Uncategorized

Um fato e duas versões: Gilmar e Jobim

De Jorge Bastos Moreno, em O Globo:

Um fato e duas versões. Em “furo” de reportagem, a Revista Veja revela um encontro de Lula com Gilmar Mendes no escritório de Nelson Jobim em Brasília. A conversa foi tenebrosa, pelo que se lê na revista. Indignado com o assédio, Gilmar Mendes, num gesto de coragem, confirmou tudo à revista.

Pois bem, acabo de falar com o anfitrião do encontro, Nelson Jobim, que está neste momento passeando por uma feira em Itaipava, em companhia da mulher Adrienne e de amigos do casal. Jobim confirma o encontro, mas nega seu conteúdo. Eis o resumo do seu relato à Radio do Moreno;

Conteúdo da conversa: —- Não houve nada disso do que a Veja, segundo me informaram, está publicando. Estou aqui em Itaipava e soube desse conteúdo através de um repórter do Estadão, que me procurou há pouco. Portanto, estou falando sem ter lido a revista. Mas, posso assegurar que, se o conteúdo for mesmo esse, o de que Lula teria pedido a Gilmar para votar no mensalão, não é verdade. Quem tocou no assunto mensalão fui eu, no meio da conversa, fazendo a seguinte pergunta: ” Vem cá, essa coisa do mensalão vai ser votada quando?”. No mais, a conversa girou sobre assuntos diversos da atualidade.”

Razão do encontro: ‘ —- Desde que deixei o ministério, o presidente Lula tem me prometido uma visita. Três dias antes, a assessora Clara Ant me ligou dizendo que o presidente Lula iria a Brasília conversar com a presidente Dilma numa quarta-feira e que retornaria no dia seguinte, mas antes queria falar comigo. De pronto, respondi que o encontro poderia ser na minha casa, no meu escritório ou em qualquer outro lugar que o presidente quisesse. Lula optou pelo meu escritório, não só porque tinha prometido conhecê-lo, mas, também, porque fica perto do aeroporto. E assim ocorreu.”

Presença do Gilmar — O Gilmar e eu estamos envolvidos num projeto sobre a Constituição de 88 e temos nos reunidos sistematicamente para tratar do assunto. Por coincidência, o Gilmar estava no meu escritório, quando o presidente Lula apareceu para a visita. Conversaram cerca de uma hora, mas só amenidades. Em nenhum momento, Lula e Gilmar conversaram na cozinha. Aliás, Lula não esteve na cozinha do escritório.

Repercussões do fato — Agora, não posso controlar as versões, especulações, que a mídia e as pessoas fazem desse encontro. Faz parte do jogo. O que eu posso dizer é que não houve nada disso.

Diante do relato de Jobim, eu, como repórter crédulo, diante de fonte tão idônea, poderia me dar por satisfeito e fazer um texto jornalisticamente convencional, tipo ” Jobim nega pressão de Lula” ou, como nós furados gostamos de fazer, com muita satisfação: ” Jobim DESMENTE a Veja”.

Mas, durante a conversa, eu notei a voz estranha do Jobim. Ele estava cumprindo um rito, um protocolo, um dever de anfitrião de evitar mais constrangimento a si e a outros atores do espetáculo. Os bons repórteres, como os meninos da Veja, Cabral á frente, são uma espécie de Eike Batista às avessas: “Vazou, furou”. Com a notícia na rua, o encontro secreto de Jobim, que tinha um proposito, pode ter outro, o de tentativa de coação de juíz ou coisa que valha. Seria coerção? sei lá.

Nelson Jobim, meu velho amigo de guerra, não ia me deixar na mão. Repito, como anfitrião, não poderia confirmar o escândalo. Mas me deu uma pista através de um controvertido depoimento. Inicialmente, me disse que a presença de Gilmar foi mera coincidência, do tipo ” ah, eu estava passando por aqui…”. Só que o próprio Jobim deixou escapar que o encontro fora marcado com três dias de antecedência. Logo, Gilmar sabia que naquele horário daquela quinta-feira, Jobim estaria recebendo Lula. Então, não foi surpresa nem coincidência coisa nenhuma.

E deixo pra botar no pé, o fim do mistério. Amiga minha, de Diamantino (MT), terra de Gilmar Mendes, a meu pedido, localiza Gilmar. E se atreve a perguntar se era tudo verdade:

—- Claro que é! Eu mesmo confirmei tudo à revista.

53 Comentários

  1. Todos os 3 são pessoas “incríveis”, ou melhor “inacreditáveis”, ou melhor mentirosos.

  2. Há muito tempo se sabe da parceria Gilmar/Veja na tentativa de pautar noticia do interesse de ambos.  O que não se sabia era o intensos contatos  da revista com uma a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira. Afinal, qual a credibilidade em noticia como essa? A Veja, braço midiático do crime organizado, tentando criar uma situação para tentar reverter a situação onde se encontra. Daí, porque  pede ajuda ao Gilmar Mendes parceiro de longa data.

  3. Só o fato de se encontrar com esses dois já é um pecado mortal…

    Porisso é que Lula ficou com câncer, é pelo fato de ter duas caras…

  4. o que não da é acreditar nesse cidadão chamado lula! quem tem culpa no cartório vai tentar de tudo para diminuir o prejuizo.
    o lula é capaz de tudo pra querer sai ileso de tudo isso!

  5. Que a VEJA está desesperada é fato, pois a única testemunha negou o que Gilmar afirmou.
    Outro fato é a demora de Gilmar Mendes em divulgar o ocorrido, se é grave porque não falou antes, é inverossímil.
    Gilmar e VEJA estão enrolados até o pescoço com o Cachoeira, daí o desespero, a que ponto chegou a imprensa conservadora.
    Não se deu conta ainda de que na blogosfera a informação corre mais rápida do que as versões dos jornalões.

  6. fiscalde realeza Responder

    WALTER

    TALVEIS O QUE O GILMAR DIZ NESSE MOMENTO É VERDADE

    ACREDITAR NA VEJA SIM É DAR ATESTADO DE BURISSE

    A GLOBO É TENDENCIOSA E MENTIROSA COM TODOS SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÂO

    VEJA CHEFE DA {PIG}
    PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA

    QUE TENTOU COM O CACHOERA E O DEMOSTENES DAR UM GOLPE DE ESTADO NO GOVERNO DILMA

    SAFADESA DE PRIMEIRA ESSA VEJA
    ESTA SEM CREDITO E SEM MORAL

  7. Gilmar Mendes e a revista Veja, estão desmoralizados, desacreditados e não inspiram confiança.

  8. Os golpistas tentaram mais uma vez forma covarde, mentirosa e mesquinha abalar a reputação do ex-presidente Lula (que é amado pela grande maioria do povo brasileiro), é o ódio dos ressentidos (as viúvas de FHC).

  9. O encontro foi marcado ha 3 meses ou foi por acaso o encontro, seu JOBIM ?
    DEFINA-SE: UM FATO E 2 ENCONTROS PARA O MESMO DIA E HORA?
    Pois é seu Jobim a mentira tem perna curta. Querendo sair pela tangente, errou até como e quando se deu tal encontro

  10. Peter Bad Hazar Thess Responder

    Walter: O Lula é o Edir Macedo da política. Os seus seguidores são fanáticos, cérebros lavados. São robotizados, manipulados pelo Discurseiro Ambulante. Incrível a gana da defesa da bandidagem, como fazem os adeptos do maior estelionatário eleitoral da História.
    Porque Gilmar tem contas a ajusta, não quer dizer que ele também não pode denunciar, relatar fatos incriminantes. Faça-me o favor.

  11. Disse, não disse, falou, não falou, confirma, não confirma…

    Impossivel saber se é verdade ou não, impossivel…

    Só mesmo vendo uma entrevista do Gilmar Mendes, do Lula, ou do próprio Jobim confirmando ou desmentindo a tal fala…

    Não se pode e não se deve acreditar em tudo que se publica!…

    Não sou jornalista, mas pelo que sempre leio de “bons e confiáveis” profissionais da área, como você Campana, nunca devemos “refutar ou putar por falso ou verdadeiro” antes de verificar a “autenticidade do fato” com os envolvidos que “supostamente mantiveram esse diálogo”…

    Porque o encontro é “vero”, de fato todos confirmam que aconteceu…

    Já a fala impatada aos dois, Lula e Gilmar…

    Áh…

    Aí sim…

    Tudo que se fale será mera especulação, tergiversar sobre um assunto que não tem como comprovar, não tem!…

    Repetindo, o resto é mera especulação!!!…

  12. Entre Gilmar Mendes, Lulla e Jobim existe uma enorme diferença!
    Gilmar Mendes é um homem coerente, e sério! Os outros dois são políticos!
    Jobim, se sério fosse, não seria ministro de DILMA;… MUITO MENOS DE LULLA!…

  13. Estão tentando atingir o Gilmar. Mas, a história é prefeitamente verossímil. Afinal, o que todos eles estariam fazendo juntos? Trocando receitas de pizza?

  14. Por favor, desconsiderem o comentário anterior, foi enviado com alguns erros de grafia, e se possivel publiquem esse…

    Disse, não disse, falou, não falou, confirma, não confirma…

    Impossivel saber se é verdade ou não, impossivel…

    Só mesmo vendo uma entrevista do Gilmar Mendes, do Lula, ou do próprio Jobim confirmando ou desmentindo a tal fala…

    Não se pode e não se deve acreditar em tudo que se publica!…

    Não sou jornalista, mas pelo que sempre leio de “bons e confiáveis” profissionais da área, como você Campana, nunca devemos “refutar ou reputar por falso ou verdadeiro” antes de verificar a “autenticidade do fato com os envolvidos que supostamente mantiveram esse diálogo”…

    Porque o encontro é “vero”, de fato todos confirmam que aconteceu…

    Já a fala impatada aos dois, Lula e Gilmar…

    Áh…

    Aí sim…

    Tudo que se fale será mera especulação, tergiversar sobre um assunto que não tem como comprovar, não tem!…

    Repetindo, o resto é mera especulação!!!…

  15. Se é mentira porque Jobim não desmente?

    A frase dele é clara:

    “Não poderia emitir juízo sobre o que o Gilmar fez ou deixou de fazer”.

    Ou seja, não pode desmentir u Ministro do STF, portanto lula falou mesmo…

    Lógica sempre foi um problema para petistas…

  16. Nota-se, por boa parte dos comentários, que mais uma vez o jornalista é o culpado por denunciar uma falcatrua. Será que os detratores da imprensa livre pensam que somos todos idiotas?

  17. É, e o Lula e e o ex-ministro que adora uma farda são “muito dignos de confiança”, né?????

  18. Ou é facto ou é factóide ou as duas coisas juntas.
    Nessas ocasiões, Sherlock Holmes perguntaria “quid prodest” (a quem aproveita isso) ?
    Se houvesse uma sociedade civil realmente republicana exigiria, pelos meios legais que dispõe, que isso fosse passado a limpo cabalmente.
    Mas estamos no Brasil do gigante adormecido em berço esplêndido, refém dos “donos do poder”.

  19. Gilmar Mendes é a maior vergonha do judiciário brasileiro, coitado do MT que tem q aguentar a família Mendes, Campos e Maggi.

  20. Luís Adolfo Kutax Responder

    Gilmar Mendes esteve em Curitiba neste sábado, dia 26/05. Além dele, Eliana Calmon (dia 24/05), e tantos outros que midia tenta calar e não consegue. Talvez se a Eliane Calmon fosse calada na época que tentaram tirar seus poderes no CNJ nada do caso Cachoeira e outros viria à tona. O Gilmar Mendes tem enfrentado e pelo que demonstra vai continuar enfrentando o poder deste pessoal que domina a mídia (leia-se Veja, Globo,…), só que ele sabe que tentaram de toda forma desqualificá-lo. Basta conhecer o Gilmar Mendes e perceber que não vai ceder às pressões!

  21. É remotamente possível que um dos três esteja dizendo a verdade. Mas é pouso provável para este trio de vaidosos.
    Este país tem jeito, vamos mudar a cor, de arco-íris para verde-oliva.

  22. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    POIS É, ERA VISTO, ESTA ESCRITO.
    Sem uma imprensa livre não há democracia. No mínimo um profissional da imprensa precisa saber ler e escrever. Para ser presidente não. Só a leitura nos dá condições de falar e escrever corretamente. Presidente pode ser qualquer um. Lamentável discrepância. O ex-presidente e seu enlameado partido, compraram muita gente e acharam que podiam comprar tudo. Um presidente semi-analfabeto é um péssimo exemplo para uma nação. Ao ser eleito legitimamente pela maioria, ele esqueceu de muitos e importantes detalhes como inteligência, cultura e respeito pela causa pública. Talento ele tem. Seria um bom camelô. Venderia seu peixe sem dar garantias, sem nota fiscal e sem mais nada. Líderes religiosos também são assim, quanto maior seja seu poder de persuasão maior o seu sucesso. O ex-presidente nunca desceu do carro de som do sindicato e tem saudades. Pensa que ainda está no cargo. Senil e ridículo, se esforça para não sair da mídia e para não morrer de tristeza. Achou que Dilma lhe daria espaço para poder se espalhar, mas como isso não está acontecendo, começou a mostrar a sua verdadeira face. Caiu a máscra. Hoje se encontra em franco declínio. Desintegrando abraçado ao seu podre partido. Que prendam todos

  23. Ah, sim temos que acreditar no METAMORFOSE AMBULANTE, vulgo, LULLARÁPIO.

    Fiscalde realeza, não é burriSSe, mas sim burriCe.
    Não é safadeSa, mas sim safadeZa

  24. A Veja até hoje só tem prestado sérias informações. O Ministro do STF foi corajoso, não se acovardou. É disso que o povo brasileiro precisa, coragem. O que não se pode e deixar o mensalão cair no esquecimento e não ser julgado, ou pior acreditar que não existiu.

  25. Pedro Rocha
    Gilmar Mendes é sério e coerente, esqueceu do caso Daniel Dantas?
    Brincadeira têm limites!

  26. Pedro Rocha
    Ainda está em minha mente a afirmação do conceituado Ministro Joaquim Barbosa: Gilmar Mendes está destruindo a justiça no Brasil.

  27. Peter Bad Hazar Thess Responder

    Ser caolho, vesgo é sofrer duma incorreção ocular.
    Exibir um cérebro lavado, como fazem Ossobuco, Fiscal, Nea, Nelson, Marques, Walter é mostra de impotência para raciocinar. E não existe Viagra que melhore a performance dessas cabeças (epa?).

  28. ARQUIMEDES FOLTRAN Responder

    SENHOR FISCAL DA REALEZA, PARA FAZER COMENTARIOS NO BLOG TENS QUE APRENDER A ESCREVER, ERROS ENORMES FEIOS DE PORTUGUES, CARA, VOLTE PARA O PRIMARIO

  29. DESCULPE PETER BAD, NÃO TENHO O Q FALAR, SÓ TE COPIEI,VC FALOU TUDO.

    Walter: O Lula é o Edir Macedo da política. Os seus seguidores são fanáticos, cérebros lavados. São robotizados, manipulados pelo Discurseiro Ambulante. Incrível a gana da defesa da bandidagem, como fazem os adeptos do maior estelionatário eleitoral da História.
    Porque Gilmar tem contas a ajusta, não quer dizer que ele também não pode denunciar, relatar fatos incriminantes. Faça-me o favor

  30. Só quero ver qual o filme que vão fazer, quando descobrirem até que ponto Lula tem culpa no cartório

  31. Geraldo Martins Responder

    Bem o nosso ministro aí, nunca deveria ter encontrado com esse prototipo de ditador. O Brasil tem que ver que o lula é ambicioso e ditador, basta ver com quem ele se relaciona, Vejam alguns ex. Hugo Chaves, Fidel e outros.

  32. injustisado pelo gaeco Responder

    LULA VAI CUIDAR DA SUA DOENÇA E DEIXA O PAIS ANDAR PARA DE FAZER MARACUTAIA COM VC FEZ NO SEU GOVERNO CORRUPTO.A CASA VAI CAIR LULA

  33. Nelson Jobim diz que “não houve conversa nenhuma”. Gilmar e VEJA estão desesperados, também ministro do STF amigo do Demóstenes, imagine o que não tem nas gravações da PF entre os dois.

    Ex-ministro diz que presenciou todo o encontro entre Gilmar Mendes e Lula, em seu apartamento, e garante, em entrevista ao jornal Zero Hora, que não houve diálogo sobre o mensalão, desmentindo o que disse Mendes à Veja; “Foi uma conversa institucional”

    O episódio sobre o encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem ficado mais complicado de se compreender. Uma entrevista concedida por Jobim ao jornalista Fábio Schaffner, do Zero Hora, desmente a versão contada por Gilmar Mendes à revista Veja, de que Lula teria proposto um acordo para adiar a data de julgamento do mensalão no STF, em troca da blindagem de Mendes na CPI do Cachoeira, no Congresso. Na conversa publicada nesta segunda-feira pelo veículo gaúcho, Jobim garante que presenciou toda a conversa, que ocorreu em seu apartamento, em Brasília, e que não houve proposta alguma de Lula sobre o tema. Ele também afirma que não negou o fato à Veja e que Gilmar Mendes não fez qualquer comentário sobre o teor da conversa de Lula – totalmente institucional, segundo ele – quando o ex-presidente deixou o local.

  34. Como acreditar que o LULA iria ter esse tipo de conversa logo com o ministro do STF indicado por FHC, demotucano, amigo do Demóstenes e da revista VEJA. Será que LULA faria tal besteira? Jamais, essa estória da VEJA tem pernas curtas. Só depois de um mês o Gilmar Mendes iria abria a boca?

  35. geraldo Martins Responder

    Até agora ele disse que o mensalão não existiu, porque sera que está preocupado? será que alguém tem provas que o incrimina? Bem, apesar de não funconar a nossa última esperança é o STF, se esse julgamento não der em nada aí não teremos mais em quem acreditar, sómente em DEUS.

  36. Rebola PeTralha !!! Caso contrário elles cortam a banana com tubaína, tem que mostrar serviço………………kkkkkkk
    Caso lula é de polícia, a pena é de até 4 anos por Obstrução a Justiça.

  37. Caro José, o Jobim já desmentiu a matéria.
    O curioso é que os jranais e a VEJA não informam o DESMENTIDO, o que explica essa atitude é que vêm por aí mais gravações da Polícia Federal que envolvem Mendes até o pescoço. E não só a ele. Envolvem Veja, envolvem Globo e outros grandes veículos.

  38. Em entrevista ao jornal Zero Hora, o ministro Nelsin Jobim desmentiu a versão contada por Gilmar Mendes à revista Veja, de que Lula teria proposto um acordo para adiar a data de julgamento do mensalão no STF, em troca da blindagem de Mendes na CPI do Cachoeira, no Congresso.

    Na entrevista, Jobim garante que presenciou toda a conversa, que ocorreu em seu apartamento, em Brasília, e que não houve proposta alguma de Lula sobre o tema.

  39. sergio moreira Responder

    O “repórter” do Globo é um gênio! O Ministro Jobim desmentiu a história, o ESTADÃO PUBLICOU, mas os outros “jornais” nem sequer publicaram o desmentido. É A IMPRENSA GOLPISTA JOGANDO SUAS CARTADAS FINAIS! A VEJA E O GILMAR MENDES NÃO TEM QUALQUER CREDIBILIDADE PERANTE A POPULAÇÃO QUE TEM MAIS DE UM NEURÔNIO. NÃO CONSEGUIRÃO EFETIVAR O GOLPE!

  40. sergio moreira Responder

    E sobre o MENSALÃO: o vídeo do Waldomiro Diniz achacando o Cachoeira, que foi base da denúncia da veja que originou o escândalo, FOI GRAVADO TRÊS ANOS ANTES, quando Waldomiro trabalhava na Loterj, ou seja, AINDA NO (DES)GOVERNO FHC! Quer fraude maior do que essa? A manipulação da veja e da globo chegou ao limite. BASTA!

  41. Acreditem: são todas tal e qual virgens num bordel… Há anos por ali, mas virgens imaculadas e intocadas. Ahnn rãnnn…

  42. Peter Bad Hazar Thess Responder

    Nea – ou Salete me parece.
    Se o Brasil fosse uma empresa, de modo algum os seus diretores tolerariam qualquer suspeição sobre o comportamento de algum deles.
    Haveria um inquérito administrativo e a sua conclusão derivaria para a medida corretiva.
    Vocês que insistem em blindar a quadrilha que se aproveita da ingenuidade, da caolhice, da vesguice que se assenhorou da opinião pública extasiada com as benesses da fartura do crediário que impele ao estúpido consumismo, prestam desserviço à Nação. Não está longe o dia em que toda a farsa montada pelo PT será desmontada. Os seus filhos haverão de lhes cobrar a cumplicidade de cada um com o despudor, a falta de ética, de decência. Não olhem para a facilidade ofertada para a compra dum carro 1.0, dum celular, duma viagem a Porto Seguro. Que vocês terão que pagar. Olhem para os corredores dos hospitais, para as pratelerias dos postos de saúde, para as estatísticas da marginalidade, o avanço das drogas, a situação das nossas rodovias, dos nossos portos e aeroportos. Não é a revista Veja, a Folha, o Estadão nem como dizem vocês, a PIG, que estão roubando os recursos que deveriam ser destinados para essas áreas. Parei por aqui. É muito prá cabeça de vocês. Pode estourar.

  43. MARCUS DE FARIA Responder

    MORALMENTE INDO PRO FUNDO DO POÇO, A REVISTA VEJA PODE PRECISAR DE PROTEÇÃO JUSTAMENTE DOS SEUS ARQUIINIMIGOS AOS QUAIS CRITICA DE FORMA VENAL.

  44. A barca petista tá fazendo água! – E a tripulação, incompetente, não sabe bem o que fazer!

  45. O fato é que até agora ninguém se mostrou capaz de explicar:

    – Quem solicitou o encontro e por quê?

    – Por que Gilmar Mendes levou mais de um mês para revelar a “pressão” de Lula?

    – O que adiantaria Lula pressionar Mendes: ele não comanda mais o Supremo, não é relator ou revisor do processo do chamado mensalão nem é tão querido no tribunal a ponto de influenciar o voto da maioria?

    – Por que, diante da tal pressão, Mendes não convocou uma reunião com os demais ministros do Supremo Tribunal Federal para revelar os fatos e exigir providências?

    – Por que preferiu se manifestar por meio e tão somente da revista Veja?

    – Por que parte da mídia que sempre incensou o ex-ministro Nelson Jobim agora não dá a mínima para os seus desmentidos, que jogam por terra a versão de Mendes?

    – O ex-presidente do STF pegou ou não carona no jato de Carlos Cachoeira na volta de Berlim?

Comente