Uncategorized

Membros do governo não engolem declarações do secretário de Segurança

Instalou-se a crise. Os membros do primeiro escalão do governo Beto Richa passaram o dia debruçados sobre a entrevista dada pelo secretário de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, para o njornal Gazeta do Povo, sobre a política de segurança e as dificuldades que ele enfrenta dentro do próprio governo para levá-la à prática. Dificuldades que segundo Reinaldo de Almeida Cesar vão da falta de recursos necessários ao estilo político de alguns membros, especialmente a coordenação política geral.

A verdade é que as declarações de Almeida Cesar provocaram azia e má digestão. Não há engov habilitado a desopilar o fígado dos que se sentem atingidos. Participaram dessa avaliação vários secretários, inclusive Durval Amaral, chefe da Casa Civil, que retornou de viagem de trabalho ao Japão.

A entrevista pegou de surpresa todos os secretários e membros do segundo escalão.Há quem diga que com R$ 500 milhões, quantia exigida por Almeida Cesar para reduzir a violência e reestruturar as policias, qualquer um desempenha a função.

55 Comentários

  1. PEDRO HENRIQUE ANTUNES OLIVEIR Responder

    A VERDADE É QUE INVESTIR EM SEGURANÇA NÃO VOTO.
    NENHUM GOVERNADOR INVESTIU EM SEGURANÇA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS NO PARANÁ.
    E O BETO RICHA NÀO É DIFERENTE.
    JÁ ESTAMOS MAIS VIOLENTO QUE O RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO.
    NÃO VAI TER GRANA. CUIDEM DE SEUS FILHOS.
    CAIA FORA SECRETÁRIO, QUE TUA CANOA TÁ FURADA. VOCÊ VAI SE AFOGAR, E LOGO.

  2. Hélcio Piassetta Responder

    Estão pensando que “qualquer um” desempenha a função de segurança pública??? O assunto é muito sério. Venham para as ruas para tratar de segurança. Estão fazendo política com assunto muito sério. Sou policial civil e dou a minha vida por esta missão. Sou fiel aos meus chefes, mas me nego a trabalhar com “qualquer um”. De tudo que o Sr. Secretário falou, só analisaram o quanto se faz necessário de verbas??? Só pensam em dinheiro??? É a primeira vez que temos chefias que nos olham com bons olhos, que sabem o que é ser policial, a dificuldade de ser um bom policial. Devem dobrar a língua antes de criticar a segurança pública. Ou o governo realmente apoia seu secretário ou o retrocesso será fatal.

  3. GELO SECO DE CURITIBA Responder

    VAMOS FALAR SERIO, ESSE TAL DE DURVAL AMARAL QUER DERRUBAR UM MONTE DE GENTE DO BETO. MORTE DENTRO DO PRÓPRIO GRUPO. ABRE O OLHO BETO COM O DUDU AMARAL, ESSE SÓZIA DO CLODOVIL HERNANES

  4. Espera aí, mas na campanha Beto Richa não sabia tudo que era necessário fazer em segurança e quanto haveria de gastar ?

    E no “governo de transição” não apurou o que tinha e o que necessitava ?

    E o orçamento do ano passado não previu ?

    Quase dois anos de governo e o choque de gestão em segurança foi esse ?

    Olhe, povão bão de voto, digo e repito: ENQUANTO TIVERNOS ELEIÇÕES A CADA DOIS ANOS ESQUEÇAM GOVERNANÇA PÚBLICA !

    O que veremos sempre nesse sistema nefasto é a corrida para cargos e mandatos públicos, isso é o que interessa, o resto não tem pressa e sempre existem desculpas …

  5. Qual é o plano ? Responder

    É que o clima está tenso, depois de tantas negociações salariais, que culminaram com uma decisão unilateral e não satisfatória.
    O nó está resumido em uma palavra: orçamento.
    E o orçamento precisa estar baseado em um plano.
    Depois, a viabilização do efetivo, remuneração capacitação e logística……
    Li em outro blog que o secretário encaminhou um plano a ser viabilizado e que a proposta foi alterada sem o conhecimento dele e de sua equipe. Agora, as afirmações em entrevista, que não agradaram………..
    Já vi este filme.

  6. Éder Antonio de Freitas Responder

    Eu li o infográfico publicado na Gazeta do Povo sobre o Programa Paraná Seguro e é espetacular.
    Se o Governo conseguir já no primeiro mandato aplicar os dez passos deste programa, haverá para o Sr. Beto Richa uma grande aprovação da população.
    O atual Secretário de Segurança merece respaldo, pois a bandidagem é cruel e também – infelizmente – está cada vez mais se organizando.
    Precisamos de Segurança, precisamos de um Paraná Seguro!!!!!

  7. Deixem o homem trabalhar…
    E dêem verbas pra ele.
    Governador: sua reeleição depende MUITO da segurança pública.

  8. Concordo com o zangado, estamos fazendo politica com segurança publica, pra se ganhar uma eleição todo mundo usa três bordões, saúde, segurança publica e educação, depois esquecem tudo, e o pior de tudo isso é que todos tem acesso ao orçamento do estado, o que quer dizer que o povo é engando na cara dura. acho que o Reinaldo é bem intencionado, nas vai ser frito porque se percebe que ele não sabe muita coisa de politica. essa UPS, não vai funcionar, até porque não se tem efetivo para esse programa, na maioria das cidades é mais um 71 para ganhar eleição em curitiba. é aguarda e conferir, como os helicopteros da saúde, metrô e outras promessas.

  9. Quanta hipocresia, aumento salarial dos policiais também interessa a pasta da segurança, pois policiais bem remunerados trabalham por dois e estimulam os demais. E onde estava o digníssimo secretário quando a discussão a respeito do assunto estava fortemente discutido pelas classes? ONDE, ONDE?
    Não sei onde… ele sequer se manifestou…
    Se fez de morto…
    Fez de conta que o assunto não era com ele…
    Que tipo de secretário é esse…
    O sujo falando do mau lavado (secretário falando de secretário) e se faz de competente…
    Bela palhaçada…
    Enquanto se pensar apenas em reestruturação material e fazer de conta que pagam bem os policiais, verão o que vai acontecer…
    Nem relógio trabalha de graça, principalmente agora com a morte de um PM no interior…
    O governo finge que paga e a polícia finge que trabalha…
    E aqui vai um recado para o Beto e seus secretários… não é a minoria que não aceitou a tabela, foi a MAIORIA…
    BETO, CANDIDATO DE UM MANDATO SÓ….

  10. salete cesconeto de arruda Responder

    Esse HOMEM é o primeiro a dizer tudo o que sabe do assunto. Pode até ser que dentro da mediocridade de governos do Paraná que não sabem trabalhar com a SEGURANÇA pública acabe pagando o preço
    Espero que o Beto esteja de olhos bem abertos pois se demitir esse homem saberemos qual o caminho que seu governo está tomando.
    Salve Secretário!
    E se tiver que pagar o preço por dizeres a verdade saibas que estamos ao seu lado.
    Aposto que o Senhor desejaria ter dado melhor aumento a todos os que trabalham na segurança do estado. Aposto!

  11. Não se enganem,ao contrário do que muita gente pensa. O beto é um governante firme.
    Não vai ceder a pressão política,governa com base na pratica técnica.
    Mais fácil sair o Amaral que o secretario.
    A não ser que ele queira toda esta verba de uma só vez,esta semana o governador anunciou 20%deste valor.
    Então vamos aguardar,logo vem mais.temos que dar credibilidade a este governo que tem dialogo,com a sua equipe e o povo.

  12. Esse governo não tem a menor idéia de como se deve governar. Me lembra Fernando Collor e Zélia, com aqueles planos mirabolantes e toda aquela fantasia, que deu no que deu!!!

  13. salete cesconeto de arruda Responder

    Quem não engole o que o secretário disse Fábio é o governador e o time que manda nele. Simples assim. Claro que voce não vai poder passar este comentário. Mas aqui entre nós dois é a mais pura verdade e trocar o secretário vai se tiro no pé do próprio Beto. Anote.

  14. Sidnei Belizário de Melo Responder

    O Secretário Reinaldo e sua equipe fizeram projetos, o qual incluia a valorização dos policiais, pena que o Governador Beto Richa não deu atenção devida para sua pasta, ou por falta de recursos, ou simplismente por opção, mais nunca falou a respeito, ou argumentou com os sindicatos de base sobre o assunto, sempre blindados pelos seus assessores, o que ocorre hoje e o desanimo, pois como uma pasta pode funcionar onde os recursos minimos deveriam ser 500 millhoes, e só tem 55 milhoes? Os recursos para a Segurança deveriam estar previsto em Lei nunca menos que 12%, mais não é isso que acontece…lamentavelmente.

  15. Esoj solrac sod sotnas Responder

    Infelismente o secretário almeida Cesar vai ficar só, acredito que até o proprio Beto vai abandona-lo, infelismente nossos mandatarios acreditam ou creditam mais os durvais amarais que o secretário de segurança. se querem melhor a segurança tem que haver investimento. Infelismente gente séria e competente não da liga com político, ou melhor politiqueiros, que se acham donos do Parana.

  16. ademilson Miranda Responder

    Tudo bem que ele votou no Arruda no DF.
    Porém sem conhecer a realidade, a equipe e sem grana, pegue o boné e , tchau…….

  17. O Secretario Reinaldo teve a coragem de falar um pouco sobre as dificuldades de gerenciar uma Secretaria num Governo mandado pelo Cassio Taniguchi.
    O Durval Amaral poderia chamar os demais Secretarios e ouviria deles fatos como estes:
    Do Caputo – já se passaram 14 meses da minha gestão e o “Mãe Paranaense” não foi para a Frente – faltam recursos
    Do Hauli – Eu gostaria de poder apertar o cerco contra os que sonegam, mas não posso
    Da Maria Tereza – sem os recursos não vou conseguir construir presidios e o próximo Secretario de Segurança vai continuar cuidando de presos.
    Tem Secretario contando esta piada ” O Beto, quando vai ao banheiro e encontra uma placa indicando Masculino e Feminino, se o Cassio não tiver por perto, faz xixi na calça.

  18. Esse “alto escalão” que se fala da matéria, é o Francischini querendo desgastar o Secretário, já que ele tá se coçando pra ser o novo secretário de Segurança.

    …e jogaram a bomba pro Durval.

    Não precisa ser tucano pra perceber isso.

  19. Há os velhos velhacos e os jovens sérios no governo do Beto Richa. Pena que os velhos velhacos com a malandragem que têm estão empurrando os jovens sérios. Depende do governador!

  20. O GOVERNADOR NAO TINHA A SOLUÇAO JUNTO COM O DEPUTADO MAURO MORAES PARA A SEGURANÇA E AGORA ,MARIA E AS UPS COMO FOI NO BAIRRO UBERABA

  21. O PROBLEMA DA SEGURANÇA PUBLICA É MUITO GRAVE E NAO VEMOS CRIATIVIDADE EM COMBATER O CAOS QUE SE INSTAUROU….

    A SEGURANÇA PUBLICA SERIA MUITO MAIS FACIL DE SER CONDUZIDA SE HOUVESSE UMA FISCALIZAÇAO MAIS CONTUNDENTE NO TRANSITO, ISSO TIRARIA DAS RUAS CARROS COM IMPOSTOS ATRASADOS, TIRARIA BEBADOS DO VOLANTE, DIMINUIRIA O USO DOS CARROS PARA COMETER DELITOS POIS ASSIM QUE FOSSE ABORDADO O INDIVIDUO TERIA QUE EXPLICAR O QUE ESTA TRANSPORTANDO DE QUEM É O CARRO E MUITO MAIS SERIA LIMITADO COM FISCALIZAÇAO NO TRANSITO…. POREM ISSO TIRA VOTO POIS OS MESMOS Q AQUI ESTAO COMENTANDO NAO GOSTARIAM DE SEREM FISCALIZADOS E MULTADOS…. REFLITAM E VEJAM COMO O TRANSITO TEM MUITO HAVER COM SEGURANÇA PUBLICA….

  22. A E PRA COMPLETAR AUMENTARIA A ARRECADAÇAO DE UMA MANEIRA ENORME…. ALEM DE MELHORAR O TRANSITO

  23. O Secretário Reinaldo de Almeida Cesar relatou somente a verdade e claro que a verdade machuca. Durval Amaral vestiu a carapuça, acusou o golpe porque tem estilo arrogante e pretensão de ser o todo poderoso do Governo. O Beto colocou o Amaral na Casa Civil esperando o quê? Que ele iria faz a política do Governo, para o Governo, pelo Governo? Esse cara já andou dizendo por ai que o Beto faz o que ele quer! Será?

  24. Ué, tá todo mundo de cabelo em pé só pq o Reinaldo foi o único macho do governo patinante com coragem pra dizer que o rei – a in-segurança do Paraná – está nu???

  25. Marcia Rodrigues Responder

    Esse Durval Amaral pensa que manda mais que o Governador…atende só meia duzia de deputaddos pucha – sacos. O poder subiu a cabeça desse cara..Agora quer queimar essa grande figura que é o secretario Reinaldo. Acorde Durval…se não, não vai nem pro Tribunal de Contas. hehehe

  26. Policial Atento Responder

    Estão fazendo tempestade em copo d`agua. O Secretario Reinaldo é na atualidade um dos mais preparados para esta difícil pasta. Vá em frente Secretário.

  27. Um homem tao preparado e que precisa de 28 policiais militares so para sua segurança pessoal!!!!!!!!!!!! o Delazari tinha 4 e ele não era policial!!
    ai falta policia na rua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Fabio Campana, consulte os policiais civis e militares e você terá um ter~mômetro do conceito do Reinaldo de Almeida Cesar.

  29. A reportagem do Secretário teve um tom de desabafo, e deixa a impressão de que ele “acreditou demais” no atual governador. Querem saber o que vai acontecer? O Secretário não comemora a Páscoa no cargo.

  30. sherloqui gomes Responder

    Aliás (deixa desabafar mais um pouquinho, vamo vê se o home publica), só pra relaxar: o que é verdade no Paraná (e não cobro aqui só o governo beto) quando se fala em Segurança Pública? É um verdadeiro jogo de campanha, passou, o “mistério” continua! Aliás, os paranaense não sabem disso: em todo no brasil, existem 55 mil presos em delegacias, agora pasmem: no Paraná, a população carcerária beira os 30 mil, sendo que cerca da metade estão “empilhados” nas D.Ps, on abrindo ás 9 horasde somente deveriam circular presos enquanto interesse da investigação para o Inquérito Policial, e o Povo que se ó…, é por essa razão que o absurdo acontece: Delegacias “encerrando” expediente ás 18 horas (ou antes) e abrindo ás 9 horas! Uma verdadeira vergonha e sacanagem com as pessoas que precisam dos serviços numa D.P.! não há o minimo respeito! Agora outra: seria “interessante” se buscar saber em quanto o estado economiza com essa vergonha: qual a verba para alimentação dos presos quaqndo nas D.P.s e quando nos Presídios? Será que a “economia” também não atinge o trabalho dos policiais civis que deveria estar trabalhando nas ruas e não fazendo serviço que não é sua natribuição constitucional e também não há treinamento para “cuidar” dos presos? sem falar no absurdo de em uma cela na D.P. que cabe 44 pessoas conviverem cerca de vinte ou trinta? “Há, voce é dos Direitos Humanos”, por isso fala assim: ledo engano, só que o resultado sempre será- è uma verdadeira faculdade do Crime-! O “Naval”, ADSUMUS!

  31. Extra! Extra! Querem fritrar o Secretário de Segurança!
    Em uma epoca de desespero político do grupo que cerca Beto Richa pelo fato de Luciano Dutti estar se arrastando nas pesquisas para prefeito de Curitiba, saber que andam “sabotando” o titular da secretaria de segurança estadual com todos os problemas que tem de enfrentar é sinal que o desgaste politico de setores do governo já é evidente!

  32. sherloqui gomes Responder

    Corrigindo:cela para quatro pessoas ás vêzes convivem cerca de 40 a 50 presos!
    O “Naval”, ADSUMUS!

  33. E o ALÍPIO LEAL? Vergonha! Responder

    Quando o governo vai se tocar tirar Alípio Leal da Ciência e Tecnologia?
    É questão de segurança também! $$$$$$

  34. Mas a maior sacanagem da segurança pública melhorada foi o lance de escarnear o proprietário de veículo com aquela taxa absurda, que isso sim é assalto.
    Pensa ele que irá resolver um problema que é o de segurança pública, na verdade vai causar outro maior ainda que é a não transferência de veículos a rodar por essa cidade.
    Veja e depois me diga tá.

  35. PARABÉNS SECRETÁRI, PARABÉNS BETO RICHA !!

    Estão fazendo o possível e o impossível para que haja melhoria na segurança pública do Paraná, vivemos dias de “choro e ranger de dentes” com o governo passado que não é bom nem mencionar o nome que dá um AZAR danado.
    Agora secretário, aparelhe a Polícia Civil com novas viaturas, armamento, crie novos GDEs, COPE em Londrina e Cascavel.

    SECRETÁRIO !! SOU POLICIAL CIVIL E ESTOU SOCORRO, ESTAMOS TRABALHANDO HÁ QUASE UM ANO SEM ARMAS, SEM TREINAMENTO E SEM ESCOLA.

    TEMOS TIDO PACIÊNCIA E FÉ NESTE GOVERNO E NA ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO GOVERNADOR BETO RICHA.

  36. Os assaltantes ficam na saída do Shooping Curitiba observando os estudantes (crianças), tomam celulares, dinheiro, pirulito, sorvete, etc…
    Vão esperar algum maluco agravar as violências para dar razão ao Secretário?

  37. Charles Bronson Responder

    Não é preciso fazer contas para se concluir que a maioria dos crimes está associada ao comércio de drogas e de armas.
    E que o meio de transporte mais utilizado pelos acertadores de contas é a motocicleta e o pistoleiro é sempre o carona, claro.
    Seria difícil usar essas observações, tão óbvias, para diminuir os índices de criminalidade em Curitiba e RM?
    O quadro atual, aliás, mostra que o Governo gosta mesmo é de complicar as coisas.

  38. Dizer que qualquer um faz Segurança Publica com 500 milhões? Eu conheço muitos neste governo que não fariam. Embolsariam mais do que a metade. O Beto tem que limpar o governo dele antes que seja tarde.

  39. Saber liderar é, mais do que apenas administrar bem dinheiro e recursos, saber conduzir pessoas, extrair delas o máximo de participação da comunidade. Nâo falo das pessoas já engajadas, que dão o sangue e a vida pela sociedade (policiais civis e militares), mas falo da capacidade de um líder (secretário e chefes de outros escalões) em cooptar e organizar adequadamente a participação da própria população, como já acontece em vários países (Israel, Suiça, Inglaterra, entre outros), através de comitês de bairros, vizinhança, etc. E, principalmente, temos que lembrar que Segurança também passa pela Educação, Esportes e Trabalho… não esqueçam disto.

  40. Agora estão vendo como é fácil baixar a violência, contentar aos policiais e a comunidade. E o povo acredita. É hilário acharem culpados.

  41. Nobre Cristão Responder

    O desgaste do Beto caso exonere, ou solicite que o Reinaldo peça exoneração, será enorme. O momento é muito ruim para fazer, até mesmo, marola na área de segurança quanto mais um maremoto como seria a saída do Secretário. Infelizmente o Beto está dando ouvidos a Durval Amaral e Taniguchi, dois seres que representam o que há de mais atrasado na prática política do Paraná. Reinaldo é um bom quadro e sua escolha para a área de Segurança foi acertada.

  42. Pelo amos de Deus, chamem o Deputado Mauro Moraes, que ele resolve tudo sobre segurança………….

  43. Marco Antonio Barbosa Responder

    Exatamente pelo fato de qualquer um achar que pode fazer segurança pública é que a nossa se encontra nesse caos todo.
    Reinaldo é a esperança de novos tempos para a seg. pública no Paraná, uma luz no fim do tunel na valorização do policial que é a linha de frente na defesa do estado.
    Que muitos não gostaram, é obvio, velhos mimados da politica que não tem por hábito serem contrariados de repente levaram um tapa na cara.Não aguentam 1 minuto de criticas e dizem que qualquer um faz segurança pública??..não tem 500 milhoes que tire a carapuça ai que serviu com uma luva!!

  44. Acredito que tenha boa vontade, só acho que tem que corrigir certas atrocidades que ajudou a cometer, como a nomeação de delegados chefes de algumas subdivisoes, como Guarapuava, Foz do Iguaçu, Telemaco, Ponta Grossa, Paranavai, Maringa, Cascavel, Toledo….

  45. Parem de gastar com cargos comissionados e fantasminhas que com certeza vai sobrar dinheiro pra segurança, saúde e educação, que é do que precisamos, o resto é só pra dar cargo pros amiguinhos.

  46. Élcio Piassetta ,eu até concordo em partes o que você quer dizer,mas tem uma coisa muito importante que ninguém comenta, as nossas leis tem que mudar,a começar por essa aberração de constituição,só um exemplo,o marginal mata pra roubar, pena de uns 20 anos por latrocínio,cumpre um mínimo dessa pena e sai pra matar de novo,em países sérios com políticos sérios isso no mínimo teria a pena justa,a pena de morte,que além de exterminar o lixo,ainda evita que o marginal cometa duas vezes o mesmo crime.

  47. Me desculpem, mas falar que os comandos respeitam os policiais e no mínimo uma falta de honra e postura. Acho que esse policial Helcio deve ser um daqueles com mordomovel que não precisa tirar plantão em Delegacias lotadas de preso. Na verdade de Seg Publica esse Secretario não entende de nada. Me diga qual Operação da PF que esse Delegado Secretario comandou, quem ele prendeu como Delegado da PF. Sempre viveu a margem da política, ele mesmo confirma isso. Os números da Segurança Publica do atual governo e da sua política de segurança serão conhecidos por nos paranaenses no final de 2012. Pois o governo não mudou em nada as estruturas da seg publica do Governo anterior, pelo contrário cortou e verba, viaturas baixadas, falta verbas de manutenção e outros problemas, administrativos e de sujeira no Comando das duas instituições. Já se passou 1 ano de Governo, no ano passado os policiais ainda acreditavam nesse governo, mas as promessas não foram cumpridas. O Governo esta usando a política do outdoor, usam a propaganda para tampar aos olhos da população a sujeira que estar atras do muro. Se o Beto e um Governador de pulso colocava para fora o Secretario, Delegado Geral da PC e da PM. Começava do Zero, para fazer a coisa certa, só quem defende e quem ta mamando na teta.

  48. Triste somos nós, os funcionarios do Detran, que sustentamos a Sanepar, o DER, o proprio Detran, e agora vamos manter as Policias.

    Detalhe, temos os piores salario entre todos, e arrisco a dizer do funcionalismo!

  49. O Durval é um cara que não ta nem aí, pense num cara que só pensa nele, (EGOÍSTA). fato é que ele não se diz mandante ele não cumpre o compromisso do Governador. faz só o que lhe interessa. ta queimando o Beto Richa acorda Beto até ele ir pro tribunal vai dar prejuízo irreparável.

  50. Moisés Fróes Responder

    O Secretário não deveria falar em público, mas que os Secretários Hauly e Sebatiani estão ‘segurando as verbas ‘ é verdade, sei de fonte de dentro do palácio, estão engessando o Richa.
    É melhor o governador investigar.

  51. Georges Raspolos Responder

    Beto Richa, escrevo como anônimo, mas vejo que muita gente pensa como eu e muitos desses são sus amigos. Abra o olho e veja o quanto o Durval Amaral manda no seu governo. Se fosse um político sério, respeitável tudo bem, mas todos sabem da sua história. Tem outro que com ele faz dupla que vive a blefar como se estivesse numa mesa de truco. Não tem a mínima condição de conhecimento atualizado. Quem segurava esse sujeito no governo do Alvaro Dias era o Nassib Jabur, pois ninguém no goverrno o aguentava. O Taniguchi o outro do tripé, falta-lhe a credibilidade. Todos sabem das faltas que cometeu na Prefeitura, com contas desaprovadas e também no Governo do Arruda Mensalão em Brasília!

    C H E G A!!!!!!!!!

Comente