Uncategorized

Para Requião, condenação é uma “anedota”

Da Roseli Abrão

O senador Roberto Requião, do PMDB, gravou vídeo, disponível em seu site, no qual classifica a decisão da Justiça de puni-lo pela “Escola de Governo”, levada ao ar pela TV Educativa durante os oito anos de seu governo, como uma “anedota na história jurídica do Brasil”, que, não tem dúvida, “será liquidada”.

Segundo o senador, a ação teve início após sua atuação para fechar os bingos no Paraná e é uma tentativa de desqualificar suas denúncias.

Requião disse que a ação foi movida por um deputado (não citou nome) que era vinculado ao esquema dos bingos, e que a sentença foi proferida por um juiz que foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça, que “resolveu estabelecer uma censura prévia à transmissão da Escola de Governo”.

Depois desta ação, o Ministério Público passou a analisar a programação da TV Educativa, e, segundo Requião, “resolveu que o governador não podia ter opinião. Que o governador tendo opinião, estaria se promovendo, pessoalmente”.

— Me promovendo como? Quando combati o bingo e a lavagem de dinheiro? Quando fiz advertências sobre o uso da soja transgênica? Quando denunciei corrupção? questionou.

Requião lembrou que cortou a verba de publicidade para os veículos de comunicação e destinou estes recursos para saúde e educação. A medida, segundo ele, acarretou na perda de votos e na perseguição da imprensa O único espaço para divulgação das ações do Governo era as rádios e televisão estatais.

— Esta condenação é uma anedota na história jurídica do Brasil. Ela vai ser liquidada, garantindo a todo brasileiro o direito de dar sua opinião, espera.

19 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    Anedota foi o governo dele. Fez o Brasil inteiro dar gargalhadas e fazer gozação do Paraná.

  2. S Y N F R O N I O. Responder

    Ka entre nós, o Requião tem razão, roubar , mentir e outras coisitas,faz parte
    do mundo politico, e safado por safado sou mais requião, que ama a carta de puebla, nem que seja por interesse proprio.

  3. Bobão Req escolheu o palco errado, deveria armar seu circo e percorrer o Brasil, vez que é dotado do mais aprimorado caráter histriônico da política nacional; se ele fala sério todo mundo gargalha, se ele faz graça chega às raias da ofensa de tão contundente !!!

    Lembram dessa: perorou em campanha o pedágio “baixa ou acaba”, como não acabou e só aumentou voava de helicóptero para não passar nos postos de pedágio; enquanto isso, 140 ações judiciais engordavam um passivo de milhões para o povo pagar !!!

    Não é de morrer de rir ?

    Morrer de rir é a única solução para você – povão bão de voto – não pagar sua parte no referido passivo judicial do pedágio …

  4. A sentença é bem fundamentada.
    Nela, fica claro que Requião pode palpitar, esbravejar, criticar pessoas e enaltecer a si mesmo, desde que não use o erário para isso.
    Manter transmissão televisiva custa caro, tanto mais se for estatal, onde não há audiência nem comerciais.

    Destaco o seguinte trecho da sentença, que diz muito sobre Requião:
    “…
    Em primeiro lugar, porque a propaganda citada, segundo a inicial, tem como pano de fundo imagens do réu Roberto Requião. Neste caso, evidente o desrespeito à norma constitucional que impede a utilização de nomes, símbolos ou imagens do agente público.

    Em segundo lugar, porque o comercial não é meramente informativo ou educativo, pois contém opinião e crítica. E a propaganda institucional não pode conter opinião e crítica. A propaganda institucional, exatamente porque custeada pelo erário público (seja mediante o pagamento da inserção em rede privada, ou a inserção sem custo na rede pública), não pode veicular informação que não seja oficial, institucional do Governo. E a crítica ou opinião nunca é do Governo, mas de seu Governante. Ou seja, se a propaganda institucional contém crítica ou opinião (o que é diverso da informação), veicula o pensamento de seu Governante e não do Governo, laborando confusão entre o interesse do Estado e do seu Governante, que não são a mesma coisa, ressalte-se. Há aqui, portanto, evidente desvio de finalidade.
    …”

    Quem quiser ler, é só entrar no site da Justiça Federal do Paraná (www.jfpr.jus.br) e procurar pela Ação Popular nº 2009.70.00.005298-4.

    Um abraço, pessoal!

  5. Quando prefeito, Requião cunhou uma moeda, que era o vale transporte, com o seu nome. Isto também não é crime?

  6. Manda o pau REQUIÃO, esta “Justiça” do Paraná ….., vide o governo Lerner e estão todos soltos………..

  7. Simplicio Figueira Responder

    A Lei existe para nós mortais. Para sua Excelência não. Tá certo. Cabe bem nesse constexto uma frase que li hoje :
    “Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas; hoje em dia, pedem votos”.

  8. . Réqui usava a Tv e rádio estatal p/ denunciar a corrupção que existia no Governo DELE.

    . Lembram que ELE DENUNCIOU a compra das TVs laranjas superfaturadas pela Secret de Educação???

    . Isso o povo esquece.

    .

  9. Requiao, pague a conta. Vc foi condenado em mais de uma dezena de ações.
    Perdeu todas. Bem feito. Vc não imagina a minha alegria quando vc se ferra. Chupa, chupa, chupa……requião.

  10. Requião esta coberto de razão , governou para o povo e contrariou interesses de poderosos e por isso é perseguiudo vergonhosamente essa justiça do Paraná precisa ser mais isenta e menos tendenciosa.

  11. Parece realmente anedota, o PSDB do Beto Richa que faz propaganda para o ausente Prefeito de Curitiba, acusando o Senador Requião. Quando a Presidenta Dilma aqui esteve a TVE-PR censurou descaradamente o discurso dela.
    Requião faz falta ao Paraná.

  12. O Richa esta sendo mais esperto, pois a TV Sinal só se mostra o Rossoni e o Hauly em quase toda sua programação fazendo o serviço para o Richa. Tenha paciencia! é ridiculo esta incoerencia.

  13. Carlos Ernandes Responder

    Nunca vi u sujeito como o requiao ser tão cara de pau, safado, a ponto de distorcer tudo com verborragias maldosas, transferindo suas ações e seus defeitos aos outros. Faltou levar vara da mãe! É muito mentiroso!
    Acusa todo mundo, não prova nada, destrói as pessoas e quer parecer injusticado. Para quem o acha destemido e exemplar: o cara esta, neste momento, nos EUA, na Califórnia, em um vinhedo tomando vinhos e rindo da cara dos seus seguidores. Este é o verdadeiro requiao!!

  14. Alguém falou que Requião denunciou a compra superfaturada de TVs laranja. Quem denunciou foi o Rossoni, Requião usou a Educativa para defender a compra superfaturada. Requião disse que usou o dinheiro de propganda para Saúde e Educação. As escolas estavam um lixo quando ele saiu e vários hospitais estavam inacabados apesar de terem sido inuagurados. Tem um hospital para deficientes físicos que leva o nome da filha de um ex-secretário de saúde que morreu de leucemia. Me digam, o que ela fez pela saúde do povo? Não teriam milhares de outras pessoas que poderiam ser homenageadas pelo que fizeram pela saúde do Paraná? Requião usava o vale transporte de Curitiba para fazer propaganda e foi condenado por catracas alteradas, caso Ferreirinha, e dezenas de outros processos. E o povão vota nele. Depois reclamam da corrupção na política. Bando de hipócritas, votam nos corruptos e depois reclamam do que fizeram. Não dá prá entender.

  15. Ao Eleitor CWB e ao Carlos Ernandes:
    Estão cobertos de razão. Legalmente e moralmente o Requião é o que há de pior na política.
    Mas seus eleitores estão cegos à insegurança pública em seu governo, às suas idiotices ideológicas, às sentenças judiciais que expõem sua figura patética, irresponsável, egocêntrica e intransigente.
    Seus eleitores gostam de esmolas estatais dadas aos miseráveis para que sempre sejam miseráveis.
    O Paraná seria muito mais sem Requião.

Comente