Uncategorized

Sarkozy reconhece derrota para Hollande
em eleições na França

Nicolas Sarkozy reconheceu sua derrota nas eleições na França em discurso para seus apoiadores (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)

Pesquisas de quatro institutos apontam vitória do socialista Hollande. Em discurso, Sarkozy disse que já desejou ‘boa sorte’ para adversário.

Do G1, com agências internacionais*:

Hollande acena para o público após visitar o posto de votação perto de Tulle, na França (Foto: Bob Edme/AP)

O atual presidente francês, Nicolas Sarkozy, reconheceu sua derrota nas eleições da França neste domingo (6) para o socialista François Hollande. Sarkozy discursou para seus apoiadores logo depois do fim da votação, às 15h (horário de Brasília).

“François Hollande é o presidente da França e deve ser respeitado”, disse Sarkozy. Num dos momentos mais emocionantes do discurso, Sarkozy disse: “eu nunca vou poder retribuir aos franceses o que eles deram para mim nesses últimos anos”.

Sarkozy também afirmou ter toda a culpa pela derrota ao dizer que é “um homem que aceita a responsabilidade”. “Eu dei tudo de mim”. Ele contou que já ligou para Hollande para desejá-lo “boa sorte”. “Acabei de falar com ele no telefone para lhe desejar boa sorte”.


Segundo estimativas dos institutos CSA, TNS Sofres e Ipsos, Hollande deve ser o novo presidente da França ao alcançar 52% dos votos, contra 48% de seu adversário. As estimativas do instituto Harris Interactive oscilam entre 52,7 e 53,3% a favor de Hollande.

Multidões encheram a Place de la Bastille, a praça emblemática da Revolução Francesa, em Paris, para celebrar a vitória de Hollande. Ele vai colocar fim a 17 anos de ausência da esquerda francesa na presidência do país. O socialista François Mitterrand, eleito em 1981, conseguiu se reeleger em 1988 e ocupou o cargo até maio de 1995.

Ex-mulher de Hollande e mãe de seus quatro filhos, Ségolène Royal disse que tem um “sentimento de profunda alegria ao ver milhões de franceses renovarem o pleito para a esquerda”. “Os franceses podem ficar confiantes”, disse ela em entrevista à TV. “Vamos precisar de todos para ajudar o país a se recuperar”. Royal enfrentou Sarkozy nas eleições de 2007.

Ao votar na cidade de Tulle, na região central da França, onde foi prefeito por sete anos, Hollande cumprimentou os eleitores com apertos de mão e beijos. Com 46 milhões de pessoas aptas a votar, as zonas eleitorais abriram às 8h locais (3h de Brasília) e fecharam na maioria dos lugares às 18h (13h). Nas cidades grandes, funcionariam por mais duas horas.

Números do Ministério do Interior mostraram que 72% dos eleitores aptos tinham votado até as 17h locais (12h de Brasília) apesar do tempo ruim em boa parte do país, superando a participação de 70,6% até a mesma hora no primeiro turno, em 22 de abril.

Campanha

Hollande se lançou na disputa pela presidência em meio a ironias, sendo considerado “brando” demais e provinciano demais. Mas o candidato socialista traçou tenazmente seu caminho até se tornar o favorito à eleição presidencial.

No início, ninguém apostava nele. Não era nem o ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, um brilhante economista, nem sua ex-companheira Ségolène Royal, de relação emotiva com os franceses. Hollande foi primeiro-secretário do Partido Socialista (PS) durante 11 anos. Deputado do departamento rural de Corrèze, não parecia ter o carisma exigido na França em uma eleição presidencial.

Apoiantes do Partido Socialista comemoram a vitória de Hollande na Place de la Bastille, em Paris (Foto: Francois Guillot/AFP)

Até o dia 14 de maio de 2011, nada permitia prever que chegaria ao segundo turno da eleição presidencial. Strauss-Kahn era o favorito das pesquisas e da imprensa para ser o candidato socialista. Hollande havia lançado semanas antes sua campanha, mas os observadores estavam convencidos de que sua corrida em direção às eleições seria interrompida no caminho, sem chegar muito longe.

Os problemas judiciais colocaram um ponto final na carreira política de Strauss-Kahn e deixaram a via livre para Hollande. As primeiras pesquisas deram razão a ele, ao situá-lo na liderança dos candidatos de esquerda preferidos dos franceses. Mais ainda, previam que poderia vencer o presidente Sarkozy.

História
Aos 57 anos, Hollande nasceu em uma família de Ruan, no noroeste da França, filho de um médico e de uma assistente social. Estudou na ENA, prestigiada escola de administração e berço da elite política francesa. Lá, conheceu aquela que foi sua companheira por 25 anos e mãe de seus quatro filhos, Ségolène Royal.

Terminados os estudos, trabalhou no Tribunal de Contas. Fascinado pela figura política do presidente François Mitterrand, eleito em 1981, começou a colaborar com ele escrevendo “notas”. Aos 26 anos, assumiu o desafio de se candidatar às eleições legislativas no reduto eleitoral do então futuro presidente Jacques Chirac, que em um ato público perguntou: “Quem é você?”. “Sou aquele que você compara com o cachorro labrador de Mitterrand”, respondeu o socialista.

O ex-presidente Chirac, que pertence ao mesmo partido de Sarkozy, tem, no entanto, afeto pelo opositor, que persistiu e terminou conquistando seu bastião de Corrèze. Chirac chegou, inclusive, a dizer que “votará em Hollande”, antes de ressaltar que sua frase era “humor correziano”.

Os fracassos nas eleições presidenciais de Lionel Jospin em 1995 e em 2002, e de Ségolène Royal, em 2007, o levaram a decidir que cabia a ele se candidatar. Aconselhado por sua nova companheira, a jornalista política Valérie Trierwieler, perdeu mais de 10 quilos, mudou de aspecto e abandonou suas piadas inoportunas, que lhe deram a reputação de ter um humor arrasador.

* Com informações da France Press e AP.

19 Comentários

  1. salete cesconeto de arruda Responder

    Aos que não gostam do GOVERNO LULA/DILMA/PT/POVO…. se mudem para a Alemanha!
    Mas cuidado: lá os CRIMES via INTERNET estão sendo PUNIDOS!
    Será que terão coragem de irem embora?
    Deveriam já que a MAIORIA está FELIZ com LULA/DILMA/PT/POVO!
    De longe da para ver:
    O POVO SORRINDO FELIZ e OS OPOSITORES que não aceitam DEMOCRACIA – sem seus ESCRAVOS – gritando DESESPERADOS à procura de ninho.
    Fuja Beto!
    Fuja enquanto é tempo.

  2. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    SALETE,

    O povo frances, trocou mesmo merda por merda.
    Você é mesmo uma tapada, vive de utopia.
    O povo também vivia sorrindo com Hitler e outros Fascistas.
    PT, cãncer do Brasil.
    Salete, pelo visto você não conhece a palavra liberdade de expressão e DEMOCRACIA, mas, o PROJETO FASCISTA DO PT CHAMADO FORO DE SÃO PAULO VOCÊ DEVE CONHECER.

  3. MAIS UM COMUNISTA IMUNDO INFESTANDO E CORROMPENDO O PLANETA,BOM ANTES QUE EU ME ESQUEÇA.O SALETE,VAI ESTUDAR,O PETÊ,É A CARA DO POVO SIM,POVO BURRO.

  4. Doutor Prolegômeno Responder

    É interessante o modo como escreve a turma do MAV. Fazem ameaças veladas, dizendo para fugir enquanto é tempo, ou seja, fujam antes que se instale a ditadura do proletariado e enforquem e fuzilem no paredón, todos que não concordem com com eles. Fujam enquanto não instalam o soviete supremo da internet, para calar todos os infiéis que não são filiados ao partido. Ave Lula, morituri te salutant.

  5. E os acertos combinados com Lulla para a compra dos caças, como é que ficam? –
    Tadinho do Lulla; pelo jeito vai ter que começar tudo de novo! –
    Mas como? – Sem o manto imperial; com aquela garganta toda esgualepada; aquela bengala zuretona, sem cargo algum, o cara nem candidato a vereador de S.Bernardo é!
    Vai ser bem mais difícil arrancar algum da francesada falida!!!

  6. salete cesconeto de arruda Responder

    Caçador
    Otário
    Álvaro…

    Os que aplaudiam HITLER eram em principio todos de uma tal ELITE tipo a que apoiou o Serra com seu aborto disfarçado enquanto segurava a santinha no colo.
    Vamos a aulinha de hoje?
    Aí… depois de HITLER ter a tal ELITE CORRUPTA ao seu lado o PIG e toda uma equipe de PROPAGANDA CRIMINOSA foi montada para sustentar o BROXA HITLER. HITLER que amava seus cavalos feito o Figueiredo que não gostava do cheiro do povo. Claro que por medo ou por influência do PIG – PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA – do tipo do CIVITA da VEJA que vai ter que depor na CPMI do CACHOEIRA, muitos foram enganados. como já o foram por aqui quando a globo FAZIA PRESIDENTES enganando o povo com seus caçadores de marajás. Hoje redimido!
    Se na França com o atual ELEITO LEGITIMAMENTE vai dar merda é voces que sabem. Eu não acredito nisso. Aqui diziam o mesmo se LULA GANHASSE e no entanto foi LULA e agora DILMA com o POVO que escapou do PIG – do qual voces ainda são ESCRAVOS – DEU FELICIDADE! IGUALDADE! E finalmente, com o dono da VEJA e toda a editora Abril poderosa – sendo ouvido como um simples ou terrível criminosa… VAI DAR finalmente: LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
    Sei que VOCÊS – em sua quase maioria – PERDERAM SEUS ESCRAVOS estão desesperados. Por isso não conseguem VER A MUDANÇA PELA QUAL O BRASIL VEM PASSANDO. Depois de salvar o Bebe QUASE MORTO – REAL – que o ITAMAR tinha confiado ao FHC que não era o pai – LULA TIROU MILHÕES DE BRASILEIROS DA MISÉRIA. Não deve ser fácil para quem pagava merreca aos seus funcionários terem agora que limparem a própria merda não é verdade? Esses BRASILEIROS LIBERTADOS por LULA/DILMA/PT – unico partido já passado a limpo – já não se sujeitam a trabalhar em suas casas. E também já não acreditam como voces – no tal PIG – Partido da Imprensa Golpista.
    Assim sendo não adiante uivar feito lobo mau.
    Chapeuzinho VERMELHO DE ESTRELA não tem medo de lobo novo ou lobo velho. Para nós MULHERES que escolhemos LULA e DILMA voces são apenas uma ALCATEIA de bobos. Babando de raiva dos mais pobres que VIAJAM no mesmo avião que suas familias.
    Portanto os aconselho a estudarem um pouco de FILOSOFIA e da própria HISTÓRIA. O passado nos MOSTRA que DISTORCER os fatos já não dá mais resultado pois se vocês tem um PIG caindo aos pedaços – nós temos lindinhos:

    A BLOGOSFERA!

    E a BLOGOSFERA nos GARANTE LIBERDADE DE EXPRESSÃO com jornalistas que não chamam patrão de coleguinha!

    Essa é a verdade.

    Simples assim.

    Mas quem tem MALDADE DE SE comprazer com DOENÇAS nunca vai poder sentir como é bom VIVER SEM MEDO DE SER FELIZ!

    Eu os aconselho a tirar essa coisa que colocam nos cavalos para impedí-los de OLHAR PARA OS LADOS. Se libertem! Vejam como está o irmão de pátria que foi jogado nas periferias pela DITADURA que roubou o governo democrático que ia fazer a reforma agrária.
    Depois me contem se estão melhor ou pior?
    Mas não esqueçam que foram os PIJAMAS SUJOS DE SANGUE

  7. salete cesconeto de arruda Responder

    … seguindo

    E NUNCA ESQUEÇAM QUE FORAM OS PIJAMAS SUJOS DE SANGUE, COM O PIG E SEUS ALIADOS…. os que jogaram MILHÕES DE IRMÃOS DE PÁTRIA NA MISÉRIA!

    IRMÃOS AGORA SALVOS POR LULA/DILMA/PT E ALIADOS!

  8. salete cesconeto de arruda Responder

    E atenção lobinhos…
    Chapeuzinho VERMELHO DE ESTRELINHAS MANDA DIZER que vocês são bobinhos perdidos na mata atrás do caçador!
    Caçador faz escola – não é verdade?
    Já tem seguidores…
    Tadinhos…

  9. ainda bem que o povo esta acordando, VIVA O SOCIALISMO,e antes que me esqueça, chorem filhotes da ditadura militar e psdb/pfl/dem/cachoeiritas.

  10. antonio carlos Responder

    O anão perdeu para ele mesmo, se fosse menos arrogante, menos senhor de si e metido, hoje estava rindo e não chorando. Mas assim mesmo tenho pena da França, trocaram seis por meia-dúzia, ou nada por coisa nenhuma. A Europa parece adorar trocar de lado em cada eleição, foi assim em Portugal, depois na Espanha e agora na França. Quem deve estar pondo o terninho de molho é a Merkel. ACarlos

  11. Olha Salete, o Lula não tirou muita gente miséria, mas comprou votos dos pobres ampliando direitos adquiridos, e os tranformou em vagabundagem,muitos brasileiros dizem na nossa cara que não trabalham, porque come de graça o que o Governo lhes dão, oiiiiiiiiiiiii, peraí, esse dinheiro não é nosso não??? quem paga altos tributos para o governo, então o governo não dá nada para ninguem. Onde está o retorno disso tudo, SAÙDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, E SALÁRIO DIGNO AOS PROFESSORES. Então colega comentarista, não há doação nenhuma, há trasnferência de renda de pobres para os menos pobres, quando deveria ser dos ricos para os menos pobres.Então aumentou a classe pobre, aumentou os vagabundos, e aumentou muito mais novos ricos através dos corruptos(inclui-se todos) e do mensalão, aumentou muito mais os bilionários que dominam a rede financeira sob as bênçãos do Lula e as empreiteiras corruptas que lucraram e corromperam muitos por aí afora… É assim que está nosso Brasil, uma balbúrdia total….

  12. SERGIO SILVESTRE Responder

    Rapaz,a ku kus klan está se juntando,e olhe os nomes esquisitos que eles tem.
    Tirou este otário chamado caçador,que deve rasgar nota de cem,o nome pedro rocha deve ser goebeels em alemão.
    Esse ocimar deve comer coco,enquanto os pés de pano se
    esgueiram pela sua janela.
    As bruxas karen e oa walesca devem estar hibernando.
    Mas parece que rompeu alguns ovos de alienigenas ai em
    cima.
    Tem uns monstrengos ai que eu não conhecia deste blog,
    Devem ter sido cagados recentemente.

  13. salete cesconeto de arruda Responder

    Sergio Silvestre

    Melhor que essa tua: ‘cagados recentemente’… rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs…
    não vai ter outra! Essa pode vele um SUPER ESPETÁCULO de risadas. Acho que até o caçador acabou rindo.

  14. salete cesconeto de arruda Responder

    corrigindo:

    VALE UM SUPER ESPETÁCULO DE RISADAS!

    rsrsrsrsrsrsrsrsr….

    …cagados recentemente…. muito boa mesmo!

    São os lobos correndo atrás do caçador enquanto CHAPEUZINHO VERMELHO cheio de ESTRELAS – com a benção do PADRINHO QUERIDO E AMADO LULA – segue adiante com a MAIORIA sorrindo e sem MEDO DE SER FELIZ!

    Com ou sem doenças que são coisas terrenas O POVO SEGUE FELIZ SEM MEDO!

    Já os… cagados recentemente… sofrem atrás do caçador!

Comente