Uncategorized

Supremo deve discutir julgamento do mensalão nesta quarta

Relator Joaquim Barbosa pediu discussão do formato do julgamento. Ação penal por suposta compra de apoio para o governo tem 38 réus.

Do G1, em Brasília:

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem debater nesta quarta-feira (2) o formato do julgamento do processo do mensalão. Está na pauta da sessão uma questão de ordem proposta pelo relator do caso, Joaquim Barbosa, para que os ministros discutam o assunto.

A ação penal apura a responsabilidade de 38 réus no suposto esquema de compra de apoio político durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para que a ação entre na pauta de julgamentos, falta somente a liberação do processo pelo ministro revisor, Ricardo Lewandowski.

Ainda não há data prevista para que Lewandowski termine a revisão, mas ministros já discutem mudanças na rotina do tribunal para julgar o caso.

O risco de prescrição, o número de réus, que terão uma hora cada para se defender, as 600 testemunhas ouvidas e a complexidade dos fatos narrados nos autos vão exigir uma força-tarefa para que o julgamento ocorra antes do período eleitoral.

Considerado o mais complexo caso já analisado pelo Supremo, a ação penal do mensalão deve levar de três a quatro semanas para ser julgada, na avaliação de ministros.

De acordo com o regimento interno da Corte, o advogado de cada um dos 38 réus terá uma hora para apresentar sua defesa no plenário. O texto também prevê uma hora para o procurador-geral da República, autor da denúncia do mensalão.

Como aconteceu no julgamento de 2007, quando o STF aceitou a denúncia contra os acusados, é possível que o tempo da acusação seja estendido, em razão da quantidade de réus. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já afirmou que uma hora para a acusação seria “insuficiente”.

4 Comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Ainda vai decidir?
    Até quando este pilantra chamado Lula vai interferir na política nacional?
    Julguem logo este MENSALÃO DO PT E METAM ESTA CANALHA NA CADEIA, por favor. Os braileiros de bem esperam est atitude da JUSTIÇA ÚRGENTEMENTE.
    CADEIA para o malaco LULA DA SILVA e seus mensaleiros.

  2. Fico imaginando, se os réus fossem da oposição, como não estariam pressionando o STF, ou melhor, já teriam há muito tempo, sido julgado por pressão e agilização dos processos, tal como estão agilizando a CPI do caso cachoeira somente em direção dos oposiocionistas. Meu Deus, quanta hipocrisia! embora confie muito nesse ilustre Ministro. Aguardemos, pessoal…

  3. Que vergonha, tanto tempo para julgar algo neste país, só porque está envolvido políticos. Enquanto um julgamento se der pela conta bancária de um homem este país nunca irá para frente.

  4. Sério ??? Tô pagando pra ver….Tem muita gente graúda metida nisto…Não vai dar em nada…

Comente