Uncategorized

Dalton Trevisan ganhou
o Prêmio Camões

Dalton Trevisan só é invisível em Curitiba. Nosso maior escritor recebeu hoje o Prêmio Camões, o maior prêmio literário de língua portuguesa.  O anúncio foi feito em Lisboa pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas. Pela distinção, concedida pelo conjunto da obra, receberá 100 mil euros.

A escolha unânime do escritor foi justificada pelo júri: .”Dalton Trevisan significa uma opção radical pela literatura enquanto arte da palavra. Tanto nas suas incessantes experimentações com a língua portuguesa, muitas vezes em oposição a ela mesma, quanto na sua dedicação ao fazer literário sem concessões às distracções da vida pessoal e social”.

Ainda segundo o júri, Dalton é “um dos maiores escritores brasileiros da actualidade” e “o maior contista moderno do Brasil”

Por Izabel Campana. Retrato do Dalton por Poty Lazzarotto.

5 Comentários

  1. Dalton Trevisan mora entre minha casa e meu trabalho; passo pelo menos duas vêzes por dia em frente à sua residência, há séculos.
    Nunca vi sequer o seu fusca; só parte da garagem se vê da rua. O mito então, nem sombra! Claro, dizem que vampiro não faz sombra, nem aparece no espelho!
    Realmente o apelido de Vampiro, foi bem dado ao homem que é um dos maiores contistas da lingua portuguesa!

  2. Osiris Duarte de Curityba Responder

    Sou “rato de livraria” bem como “rato de sebo”. Em 2011, passei 6 meses em Portugal, e não vi nenhum exemplar de Dalton Trevisan à venda em Terras Lusitanas.

  3. Zangado, você zangou-se em vão! Sou fã de Dalton, já li quase toda sua obra, e tenho pelo mestre e “vizinho” o maior orgulho e respeito!
    Mas se vc ver a casa, e os prováveis hábitos do(s) habitante(s) daquela casa, vai ficar na dúvida se o apelido vem do livro por ele escrito, ou pelo aspecto sombrio que emana daquela casa, de esquina, construída nos limites do terreno, junto às calçadas, sempre com as portas e janelas fechadas, mostrando cortinas rústicas e muito simples!
    Realmente é curioso que naquele antigo solar, com sinais evidentes de que há muito tempo não recebe uma manutenção, viva um dos brasileiros mais ilustres, e um dos maiores escritores da língua portuguesa de todos os tempos!

  4. GOSTARIA DE CONHECER ESTA CARA! TAO FAMOSO E AO MESMO TEMPO FOGE DA FAMA! ELE DEVE TER ALGO DE INTERESSANTE EM SUA PERSONALIDADE!

Comente