Uncategorized

Pois, pois, quem explica
a aritmética da eleição de Bituruna?

A Justiça Eleitoral de União da Vitória volta a cassar o mandato do prefeito eleito de Bituruna, Rodrigo Rossoni. Sem part pris, sem tomar partido, apenas com a chama a atenção de todos os observadores políticos a seguinte equação elaborada por experiente observador da política nativa:

1 – Rodrigo Rossoni teve o apoio do Governador, do presidente da Assembleia que passava e passa por momento de alto íundice de aprovação pública e de mais cinco ex-prefeitos. Gastou R$ 320 mil na campanha. Número oficial e com as contas aprovadas no TRE.

2 – O adversário contou unicamente com o apoio do prefeito cassado por corrupção e declarou ter gasto apenas R$ 70 mil. Quase empatou em votos com o Rodrigo.

3 Resumo da ópera: basta olhar com atenção o cenário para ver que as contas não fecham. Alguém em tanta desvantagem dificilmente chegaria na eleição com quase o mesmo número de votos e gastando proporcionalmente tão pouco.

É bom lembrar a gregos e baianos que o respeito a mandatos conquistados pelo voto é princípio fundamental de qualquer democracia que se preze.

21 Comentários

  1. quanto é o salário de um prefeito? em 4 anos, ele vai receber os 320 mil de volta? ou será que o investimento “vale a pena”… é “puder dotô”

  2. Amauri dos Santos Responder

    Com todo respeito, mas fazer relação de votos com dinheiro gasto em campanha é desacreditar que a política pode ser diferente, que a população pensa por si própria e não vende seu voto. Foi infeliz essa matéria.

  3. Sonia Maria Felberg Responder

    o inédito trabalho, de moralização e transparência, feito pelo dep. Valdir Rossoni, presidente da ALEP, atraiu para si novos simpatizantes e também despertou a ira de pessoas acostumadas com a farra do dinheiro público. Tais pessoas insatisfeitas não estão medindo esforços para atingir Rossoni e sua família. Mas, o importante é que as ações do Rossoni contam com grande apoio popular. Rodrigo, seu filho, é jovem e tem um futuro político promissor na política paranaense.

  4. Jeremy Clayton Responder

    Gastos oficiais de campanha, todos sabem, não valem nada. A discussão não é o gasto em si, mas a contratação de mais de 500 cabos elitorais.

  5. sergio silvestre Responder

    Oproblema e que o distinto colocou metade da cidade como seu cabo eleitoral,teve a metade dos votos.
    Se não faz isso teria quase nada,sinal que não é lá estas coisas

  6. O CARA SIMPLESMENTE CONTRATOU 14% DO ELEITORADO PARA TRABALHAR NA CAMPANHA DELE. SE CADA UM DOS CONTRATADOS CONVENCESSE PELO MENOS MAIS TRÊS ELEITORES (O QUE NÃO É DIFÍCIL, SÓ ENTRE A FAMÍLIA E AMIGOS JÁ PASSA MUITO DISSO), QUALQUER CANDIDATO ESTÁ ELEITO. AÍ, ATÉ EU, NÉ MEU AMIGO!!! ABUSO DO PODER ECONÔMICO NA VEIA!!!!

  7. A senhora deve estar brincando ao fazer o comentário acima? Sonia Maria Felberg, talvez alguém muito próxima da família rossoni ou fã da corrupção empregada por este deputado.É só pesquisar seu passado e verá como ele é honesto, morl, transparente.Perguntem ao senhor Altair Darú, alguém lembra deste nome? Como eram os esquemas, os desvios e por aí vai. Esta licitação que teve final do ano passado para modernizar a ALEP no valorzinho de mais de 24 milhões pelo prazo de 12 meses, que coisa hein, que modernização está sendo feita? Então senhora, por favor vamos ter um pouco de serenidade e falar menas abobrinha. Aquele velho ditado, tal pai, tal filho.

  8. Interior do Paraná Responder

    Se não declara os gastos vira caixa 2..se declara é abuso do poder economico..vai entender

  9. Os comentarias de alguns aqui, realmente demonstram o feudo que é a politica no Paraná. É coisa de pai pra filho.

  10. trabalho a 30 anos em campanha eleitoral, não existe ser vivo nesta na face desta terra, que ganha ou perde uma eleição e sabe o quanto gastou na campanha, churrasco,festas, cimento para igrejas, brasilit para pobres, gasolina para vereadores e cabos eleitorais, dinheiro por fora, para lideranças, associção de agricultores que ganham plantadeiras, ordenhadeiras, até compra de gado de raça, para melhorar rebanho. trocando em miudos, só ganha eleição essa gente que metem a mão no vaso e sempre tem mais dinheiro para gastar, gente honesta e pobre disputa, mais dificilmente ganha eleição.

  11. pedro dos santos Responder

    Desacreditar que um candidato que gastou menos é o errado, e dar créidto ao que gastou mais e foi eleito é o certinho, isso pra mim e puxar o saco do presidente da assembléia (esse acho que não irá se reeleger para o cargo de presidente) e puxar também do governador. Parabéns a juiz que está fazendo valer o direito e a igualdade de disputa eleitoral.
    Vocês pensam que é o Beto Richa está assumindo o lugar de Deus aqui na terra….

  12. bicho do paraná Responder

    sai de cabeça erguida RODRIGO com o povo do seu lado.
    deixando saudade e principalmente dinheiro em caixa, do contrario do que qd recebeu a prefeitura.que até a energia eletrica estava cortada o ex prefeito limpou os cofres publicos.
    parabens RODRIGO e obrigado por tudo .o troco o povão vai dar nas urnas em outubro.seus 89% de aprovação causou essa inveja

    diga-se de passagem que só foram 8 meses de governo imaginem o que ele faria em 4 anos
    PARABENS RODRIGO,,,, FORÇA. ESTAMOS COM VC.

  13. Essa materia acima quer dizer que quem não tem dinheiro não se elege , é só ser esclarecido para saber quem gasta muito na campanha não vai administrar para população ou seja vai usar o dinheiro da população para beneficiar os que financiaram sua campanha, por isso que o Brasil é essa coisa que vemos ia falta tudo, começando pela vergonha na cara dos politicose tambem dos eleitores que vende o voto.

  14. Mírian Waleska Responder

    Não adianta, isso está errado, muito errado. Quem deu a eleição para ele não foram os tantos cabos eleitorais, foram os votos recebidos lá na urna, o joão sozinho, o pedro etc, não interessa se o outro candidato tinha menos cabos eleitorais, teve menos votos tambem, quem perde por uma margem pequena tem manía de ficar chorando as casas que não visitou, acho injusto tirá-lo da prefeitura.
    Quem não tem capacidade que não se estabeleça, da proxima vez arrume melhor a sua campanha, acho que o Rossoni não é bandido nem ladrão, e no governo do PT tá cheio disso e continuam ocupando pastas sem ter quem os tire de lá.

  15. rodrigo cassado por colegiado, não se encaixa na ficha limpa impeditiva de registro nas eleições deste ano??????

  16. MANOEL BOCUDO. Responder

    O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, VEJAM O NÍVEL DOS CANDIDATOS DA VELHA BITURUNA, E ME FALEM SE TINHA COISA MELHOR. ERA O QUE TINHA NO TABULEIRO. AGORA NÃO PODE CRITICAR, SE NÃO ENTROU NO PÁREO PARA CONCORRER.

Comente