Uncategorized

Thea Tavares e a inaceitável tentativa
de censura judicial

Não sou leitor do blog Lado B. Não conheço Thea Tavares pessoalmente. Apenas por telefone e e-mails. É óbvio que é uma jornalista competente. É óbvio que é militante do PT e que defende as cores de seu partido. Thea Tavares é honesta. Não esconde suas convicções, assim como o blog não dissimula que é um ardente veículo da variada opinião do PT. Lado B, pelo que sei, é um blog confessional e como todo veículo desse tipo, tem seus leitores (seguidores) no universo restrito dos convertidos.

Pois, pois, Thea Tavares e o blog Lado B correm o risco de censura e eliminação. É o que propõe uma ação do prefeito Luciano Ducci contra a jornalista e o blog, como sou informado pelo Cícero Cattani. Deplorável. Inaceitável. Digo à vocês que qualquer censura ou investida do gênero contra a imprensa é atentado maior que qualquer outro crime contra a democracia.

É óbvio que Thea Tavares, seu blog e seu partido não são as únicas vítimas. Os resíduos autoritários e liberticidas estão em todos os partidos, em todas os grupos, mesmo naqueles que se declaram a favor da liberdade de imprensa. Membros do próprio PT são costumeiros nessa prática de intimidação e censura através de ações judiciais. Que fazer? Acima de partidos, partidecos, grupelhos, grupões e coisas tais, nossa obrigação é defender a liberdade de imprensa. Por mais que muitas vezes ela seja usada por pessoas que não fazem jornalismo, mas usam o meio para sublimar suas próprias baixezas e frustrações. Não é o caso da Jornalista Thea Tavares, que merece respeito, entre outras, porque é absolutamente clara em suas opiniões.

14 Comentários

  1. Fábio, não concordo com muitas de suas posições e divulgações, mas achei esta sua postura de uma grandeza imensa. Não sou eleitor de nenhum dos lados (Fruet ou Ducci), não conheço pessoalmente a jornalista, mas também abomino este tipo de censura.
    Penso que o prefeito está muito mal assessorado, e não é só nesta questão. Passa pela questão do mal atendimento nas unidades de saúde, radares, binários/anéis, falta de projetos de tecnologias nas escolas municipais, etc…..
    Parabéns!

  2. A internet deve ser livre. Os excessos e abusos devem ser combatidos com outros meios, nunca com censura.

  3. Parabéns Fabio pela atitude, defender de forma impacial, o direito de expressão.

  4. Vania Mara Welte Reply

    Meu caro amigo e jornalista Fábio Campana!

    Vi o seu libelo sobre o voto. Eu lamento muito a sua posição de neutralidade. Mas defendo com a minha vida o seu direito de discordar de mim. Assim, como defendo com a minha vida o direito da jornalista Thea Tavares ter opção diferente da minha nesta disputa eleitoral de 2012.

    Afinal, o que seria de democracia se todos tivessem a mesma opinião, o mesmo gosto, a mesma opção?
    Não teríamos democracia.

    Defendo o direito de cada um de vocês de opinar sobre o que bem entenderem e considerarem o que é melhor, na concepção de vocês.

    Não posso aceitar qualquer tipo de coerção, de censura à imprensa. Pois, caso eu aceite isto, amanhã ou depois, as mesmas pessoas que defendem, hoje, a censura poderão ser as próximas vítimas deste tipo de violência.

    É bom refletir sobre isto.

    Liberdade de expressão a todos!
    Liberdade de expressão à Thea Tavares!

    Vania Mara Welte

  5. sergio silvestre Reply

    Vivemos hoje uma ditadura monetária,uma ditadura judiciaria e uma ditadura politica.
    Estão afanando metade do que produzimos e se não pagar os 50%
    estão tirando o dinheiro de contas via on line e do jeito que a coisa anda,logo a classe que produz terá sua ração.
    E as conquistas da facilidade de viver nos dias de hoje,ficará a cargo de altos funcionários publicos,magistrados e politicos.
    É como já disse mais de mil vezes,vai chegar a hora que vamos optar entre pagar estes impostos escorcheantes,ou comprar um rifle.

  6. Edward Rocha de Carvalho Reply

    Parabéns pelo comentário e pela defesa intransigente da liberdade de expressão. Como disse a Presidente assim que eleita — e isto foi educativo e simbólico –, é preferível a mais dura das críticas ao silêncio da ditadura.

  7. Tisa Kastrup Reply

    “Posso não concordar com nenhuma palavra que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las” (frase atribuída a Voltaire). Fábio, você é um Cavalheiro. E um defensor da liberdade de expressão, seja ela vinda da imprensa, dos ‘seguidores’ ou dos partidários (de qualquer partido político ou veículo informativo). A Justiça há de enxergar. E, como bem disse o Edward, de ouvir as palavras da própria Dilma.

  8. Peter Bad Hazar Thess Reply

    Bem a propósito a lembrança da Tisa Kastrup que nos traz contundente citação de Voltaire. Não me alinho com a Thea – vixi, deve não dormir, almoçar, jantar, por uma semana. Mas nunca haverei de me alinhar com os que apelam prá censura.
    Continue, Thea.

  9. Excelente texto.
    Nisso que você mencionou todos deviam concordar, independente de situações ou oposições.
    O que me espanta é: sabendo que a próxima eleição se ganhará pela internet, o Ducci e seus assessores me fazem uma dessa?!

    É muito despreparo!

  10. Viva a liberdade de expressão!! Se for o caso, os abusos devem ser punidos pelos meios legais previstos, jamais com a censura.

Comente