Uncategorized

Pesquisas indicam que popularidade de Dilma aumentou

Gerson Camarotti, O Globo

Dados de recentes pesquisas de opinião que chegaram ao Palácio do Planalto indicam que a presidente Dilma Rousseff não só tem conseguido manter sua popularidade, como teria aumentado a aprovação popular.

Analistas do governo veem esse resultado como aprovação ao enfrentamento que Dilma vem travando com aliados contra o chamado toma lá dá cá.

Em dezembro, a avaliação do governo Dilma de 56% de ótimo/bom já era recorde na série histórica da pesquisa do Ibope feita para a Confederação Nacional da Indústria para o primeiro ano de mandato presidencial.

A próxima pesquisa da entidade será divulgada em abril. Outras pesquisas regionais encomendadas por partidos reforçam a percepção de que Dilma tem conseguido mais apoio da opinião pública.

Esse crescimento teria ocorrido entre eleitores da classe média. Os dados reservados reforçam a decisão de não aceitar pressão da base governista, mas não significa que ela romperá com tradicionais aliados. Por enquanto, a estratégia é só mudar a relação com o Congresso.

O ex-presidente Lula, embora tenha manifestado preocupação com o enfrentamento, estaria, na avaliação do Planalto, emitindo sinais de concordância com a nova linha adotada por Dilma.

Esse interlocutor de Dilma revelou que Lula cancelou um encontro com o ex-presidente Fernando Collor, um dia após o senador alagoano ter feito um discurso em que advertiu Dilma sobre o risco de governabilidade, citando seu impeachment. Lula quis não emitir sinais duplos.

Também não tirou fotos ao lado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), mas o fez ao lado do novo líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), escolhido por Dilma, e até ex-senadora Marina Silva (ex-PT-AC).

31 Comentários

  1. Isso sim é governo trabalhista, Lula em 8 anos de governo:Classe C chega a 54% da população; renda é de R$ 1.450.
    Embora em ritmo menos acelerado, a classe C continuou a crescer no Brasil em 2011. A participação desse estrato social no total da população brasileira foi de 54% no ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas em parceria com o instituto Ipsos.
    Por essas e outras a elite reaça detesta o PT.

  2. João da Silva Responder

    A DILMA VAI SER A MAIS IMPORTANTE LIDER POLITICA DA HISTÓRIA DO BRASIL!! POBRE TUCANADA EM 2014!!

  3. COITADA,PORQUE NÃO FAZEM PESQUISA COM TRABALHADOR DE VERDADE,SÓ PESQUISAM OS TROUXAS QUE VIVEM DO BOLSA QUADRILHA OU BOLSA MISÉRIA OU AINDA BOLSA VOTO,POIS ESSAS SÃO AS VERDADEIRAS CLASSES C,D.

  4. sergio silvestre Responder

    O que o lula começou,a dilma está aprimorando.
    O empresário investe porque tem retorno,o empregado gasta porque tem emprego e renda.
    É notório que os remanescente do psdb,querem pegar uma carona neste desenvolvimento.
    Esperem a copa e as olimpiadas,que muita parte da imprensa golpista esrá tentando até melar.
    Este pais se agigantara muito mais,para despeitos de meus queridos coleguinhas de blog,que tem suas opiniões e eu as
    respeito(nunca sem tirar um sarrinho)

  5. CLOVIS PENA - Perguntas.... Responder

    Mal comparando com Collor e tendo algo ou muito a ver com Lula, é de se perguntar até que ponto Dilma pode esticar a corda em relação aos ilustres congressistas.
    A pergunta é pelo risco de uma deterioração da “base de apoio” – já aparente – que em contrapartida leva o fato de que quanto mais Dilma endurece e repele oportunistas mais ela cresce no apoio popular. Teriam os parlamentares algum receio de uma virada de mesa de Dilma respaldada pela ampla maioria do povo ?
    Que passa pela cabeça dos comandos de Brasília?
    O ponto de equilíbrio ou o limite das imposições de cada parte é que, pela subjetividade, não se sabe onde fica situado. Perigoso isto.

  6. . Ñ consigo entender q tenha gente achando que este ‘governinho medíocre’ seja bom/ótimo.

    . É a verdadeira REPÜBLICA DE BANANAS…

  7. Parreiras Rodrigues Responder

    Sérgio Silvestre inverte fatos. O petê é o caroneiro do Plano Real.

    E a situação da economia brasileira poderia estar melhor não fossem os quarenta ladrões que roubam os impostos destinados à saúde, à educação, à segurança, à infraestrutura.

  8. Os tributos exorbitantes, os juros escorchantes, a saúde, a educação e a segurança públicas acachapantes, a corrupção aviltante, mas as pesquisas … entusiasmantes !!!

  9. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    É uma prova de que o brasileiro precisa úrgentemente aprender a votar. Cria do Fascista Lula, nunca foi sequer Vereadora, não fez absolutamente nada nestes 15 mesese de desgoverno.
    ANALFABETISMO POLÍTICO, O CÂNCER DO BRASIL

  10. O Brasil cresce menos que todos os outros da América Latina, a industria nacional perde espaço e o povo esta consumindo-se em dívidas e prestações a perder de vista.
    A conta chega e pode vir bem cara!
    Quem sabe, esta luz toda que brilha em cima da Dilma esteja fazendo uma grande sombra, que encobre o nosso futuro!
    Lembro que Fernando Henrique também teve momentos de grande popularidade e o que Real já balançou pra lá e pra cá muitas vezes.
    Vivemos o hoje e quem tem o que comemora,celebra!

  11. Cajucy Cajuman Responder

    Todo governo é importante para o país. Mas não podemos esquecer que governo nenhum produz e gera riqueza. Todo o progresso, toda a riqueza de um país é feito pelo setor empresarial, de modo geral.

    Aos governos cabem administrar com eficiência a máquina pública, e utilizar com parcimônia a montanha de dinheiro arrecadada com impostos – na casa do um trilhão/ano, em se tratando de Brasil – para dar a contrapartida à população e suas necessidades.

    Ao Congresso Nacional cabe produzir leis coerentes e que permitam que os setores produtivos não sejam asfixiados e possam produzir mais e melhor, contratar mais mão de obra – gerando milhares de empregos -, e oferecer crédito a juros compatíveis para que a população possa adquirir bens.
    Isso é o que se espera de um governo, independente de bandeira partidária.

    O Brasil precisa e urgentemente, melhorar a qualidade de seus políticos. Estamos – salvo exceções – muito mal representados no Congresso Nacional, nas assembleias estaduais e câmaras de vereadores Brasil afora.

    Pessoal desqualificado para envergar a bandeira da seriedade, responsabilidade e respeito ao cidadão. Um grande número deles não tem currículo, mas um extenso prontuário.

    Enquanto isso, o nosso dinheiro que poderia melhorar a saúde, educação, transportes público, saneamento básico, habitação, segurança pública etc, se esvai pelo ralo da corrupção nos corredores infectos de repartições públicas, muitas vezes com aval dos poderosos de plantão e que escondem às mãos peludas.

    Esse é o quadro que precisa ser mudado. E urgente.

  12. Os fazedores de notícia do Planalto já espalham que novas pesquisas indicam que a popularidade de Dilma aumentou: estaria sendo vista como aquela que, depois de combater a corrupção, combate também a fisiologia, pois é mas alguém andou soprando maus conselhos aos ouvidos da presidente Dilma Rousseff: “Mande bala, Soberana; não dê bola pra esse pessoal do Congresso, não, um bando de fisiológicos! Todos curtidos na cultura do toma lá da cá, sem ideologia, sem valor, que jamais pensam no bem comum!”

    E a Soberana esqueceu, então, as juras de amor que havia feito justamente a esses que passaram a ser demonizados por parte ao menos da turma que a cerca.

  13. VAMOS SER COERENTES!!!! HA DE SE FAZER UMA PESQUISA ALIATÓRIA AOS DA CLASSE MAIS ELEVADA EM ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO.
    GARANTIDO QUE A ESSES QUE FORAM PESQUISADOS INFLUENCIADO DO MODO COMO É PERGUNTADO; A QUE SE AJA COM A QUESTÃO INDAGAÇÃO DO ENTREVISTADO.
    NÃO SE FAZ PESQUISA COLOCANDO SE PRIMEIRO UM TEXTO DO QUE SE FALA DO QUE É PESQUISADO.
    PERGUNTAS OBJETIVAS SERÃO DE 90% DELAS RESPONDIDAS COM UM RESULTADO POSITIVO E SATISFATÓRIO; NEGANDO A FIÉL CONOTAÇÃO SOBRE O QUE É PERGUNTADO E PESQUISADO DIANTE DAQUELE QUE SE ESPERA UMA RESPOSTA PENSADA A NÃO SER INDELICADO COM A QUEM É RESPONDIDO.
    DIGO ISSO PENSANDO EM AOS QUE PERCEBERAM DO SE TRATAVA A PESQUISA E DURANTE A ENTREVISTA ESTAS MESMAS PESSOAS ENTREVISTADAS MUDARAM AS RESPOSTAS DURANTE O TEMPO DE ENTREVISTA; UMA POR SE ACHAR QUE SE FOSSE RESPONDIDO NEGATIVAMENTE SERIA PERSEGUIDO OU SE POR EM LUGAR DE ELOGIO E SER PREMIADO POR RESPONDER POSITIVAMENTE. O IBOPE NÃO ERRA SÓ NÃO FAZ COM COMO SE DEVE FAZER, ASSIM TAMBÉM AJA COM OS OUTROS COERENCIA ACIMA DE TUDO; PESQUISAR EM ILHAS DE POPULAÇÃO QUE SAIRAM DE UMA CRISE POR SEREM AJUDADOS COM MISERAS MIGALHAS, ENQUANTO O PRÓPRIO GASTA BILHÕES TENTANDO ESCONDER UM ELEFANTE DENTRO DE UMA CAIXA DE SAPATOS, OU COISA PARECIDA; AI ATÉ EU NÃO SERIA BOBO DE NEGAR QUE A COISA ESTA RUIM!!!

  14. É Silvestre, o luladrão e a presidANTA dilma estão surfando na popularidade porque nunca tiveram coragem de tomar medidas de ajustes economicos. Aliás, os únicos ajustes foram para seus bolsos e de outros ladrões que compoem o governo.
    Nop fundo no fundo, esse aumento de popularidade me preocupa, pois significa que a massa ignorante no país está aumentando.
    Vamos ver daqui a 10 anos o que vai ser o Brasil; hoje não se investe em educação, estrutura, ferrovias, logistica, transporte de massa, etc..o que nos leva a um cenário nada promissor. Mas tudo bem, afinal o que interessa é a popularidade que os ignorantes conferem a uma bandida que hoje se traveste no cargo maior da república, e anteriormente ocupado pelo maior ladrão que este país já conheceu e que deve acertar as contas com o diabo logo logo.

  15. Roberto Franco Responder

    Ah, se eu te pego! Popularidade de Dilma segue em alta (e a de Michel Teló também)
    por Redação Mídia@Mais em 23 de janeiro de 2012 Destaques – Clipping
    Ah, se eu te pego! Popularidade de Dilma segue em alta (e a de Michel Teló também)

    Os jornalistas brasileiros não contêm a própria euforia: só mesmo Dilma Rousseff, a burocrata perfeita, para superar a popularidade de Lula, o eterno pai dos brasileiros. Na última pesquisa, a atual presidente tem “56% de bom ou ótimo”. A pergunta que esses jornalistas empolgados deveriam fazer é: será que isso tem tanta importância assim? Afinal, qual é a popularidade de Luiza, de Michel Teló, do BBB12?

    Será que ser popular simplesmente é um valor tão consistente em si mesmo? Popularidade é tudo? Então Dilma provavelmente perde…

    …de Michel Teló, ao menos no Youtube: seu vídeo tem mais de 120 milhões de acessos (http://www.youtube.com/watch?v=hcm55lU9knw&feature=related), enquanto o de Dilma tem menos de 70 mil: http://www.youtube.com/watch?v=G7IiSdd6QmY&feature=channel_video_title.

    Dilma não perde só de Teló. Veja:

    Ela perde da Luiza (mais de 5 milhões de acessos): http://www.youtube.com/watch?v=BVxcWbh9HWE.

    Ela perde da Galinha Pintadinha (50 milhões de acessos):http://www.youtube.com/watch?v=1i7p0vTGcBk.

    Ela perde até do Dentinho Quebrado (5 milhões de acessos): http://www.youtube.com/watch?v=nf22iyNrxQw.

  16. Quanta ingenuidade. Pesquisa da CNI, capitaneada pela rede Globo, vai sempre ser esse o resultado. O jogo da elite é usar o povo pra combater aqueles que se colocam contra o fracasso do governo Dilma. Só assim a elite fica por trás, governando e ganhando rios de dinheiro a custa do povo.
    Pensem bem, amigos, Dilma não representa mais os movimentos sociais, os sindicatos, os servidores, a classe mais pobre está ficando desempregada, os partidos políticos não coadunam com o governo federal, e a popularidade dela está alta?
    Só não enxergam aqueles que a CNI cega com o ‘plin-plin’ global.
    Pesquisa da CNI, organizada pela FGV (duas sangue-sugas do dinheiro público), com alta popularidade pra Dilma, podem esperar por “desoneração” da folha salarial pros empresários (fim do FGTS, do PIS, corte na aposentadoria, etc.).
    BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS!

  17. Vigilante do Portão Responder

    SURFANDO no trabalho alheio.

    LULA e Cia. imncluindo a DILMA,
    pegaram a casa arumada e em condições de crescer.
    Vamos relembrar:

    Plano Real, aquele de debelou a inflação avassaladora, LULA, PT e cia. FORAM CONTRA;

    Reforma da Preevidência (Emendsa 20), sem a qual o Sistema de Previdência do INSS e as Previdêncis de Estados e Municípios estariam QUEBRADOS, LULA, PT e cia. FORAM CONTRA;

    Saneamento do sistema Bancário, com atuação firme do BC, liquidando Bancos, obrigando a venda ou incorporação de instituições deficitárias, como o Banestado, Bamerindus, Banespa e outros. Lula, Pt e cia., Foram CONTRA;

    Privatizações de empresas deficitárias, como a RFFSA, Siderúrgicas, etc. que davam prejuízo, pagavam pouco imposto e serviam de abrigo para apadrinhados políticos. LULA, PT e cia., FORAM CONTRA.

    Venda das Telefônicas, verdadeiros elefantes brancos INEFICIENTES e com pouca capacidade tyecnológica e de investimento (basta ver quantos telefones havia e quantos temos), LULA, PT e Cia., FORAM CONTRA.

    Abertura da exploração de Petróleo para as empresas estrangeiras, com a ampliação das pesquisas e das perfurações, inclusive nas Basias de Campos e Santos (descoberta do Pré-Sal). LULA, PT e cia., Foram CONTRA.

    Construção de Itaipu, LULA, PT e Cia. FORAM CONTRA (basta dar uma olhada nos jornais da época, 1982/83).

    DILMA, ao contyrário do que pensam esses Puxa-SAcos, está fazendo um governo medíocre. Acobertando corruptos, FRACA, titubeante e midiática.

    FRACA:

    Não teve coragem de demitir NENHUM dos denunciados por corrupção, TODOS PEDIRAM DEMISSÃO;

    Titubente, aceitou e aceita ser coagida pela Base aliada, loteando ministérios e estatais com os Partidos e com os PELEGOS do PT, fechando os olhos para a corrupção desbragada;

    Midiática, tal qual o LOula, “inaugura”, Inaugura”, Anuncia verbas e obras, Inaugura novamente e pouca coisa acontece.

    Exemplo:

    Dilma e Gleisi, Estiveram em Curitiba, coisa de 6 meses. Chamaram a imprensa toda e os políticos para anunciar a LIBERAÇÃO de dinheiro para o METRÔ.

    Pasados 6 meses e NADA foi feito.
    Está engavetado, esperando uma liberação de algum burocrata de Brasília.
    ERA MENTIRA!

    O PAC da habitação (para as familias de baixa renda) teve apenas 5% da verba liberada.

  18. -Gostaria de saber onde foram coletados os dados e de que forma forma tratados. Somente desta forma, podemos avaliar a credibilidade desta estatística(que digo, não é ciência exata!).
    -Gostaria de perguntar ao povo que apoia este governo e o passado(Lula), como agiriam se o seu orçamento doméstica fosse roubado na cara dura? Como dar anuência em governos onde a corrupção e a impunidade prospera cada dia mais? O que muitos não entendem é que com o aumento de pessoas na classe média, a arrecadação de impostos aumentará, criando uma bola de neve para sustentar a roubalheira à custas do suor desta mesma classe. Ou são todos inocentes achando que a nova classe média irá conseguir sustentar filhos em escolas particulares, planos de saúde, creches, financiamentos de eletrodomésticos, automóveis, casa própria…até quando esta situação durará?

  19. “De 1990 a 2008, enquanto a população brasileira cresceu de 141,6 para 186,9 milhões, a população extremamente pobre decresceu de 36,2 para 8,9 milhões de pessoas”
    Porque o número dos beneficiários das bolsas só aumentam e nunca diminuem?
    É necessário o aumento de famílias amparadas pelas bolsas?
    Porque o número de atendidos deve aumentar se os relatórios apontam para uma diminuição média nos últimos vinte anos?
    Pode-se concluir pelos dados informados, que apesar da diminuição numérica existem tantos miseráveis?
    Existe meios eficazes de acabar com a miséria?
    As bolsas não estão, ao contrário do exposto, contribuído para que se permaneça na miséria, e quem tem saído, saem por outros motivos?
    O Brasil está entre os sete países mais desiguais do mundo, apesar de estar também entre os sete gigantes da economia mundial.
    O Maranhão apresenta o maior percentual, mais de 24% da população do estado ganham até R$ 70 por mês, conforme linha da pobreza extrema estipulada pelo governo federal. No Piauí, o percentual é superior a 21% e, em Alagoas, 20,4%. Já a Bahia tem o maior número absoluto de miseráveis, mais de 2,4 milhões de pessoas.
    Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social com base no Censo 2010, há 4 milhões de domicílios miseráveis no País. Em 1,62 milhão desse total vivem famílias que não têm renda. Em 1 19 milhão de moradias a renda familiar é de R$ 1 a R$ 39 mensais per capita e em outro 1,19 milhão as famílias vivem R$ 40 a R$ 70.
    Em todo o Brasil, 16,2 milhões de brasileiros encontram-se na miséria, o equivalente a 8,5 % da população do país. Quase 60% deles estão no Nordeste (cerca de 9,6 milhões). A maioria é preta ou parda e tem até 19 anos de idade.

  20. ACORDA PARANÁ Responder

    Tenho lido muita sandice em blogs e sites, mas os comentários deste post, estão abaixo da linha da miséria.

    São idiotas ou mamadores da teta gorda do erário público.?

    É a pergunta!

  21. Parreiras Rodrigues Responder

    Um projeto audacioso de irrigação melhoria a situação econômica do agreste nordestino.

    Mas a ação nunca foi de interesse de governo algum.

    Uma parcela da população deve ser conservada dependente do poder público, para garantir a sua permanência no Olimpo.

    E analfabeta, para não perseguir a liberdade financeira.

    Os cafundóenses votam em massa no Poder que os oprime a vida inteira. Mas são gratos pelo caminhão pipa que os socorre vez ao mês.

    Arquimedes pediu uma alavanca para mover o mundo.

    O nordestino quer um poço artesiano, uma barragem, uma cisterna.

  22. CLOVIS PENA - Perguntas. Responder

    confirmação de postagem.
    .
    CLOVIS PENA – Perguntas….Quinta-feira, 22 de Março de 2012 – 19:06 hs

    Por favor, aguarde a aprovação do seu comentário.
    Mal comparando com Collor e tendo algo ou muito a ver com Lula, é de se perguntar até que ponto Dilma pode esticar a corda em relação aos ilustres congressistas.
    A pergunta é pelo risco de uma deterioração da “base de apoio” – já aparente – que em contrapartida leva o fato de que quanto mais Dilma endurece e repele oportunistas mais ela cresce no apoio popular. Teriam os parlamentares algum receio de uma virada de mesa de Dilma respaldada pela ampla maioria do povo ?
    Que passa pela cabeça dos comandos de Brasília?
    O ponto de equilíbrio ou o limite das imposições de cada parte é que, pela subjetividade, não se sabe onde fica situado. Perigoso isto.

  23. sergio silvestre Responder

    O parreiras conhece as praias nordestinas,mas não viu o desenvolvimento do agreste.
    Deve ir ao mercado e degustar frutas e legumes produzidos
    onde ,nos tempos bicudos as crianças comiam palma cozida.
    Tem ainda zonas deserticas,ainda tem muito mandacaru,mas
    o povo nordestino deu uma guinada na educação,saude e ali
    mentação.
    Graças a quem?
    aO FHC ?
    Não.Graças ao lula e agora dilma.
    Eo povo nordestino lhes é grato,só quem é cego não ve a virada
    nordestina,rumo a autosuficiencia.

  24. avante bituruna Responder

    NUNCA VI TANTA BESTEIRA EM UMA SÓ COLUNA
    Deixem de ser reacionários e sejam realistas.
    O povão está com ela.
    A razão?
    Porque este governo, a partir de Lula, fez o que não se fez nos 500 anos de Brasil.
    Governar para os mais necessitados.
    Ouvi ha algum tempo um comentário do Jorge Bornhausen dizendo para seus pares que o governo Lula estaria fazendo aquilo que eles não quizeram fazer.
    E porque não fizeram?
    O próprio Bornhausem concluiu: nós só governamos para as elites.
    Tomou bem no nariz, não se elege nem para 10º suplente de auxiliar de carregador de mala na rodóviária de Floripa.

  25. Desse jeito o PT ganhará as próximas eleições! Pra desespero dos reacionários! Tomem!

  26. Na verdade fica mais facil para a Dilma, depois que Lula arrumou a casa, deixou 300 bilhoes de dolares em caixa, um salario minimo que da condiçoes ao trabalhador sem qualificação, de poder consumir. De fora ninguem mais da palpites aqui sobre economia. Não tiramos o sapatos para mais ninguem. O pais cresce a olhos vistos, aumenta-se os empregos como nunca se viu. Assim, qualquer um que tivesse tido o apoio de Lula, e herdasse, o pais consertado pelo metalurgico, faria uma excelente administração

  27. SOCORRO, que povo sem visão. Qual foi a grande obra deste governo????? Ah, ela demitiu 6 ministros CORRUPTOS., mas quem os colocou lá????? Fui eu???? Foi você???? ELa herdou esta HERANÇA do companheiro LULLARÁPIO?????

    Detalhe, ela DEMITIU porque a imprensa denunciou e ela não teve força prá bancá-los, NÃO porque ela é FAXINEIRA, HONESTA.

    TOLINHOS. OPEN YOUR MIND.

  28. FÁBIO QUANDO VOCê COLOCOU ESSA FOTO DA DILMA NO MEIO DE AFRO-DESCENDENTES, TOCANDO UM “PAGODE” OU ALGO PARECIDO PARA “ILUSTRAR O CONTEÚDO” DESTA POSTAGEM FOI SUTIL E DIDÁTICO!

    Por que digo isto?
    Porque não é devido uma ou outra ação, por assim dizer, “moralizante” do governo federal!
    Mas é pelo elementar fato de seu governo ser capaz de estar no meio e atender dentro das possibilidades (olha só “inventaram a roda da política”) as pessoas simples, humildes e discriminadas” nas periferias da politica e das administrações nos poderes públicos Brasil a fora!
    Populismo, assistencialismo ou seja lá como queiram chamar tais posturas, não importa!
    Mas uma coisa é certa: “cuidar de e tutelar os pobres”, saibam alguns aqui no Paraná, torna os políticos populares e ganha eleição!

Comente