Uncategorized

Lula comanda o PT às vésperas das eleições

De olho em ambiente favorável para 2014, ex-presidente tem atuado com mão forte para impor alianças municipais

De O Globo:

O combate a um câncer de laringe não foi suficiente para impedir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de realize sua atividade favorita: a articulação política. Em seis meses de tratamento, o dirigente petista costurou acordos e interferiu em questões regionais, dando, como sempre, a cartada final nas decisões do partido.

Lula está atento aos cenários eleitorais em Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e São Paulo, capitais onde rachas internos ameaçavam a formação de alianças. Uma das principais preocupações do petista é garantir o apoio do PSB nas eleições de 2012 e um ambiente político favorável à reedição, em 2014, da aliança que elegeu a presidente Dilma Rousseff.

Quando Lula chamou as duas principais lideranças regionais petistas em Minas Gerais para conversar na capital paulista, o ministro Fernando Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias, a ordem estava na ponta da língua:

— O acordo com Eduardo Campos (governador de Pernambuco e presidente do PSB) está feito, vocês tratem de dar um jeito de cumprir — disse.

Dias depois, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, viajou a Belo Horizonte para reforçar a decisão. O resultado veio na semana passada: a ala ligada a Patrus, que resistia a aceitar o PSDB na aliança, condição imposta pelo prefeito Márcio Lacerda, seguiu o desejo de Lula e e votou pela aliança com o PSB, apesar da presença dos tucanos.

— O Lula é a nossa maior liderança, temos todo respeito e admiração por ele. Mas é uma pessoa que decidiu dialogar com o PSB e não dialogar com o PT local. Logo ele, que sempre disse estar disposto a respeitar o partido em suas instâncias — reclama o presidente municipal do partido, Roberto Carvalho.

A mão forte do ex-presidente nas decisões do partido é reconhecida até pela oposição. Duas semanas antes do congresso do PT, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) já falava sobre o evento petista como quem já soubesse que se tratava de cartas marcadas.

— Não acredito que um conjunto de delegados do partido tenha autonomia para contrariar o que o supremo chefe do partido determina — ironizou o senador.

O ex-presidente também está prestes a intervir em Recife, onde o partido está divido entre as candidaturas do deputado federal licenciado Maurício Rands e do atual prefeito, João da Costa, que pode ser definida em uma eleição interna. Lula já convocou Costa para reunião e deseja que ele desista da candidatura em troca do apoio a Rands, aliado de Eduardo Campos.

Em São Paulo, Lula esteve à frente das articulações pela desistência da senadora Marta Suplicy na disputa à sucessão municipal. Lula, que sempre preferiu a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, escalou uma força-tarefa formada por vereadores e deputados para convencê-la a desistir da disputa.

— O ex-presidente tem dito que, se o PT não sair vencedor, seja como cabeça de chapa seja como aliado, em Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, será muito difícil derrotar o PSDB nos estados dessas capitais em 2014 — relatou um dos aliados próximos do petista.

A digital do ex-presidente esteve presente na articulação do apoio do PT de Curitiba à candidatura do ex-deputado federal Gustavo Fruet, do PDT.

Em março, em encontro com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Lula deu aval à aliança entre os dois partidos, após receber pesquisa de intenções de voto que mostrava a liderança do pedetista na disputa à prefeitura curitibana.

Ele mandou o recado, contudo, de que só subirá no palanque do pedetista se ele se retratar em relação às críticas feitas ao PT, na época do escândalo do mensalão.

Em Cuiabá, o vereador Lúdio Cabral (PT) acelera a agenda do debate interno do partido para fortalecer internamente a tese de candidatura própria, e dificultar qualquer movimento do ex-presidente pelo apoio ao candidato do PSB, o empresário Mauro Mendes.

— Houve uma reivindicação que o PSB fez em mesa de negociação, pedindo o nosso apoio. Mas a discussão já está muito avançada. Nós esperamos que respeitem a nossa candidatura — disse o vereador.

18 Comentários

  1. O Serra vai ser eleito Prefeito de São Paulo e vai expor o acervo da corrupção no instituto lula. Pra isso esta porcaria de instututo serve!

  2. Vejam o comentario; Piola defende ampla aliança para governar Foz do Iguaçu. No comentário está revelado o plano secreto do PT (dos mao de ferro), para se manter no poder pelos próximos 40 anos. Os idotas estão entrando nessa.

  3. S Y N F R O N I O. Responder

    Em terra de Anibal Khury, Alexandre Khury, Nerson JUSTO, Derosso ,Lerner e cia.o Paraná andou na contra mão do progresso.
    Por isso tudo deve mudar inicialmente na Capital, passando por cima dos partidos politicos, Vamos voltar a sonhar. sorrir e ser feliz, com o antidoto Fruet
    o mostrar ao Brasil e ao mundo que aqui se TRABALHA, plageando ao ex-grande
    governador Paulo Pimentel.

    CURITIBA TEM GEITO………Gustavo prefeito, com uma camara compostas com novos elementos.

  4. TOALHA MOLHADA! DEPOIS DOS MAIS ASSIDUOS LIGADOS NO INSIGNIFICANTE pt ( DECLARAÇÃO DADA PELOS PROPIOS MILITANTES) ESTÃO ARREPENDIDOS DE ESTAREM NO pt; POIS FICARAM EM SEGUNDO PLANO SEM CANDIDATO FORTE OU CONFIAVEL PARA O PLEITO, DESCONFIAM QUE VÃO SER CHUTADOS PELA TURMA DO PDT, QUE JA FALAM QUE A LONA É CURTA!!!

  5. Parreiras Rodrigues Responder

    E o SBT quer saber quem é o brasileiro mais importante.

    Ora, ora, se a pesquisa não é prá massagear o ego de alguém.

    Gostaria de saber a que preço?

    Bem, depois que a UFPR o agraciou com o título de Honoris Causa (?), nada mais me espanta.

  6. salete cesconeto de arruda Responder

    Salve MESTRE LULA!
    O melhor político, pai e marido que este país já viu.
    Lula jamais diria o que FHC disse de Dona Ruth. E pior: esperou ela morrer para dizer que ela não era inteligente como ele. Como se FHC fosse mais do que um poste que se escondeu atrás de Dona Ruth e sua sabedoria. Sem contar que FHC era um traíra da esposa e dos filhos. Tanto que fez teste de paternidade por exigência dos filhos.
    Mas BOBOS preferem esse doutor de ‘facurdade’ ao pobre que livrou MILHÕES DE BRASILEIROS DA MISÉRIA e tirou o Brasil da posição de joelhos a que tinha sido colocado por outros governos.
    TEMPO DE LULA/DILMA/PT/POVO QUE SABE ESCOLHER O MELHOR ENTRE OS SEUS.
    O resto?
    PRIVATARIA
    CAHOERIA
    Mensalão? Que mensalão? Só um IDIOTA ainda não percebeu que o jogo era outro. Qual? DERRUBAR O GOVERNO DO POVO com a ajuda da IMPRENSA GOLPISTA que atrasa a vida dos JORNALISTAS de verdade.
    Salve Fábio que não faz distinção de leitores e admiradores.

  7. Sra Salete, por que a Sra NÂO FAZ A PERGUNTINHA BÁSICA, como o SR (LULLA) que SÓ trabalhou 5 anos como operário, o( o resto foi vagabundo, sindicalista é isto né ?, VAGABUNDO, vive do dinheiro do trabalhador) AMEALHOU a FORTUNA que ele tem?????? Para de adorar um VAGABUNDO.

  8. MÍRIAN WALESKA Responder

    Insisto:
    Ele não consegue comprar uma geladeira á prazo…

    Esse não me preocupa mais, ta no bico do corvo, passagem comprada.

    Salete, me faz um favor? Some do blog. Voce é piór que pórre de vinho com ovo cozido.

  9. A petralhada aprendeu ligeirinho com o Chávez!
    É baixar o Ibope, ou sumir da midia, arrumam um cancerzinho fuleiro, contram um médico cumpanheiro preferencialmente formado em Cuba, encostam-se no hospital mais caro do Brasil, com toda a currumalha atrás, tudo às expensas da União, e de lá erguem suas barricadas!
    Esse petismo é uma vergonha, além de uma sacanagem!

Comente