasileiro Elói Walter. “Temos medo da violência porque os dois lados estão armados, e qualquer chispa pode desencadear uma tragédia”.

A história do conflito de terras, na fronteira do Paraguai com o Brasil, remonta à ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989). Ele queria desenvolver a região do Alto Paraná e incentivou colonos brasileiros a ocupá-las, vendendo terras fiscais a preços acessíveis. Nas últimas quatro décadas, os brasiguaios (como são chamados os colonos brasileiros que se estabeleceram no Paraguai) investiram na produção agrícola, principalmente na lavoura de soja.

O Paraguai é hoje o quarto maior produtor mundial de soja, mas os paraguaios reclamam que essa riqueza não beneficia a população local: 80% das terras paraguaias estão nas mãos de 2% da população, segundo o governo, que quer promover uma reforma agrária. Um dos maiores proprietários de terras do país é o brasileiro Tranquilo Favero, que está no Paraguai há quatro décadas e naturalizou-se paraguaio.

“Muitos colonos brasileiros não têm culpa: foram usados por Favero, como laranja. Exploram terras que, na verdade, são dele”, disse Ayala. Mas Elói Walter assegura que os títulos dos brasileiros são legais e muito dinheiro foi investido nelas. “Eram terras improdutivas, que nós trabalhamos durante anos, até torná-las produtivas”, declarou. “É o meu caso. Vim para cá há 34 anos, graças à política de incentivo de Stroessner. Tinha acabado de passar no vestibular para medicina, e larguei tudo para começar do zero. Casei e tenho filhos e netos nascidos no Paraguai. Não é justo que agora queiram tirar tudo que construímos”, disse.

As invasões de terras começaram em 2011, mas nos últimos meses aumentaram. O governo paraguaio está enviando policiais à região para proteger os colonos e impedir novas invasões. Mas, segundo Ayala, essa situação não pode continuar assim por muito tempo. Se a Justiça demorar para resolver o problema, eles vão voltar a invadir as terras.

“Será uma invasão ordenada. Permitiremos aos brasileiros colherem o que já plantaram, mas não deixaremos que plantem mais ou que transportem suas mercadorias até resolver a questão”, disse Ayala.

24 Comentários

  1. E Lula dobrou o pagamento de royalties e energia aos Paraguaios…
    Fingiu que não viu Evo Morales “nacionalizar” a exploração de gás que era da Petrobrás e Eike e para piorar admitiu reajuste extraordinário nos contratos de fornecimento ao Brasil…
    Estes paises vizinhos são porta de entrada de drogas e armas admitem e legalizam veículos roubados em nosso País…aos olhos de todos…
    Só fazem desaforos e nós ficamos passivos…sempre cedendo…que absurdo.
    quem levantará a mão dando um basta ?
    Quem apoiará os agricultores brasileiros no Paraguai ?

  2. Mirian Waleska Responder

    Palhaço,

    Com certeza não será a presidente Dilma, pois se quisesse fazer alguma coisa por eles já tería feito. Pode ter certeza, eles estão sem apoio do governo brasileiro, a Dilma é refem de todos esses países, o governo pt sempre mandou dinheiro e favoreceu esses países, mas nunca conseguiu se impor quando foi preciso.
    E nos brasileiros vivemos lá enchendo eles de dinheiro em tróca de bujigangas. Sabe o que deviamos fazer? Em solidariedade á esses agricultores, todos nos brasileiros deveríamos boicotar produtos do paraguay, nenhum sacoleiro, ninguem mais atravessandoaquela fronteira para fazer compras. Pois se esperarmos que o governo relapso do PT defenda os brasileiros que lá estão, eles vão perder suas terras e nada será feito. Acho que devería ser feito uma campanha nas regiões de fronteira, e ninguém mais comprar NADA no paraguay. Muitos conceitos só mudam quando afetam o bolso.
    Esse governo faz de nós verdadeiros palhaços.

  3. Vigilante do Portão Responder

    É verdade, caro Palhaço.

    Lula distribuiu benesses , sem fazer nenhuma cobrança dos nossos “hermanos”

    Não cobrou um combate mais eficiente ao registro de carros ROUBADOS no Brasil e ESQUENTADOS no Paraguai;

    Não cobrou um combate à produção e ao tráfico de drogas.

    Reajustou o pagamento pela Energia de Itaipu, lembrando que o Paraguai NÃO ENTROU COM UM CENTAVO NA CONSTRUÇÃO.

    Deu órdens ao BNDES para emprestar dinheiro ao Paraguai.

    E agora,

    Dilma e sua turma, fazem cara de paisagem, não tomaram atitude alguma.
    Estão deixandos os Brasiguaios sem amparo.

  4. CUA, CUA, CUA, na hora de levar o capital prá lá ninguém veio perguntar se a garantia soi jo né, agora querem que o contribuinte brasileiro os acudam.
    Pedida justa?

  5. Professor da Rede Estadual Responder

    ……. é, este é o país da “presidenta do povo” amiga de “padre presidente” incompetente ……..

    BRASIL, UM PAÍS DE TODOS ………. PRINCIPALMENTE DOS CORRUPTOS

  6. Com isto esta provado para o mundo que fiofó de brasileiro é igual a bolso de bebado,num tem dono.

  7. Marciano Lopes Responder

    O plenário do Senado aprovou ontem terça-feira (14),requerimento do senador Paranaense Sérgio Souza para a criação de uma comissão externa de senadores para ir ao Congresso Paraguaio com a finalidade de discutir a situação dos brasileiros e seus descendentes que vivem naquele país. Como a formação de Comissão Externa deve ser aprovada pelo Plenário da Casa, a proposta só pode ser votada hoje, em sessão deliberativa. Os brasiguaios reclamam que o governo paraguaio não toma providências para impedir invasões e que a polícia não cumpre os mandados judiciais para retirada dos invasores. Os carperos os acusam de terem adquirido terras de forma fraudulenta e reivindicam a propriedade dos terrenos.

  8. Assunto de fácil resolução.
    Vamos colocar o Exército e Aeronáutica em cima deles e anexar está faixa de terra ao Brasil.
    Abaixo Solano Lopes……….. Viva Duque de Caxias !!!

  9. Eis o resultado da manobra de lula e os brasileiros pagando o pato.
    E a governanta nem aí, o negócio do governo petista é favorecer os vizinhos: Bolívia, Argentina , Paraguai………………………..

  10. OQ OS BRASILEROS FORAM FAZER NO PARAGUAI COM TANTA TERRA NO BRASIL? OLHO GRANDE DEMAIS. GALO EM TERREIRO DOS OUTROS VIRA GALINHA.

  11. O governo brasileiro apóia estes governos, pois se considera semelhante, o Brasil está sendo governado por uma quadrilha com os mesmos vícios destes vizinhos, e contra a vontade do povo brasileiro os apóia.

  12. Carlos Troiano Responder

    Vamos fechar as fronteiras com o Paraguai e veremos o que será deles sem o Brasil. Agora é hora de defendermos nossos irmãos, os brasileiros que lá estão.

  13. Se o Lula deu isso, deu aquilo, nada tem a ver se os brasileiros ocupam terras griladas…

    Os paraguaios estão certos em tomar para si as suas terras…

    E se os paraguaios resolverem cobrar do Brasil o prejuízo que tiveram com a invasão que os carniceiros brasileiros fizeram lá, onde o exército brasileiro matou 97% dos homens daquele país…

    Naquela guerra, os “heróis” brasileiros mataram além dos adultos, milhares de crianças de seis anos.

  14. O conflito esta por um copo de cachaça …um tiro e a coisa vai explodir !!! Sera o maior massacre de brasiguaios na historia …mas nós brasileiros temos o hino do nosso lado :..deitado eternamente em berços esplendidos..ao sol do ceu azul e mar mais profundo…..voces acham que o exercito e a policia paraguaia vao ficar de que lado ???
    quem tem parente brasiguaio ja pode rezar pela alma ..o Lugo é o Lula …por trás apoia os sem terra …

  15. Esses que agora estão escrevendo a favor desses brasiguaios; ficarão contra eles, se eles voltarem para o Brasil e entrarem para o MST…

  16. antonio carlos Responder

    É incrível a ingratidão humana, o Paraguai sempre foi um país atrasado, corrupto, terra de contrabandistas e de abrigo pra todo tipo de bandido. Aí uns brasileiros foram pra lá fazer o que os paraguaios não faziam, plantar soja. Hoje o país é o 4º produtor mundial , por causa dos malditos brasiguaios. E se nós mandassemos embora todo o investimento estrangeiro instalado aqui o que será que aconteceria com o Páis? É isto o que os paraguaios querem fazer, querem matar a galinha dos ovos de ouro. Paraguaio gosta mesmo é de tomar tererê. E vender muamba pra brasileiro trouxa. ACarlos

  17. antonio carlos Responder

    Sugiro ao Jose Andrade que se informe só um pouquinho mais antes de falar sobre o que demonstra desconhecer totalmente. Esqueça aquela besteirada toda escrita pelo Chiavenato, porque a Guerra do Paraguai foi bem diferente do que ele conta. ACarlos

  18. Se o Lula deu isso, deu aquilo, nada tem a ver se os brasileiros ocupam terras griladas…

    Os paraguaios estão certos em tomar para si as suas terras…

    E se os paraguaios resolverem cobrar do Brasil o prejuízo que tiveram com a invasão que os carniceiros brasileiros fizeram lá, onde o exército brasileiro matou 97% dos homens daquele país…

    Naquela guerra, os “heróis” brasileiros mataram além dos adultos, milhares de crianças de seis anos.

  19. -É no mínimo uma atitude arbitrária do governo paraguaio, pois os brasileiros plantam e geram divisas para o Paraguai, porque se fossem depender dos nativos, não plantariam nada, absolutamente nada, pois é um povo preguiçoso e indolente.
    -Brasileiros deveriam parar de comprar tralhas no Paraguai em retaliação…
    -E o Governo Federal onde está?? Se acovardou novamente, como é de praxe do governo PT….Dilma e seus asseclas deveria defender os brasileiros e não governar para outros à custas de nossos esforços e pagando, cada dia, mais impostos!!!

  20. Jose Andrade vai ler a historia da guerra direito..nao fique que nem papagaio repetindo besteiras !!!!
    O exercito paraguaio vestiu os moleques com uniforme e pintaram bigodes nos moleques e deram armas !!! O exercito brasileiro que nem existia antes da guerra nao teve opcao …so fizeram a cagada de nao terem feito o serviço completo !!!!
    O Brasil decidiu manter o Paraguai para ter menos fronteiras com a Argentina !!!
    Se matarem os brasiguaios..quem vai plantar soja lá ??? O Paraguai vai passar de 4 produtor de soja para 25 produtor !!!
    E os sem terras de lá ..que sao iguais aos daqui..vao vender as terras para quem sabe produzir !!!

  21. Aroldo Felberg Responder

    Os paraguaios, quando passam pelo Brasil, são bem tratados. Nós, os brasileiros, no Paraguai, somos tratados a chutes e praticamente vistos como alvo fácil. Onde está o nosso governo? Vamos sempre conviver assim com o Paraguai? Sempre em desvantagem?

Comente