Uncategorized

A corrupção extrapolou todos os limites no Brasil

Da Juliana Sayuri, O Estado de S. Paulo:

Na análise do cientista político José Álvaro Moisés, a corrupção extrapolou os “níveis normais” no Brasil, o que fragiliza sensivelmente a democracia.

“Os acontecimentos recentes mostram distorções e focos de corrupção que põem a ‘qualidade’ da democracia em xeque”, critica o diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP) e autor de Democracia e Confiança – Por Que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas? (Edusp, 2010).

No Leia Mais, os pontos nevrálgicos abordados pelo intelectual.

Crise das instituições democráticas

“As tensões entre Judiciário, Legislativo e Executivo, inclusive as crises interna corporis desses poderes, apontam para déficits importantes no funcionamento das instituições democráticas. Isso explica, em parte, os índices elevados de desconfiança dos cidadãos. Mecanismos centrais da democracia estão sendo bypassed (ignorados, contornados) por atores que querem manter seu poder fora de qualquer limite constitucional. Esse abuso de poder afeta a legitimidade democrática. Lamentável, nesse sentido, são os episódios envolvendo um ex-presidente em suposta tentativa de influenciar o STF no julgamento do mensalão ou a suposta inação do procurador-geral da República diante de denúncia da Polícia Federal envolvendo o senador Demóstenes Torres. O desgaste das instituições é evidente e mostra que estamos longe de ter estabelecido o império da lei.

33 Comentários

  1. A corrupção é mundial mas o Brasil ocupa o ranking No-1.
    Esta vergonha nacional está enraizada na população e devido a impunidade geral. Políticos que embolsam bilhões e estão impunes são o retrato sujo da nação.

  2. Comentário tendencioso, pois não comenta que o combate à corrupção aumentou muito também, os últimos governos trabalhistas criaram milhares de cargos na Polícia Federal que hoje pode agir livremente, Lula criou a Controladoria Geral da União, indicou para o cargo de Procurador Geral os nomes indicados pelos pares, ainda tem a demissão recorde de funcionários públicos corruptos.
    Tem mais o que fazer? Claro que tem, porém o Brasil teve o atraso da ditadura militar que acabou com as instituições democráticas e a transparência no governo, estamos nos recuperando.
    Hoje as coisas estão bem melhores, tanto que a Hillary elogiou empenho de Dilma Rousseff no combate à corrupção, ela disse que o empenho da presidenta Dilma no combate à corrupção cria um padrão a ser seguido mundialmente.
    Acredito que pode ter aumentado a percepção de corrupção e não ela em si, o que acontece é que a imprensa e os cidadão têm mais instrumentos de controle e aí as mutretas aparecem mais do que no passado.

  3. Isto não é democracia e sim CLEPTOCRACIA…A lei na cleptocracia só é dura contra os 3 Ps, os pseudos políticos fazem a festa, enganando o povo brasileiro….Acorda Brasil…

  4. É para isso que lutaram pela democracia?
    Queriam roubar sem serem punidos, pois fazem as Leis para serem beneficiados e nunca punidos!
    Que vergonha, parece que a solução é a destituição do congresso nacional, câmara federal e se continuar do jeito que está, acabar com eleições para presidente neste país, pois usam para benefício próprio e nunca com o intuito de ajudarem os brasileiros.

  5. A impunidade é consequência das leis brandas existente no Brasil, pois um bom advogado encontra várias brechas para favorecer os corruptos.
    Quem faz, ou modifica as leis?
    Justamente os corruptos que são favorecidos por ela!
    O Poder Legislativo no Brasil não represente o povo, advoga, legisla em causa própria.

  6. sergio silvestre Responder

    Algum juiz probo deve corar de vergonha,quando a receita cobra
    de miseros assalariados com pouco mais de dois mil reais que até
    por necessidade não conseguiram pagar seus impostos.
    Ai a usura campea solta,multas astronomicas,inviabilisa familias de pouca renda.
    E não tem deputado que vai a esse tema,essa gula desenfreada da receita,joga muita gente na marginalidade,já que prá isso muita gente se dá bem,sem ser incomodado.
    É o brasil em que alguns estão no ceu,e o purgatória para a classe
    produtiva,com muita geena e penitencias.

  7. – A causa de toda corrupção mundial é a impunidade. Todo mundo sabe. Mas o que diz a Lei? Os Códigos de Postura? O Arcabouço das Leis, enfim, as Doutrinas Jurisprudenciais. Nada?
    Aplique-se a Lei e puna-se exemplarmente! A quem quer que seja.
    Por acaso os poderosos encontram-se acima da Lei e da Ordem?
    Só mesmo no Brasil. Ruy Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades…o homem ri-se da honra e tem vergonha de ser honesto”. Está na hora de dar um “basta” nesta pouca vergonha!
    A Descentralização dos Poderes, as Autonomias Regionais e o Voto Facultativo poderiam acabar com toda corrupção no Brasil.
    Mas quem poderia realizar essas mudanças? Uma Emenda Constitucional? Que partidos que desfraldariam essa Bandeira?
    As Redes Sociais poderiam iniciar esse trabalho de redenção nacional. “Se quisermos, poderemos fazer deste País uma grande Nação”. (Tiradentes).

  8. Sargento Baradel Responder

    AGORA EU PERGUNTO? UM GRANDE NUMERO DE AUTORIDADE QUE JÁ TEM A ÍNDOLE RUIM, PRESENCIAM UM GRANDE NUMERO DE POLÍTICOS, ROUBANDO DESCARADAMENTE E NÃO SOFREM NENHUMA PUNIÇÃO E NEM DEVOLVEM O QUE ROUBOU, ESSAS AUTORIDADES PARA NÃO SE PASSAREM DE TROUXA, TAMBÉM COMEÇAM A ROUBAREM E AI TEMOS UM PÉSSIMO ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE, UM DEFICIT NA MORADIA, UM TRABALHADOR MAU REMUNERADO, UMA PÉSSIMA EDUCAÇÃO E OUTRAS COSITAS MAS; MAS AINDA TEMOS UMA ESPERANÇA, POIS TEMOS A ARMA NA MÃO, O TITULO DE ELEITOR É SÓ FAZER UMA CAMPANHA SÉRIA DE POLITIZAR O POVO A APRENDEREM A ESCOLHEREM EM QUEM VAI ADMINISTRAR OS MUNICÍPIO, OS ESTADOS E O BRASIL.

  9. Peter Bad Hazar Thess Responder

    Ao cidadão atônito diante de tantas sujeiras que o levam ao descrédito quanto à idoneidade das instituições gestoras da sua vida, não importa a sigla partidária sob a qual se escondem os meliantes que desviam 6 bilhões anuais através das mais nojentas formas de corrupção.

    Se forem comprovadas as denúncias que envolvem o tucano Marconi Perillo, que a Justiça o mande bater caneca nas grades dalguma cadeia.

    O próprio senador Álvaro Dias, sensatamente já declarou a sua imparcialidade quanto às averiguações e posteriores providências.

    Mas que essa mesma Justiça se pergunte: E os outros que não são apenas 40? E O Chefe? Fica pela ai, livre, leve e solto, fanfarroneando, intimidando, chantageando, mentindo, corrompendo, fazendo-se de vítima, de coitadinho?

  10. Sem qualquer dúvida o grande problema está enraizado “na confecção da grande colcha de retalhos” que transformaram as nossas Leis. Sempre, é claro, favorecendo os detentores do poder, os quais, via de regra, é as “costureiras” desta colcha de retalhos, que vão cosendo os pequenos retalhos, um a um, dando a forma que melhor desejam para se livrar do peso da Justiça que deveria ser Cega, Surda e Muda, porém atualmente, enxerga muito bem, ouve bem demais, e fala mais do que deve!
    Este é o BraZil!
    Isto mesmo, o BraZil que outros países desejam não o nosso com “S”,
    “BraSil”!!!

  11. CAÇADOR DE PETISTAS Responder

    Sim, nesse aspecto foi o campeão olímpico. Na verdade, nunca antes na história deste país houve um presidente que tivesse contribuído tanto quanto Luiz Inácio Lula da Silva para o avanço galopante da gangrena da corrupção em todas as instituições republicanas.

    Nós, cidadãos comuns, temos poucos elementos para saber que existe um sistema do crime organizado nos governando. Quem manda no Brasil é a associação, para fins delitivos, entre as classes política e empresarial, membros dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e marginais de toda espécie, todos, unidos na parceria para usurpar o poder do Estado, praticando o roubo, a corrupção, a violência e o terror. Os demais são inocentes úteis que servem ao sistema sem perceber que são invertebrados a serviço de um imbecil denominado LULA DA SILVA.

  12. Como eleitor que fui do PT e sua gang, posso dizer arrependido que ajudei com meu voto para que essa quadrilha se instalasse no poder!!!!!!!!!
    Trairam o povo brasileiro e o Brasil, usam das lições de Goebels para enrolar o povo!!!!!!!!!!

  13. Hillary deveria ter elogiado a Monica Chupinski pois não teve nem competência para enquadrar o maridão!
    Se as “tretas” hoje estão mais visiveis é graças a imprensa que muitos idiotas da ala “gauche” tentam desmoralizar.
    E se medidas estão sendo tomadas é porque não há saida e não por iniciativa destes bandidos que nos governam

  14. CAÇADOR DE COMUNISTAS Responder

    Todos os governos são corruptos enquanto o povo for corrupto. Não precisamos nós preocupar com ideologias e siglas a esta altura do campeonato… Temos que nos focar na educação. Nossa única salvação é a educação!

  15. Esse sociólogo era petista de quatro costados (ou ainda é, não sei)…
    Prá ele estar falando isso, a coisa tá tão escancarada que até petista está notando…
    Só a Salete não vê…

  16. ========COMO SE NOTA O COMENTÁRIO DO ” SILVA JUNIOR” NÃO Á NADA TENDENCIOSO, TALVÉS UMA IDÉIA PRECONCEBIDA.

  17. O Brasil que comprende estados e municipios. Realmente insuportável ver isto diariamente.

  18. . O PT ñ inventou a corrupção, mas é o CAMPEÃO …
    . FICARAM 25 ANOS PREGANDO A ÉTICA NA POLITICA, infelizmente hj são iguais aos outros …

  19. E ISSO COM TODA CERTEZA COMEÇOU A UNS DEZ ANOS ATRAS COM O GOLPE DOS CORRÚ–PT–OS EM CIMA DOS OTÁRIOS.

  20. Do Interiorrrrrr... Responder

    Antes era a inflação na era SARNEY. O Brasil perdeu décadas.
    Após vei FHC que tentou colocar ordem na casa e iniciou o ciclo vicioso até então da era Sarney.
    Após veio o barbudo, que trouxe para todos os níveis de governo essa vergonha que está aí. O barbudo (ou o ex-barbudo) foi o mestre de toda essa lama que aí está. Trouxe toda a sua laia para dentro do Estado e fez deste, o monopólio do poder (igualzinho os regimes de Cuba, p.ex.) que fazem de tudo (qualquer coisa mesmo) para se mantar no poder.
    Após veio Dilma. Ela é “menos ruim” que seu antecessor, mas a coisa tá tão feia que ela não consegue governar se não der um “dinheirinho” para os mal acostumados que preenchem os corredores do poder, colocados lá pelo grão-mestre LuLLaLLá.
    Gostaria de ver o dia em que a oposição ganhasse a eleição para ver os podres que iriam aparecer… Meu Deus!!!…
    Aliás, LuLLaLLá já disse que faz de tudo para o PSDB não entrar no poder. Mas ninguém é eterno. Haveremos de ver essa corja cair…

  21. Atraso na ditadura militar …vai se informar direito ..quem criou portos, aeroportos, usinas, siderurgicas…..qual general que ficou milionario ????

  22. Caramba, se até um Diretor da USP, ninho político e cultural da serpente chamada petê, já tem coragem de admitir tamanha disparidade, é que a coisa tomou dimenões alarmantes mesmo!
    A USP e a CNBB, amamentaram essa criatura no ninho, sendo ambas instituições responsáveis pelo seu porte atual, e pelo perigo potencial que ela representa para o Brasil e sua Democracia!!!

  23. Cap. Nascimento Responder

    O Sr. Silva Jr esqueceu, em sua análise, que a corrupção no Brasil vem desde o seu descobrimento. A ditadura militar cometeu muitos crimes mas não foi nem menos nem mais corrupta que outros momentos políticos do Brasil. Hoje a sociedade está acompanhando a enxurrada de corrupção devido ao avanço dos meios de comunicação e notadamente a internet. Imaginem antigamente!!! Recomendo a leitura do livro 1808.

  24. O QUE SERIA DE ESPERAR, NUM PAÍS QUE É (des)GOVERNADO POR UM BANDO DE corruPTos? NOVIDADE SERIA O CONTRÁRIO.

  25. Precisamos do exército de novo pra acabar com estas politicagens. CHUMBO GROSSO neles, igual o que se fez nas favelas do Rio de Janeiro.

  26. Carlos Spillere Responder

    A partir do momento em que um ex-presidente não respeita as leis de seu pais, em que, às vesperas do julgamento do mensalão procura membros do STF (qual o motivo da reunião?) em que a impunidade é um fato e em que Collor é membro do Conselho de ética do senado, a corrupcão tende a aumentar, tornando-se incontrolável.

  27. Carlos Spillere Responder

    Um recado para o Sr. Silva Junior:

    O ex-presidente Lula, por seus atos e acões, tem demonstrado ser um incentivador da corrupcão no país. Ao afirmar que não tinha conhecimento do mensalão, ao se aliar com corruptos e corruptores, como a imprensa tem publicado e provado, de nada adianta criar a CGU ou criar cargos na policia federal. Criar 22.000 cargos comissionados, ocupados muitas vezes por pessoas incompetentes e corrupatas favoreceram e continuam favorecendo a corrupcão. Acorda Silva Junior

  28. Para um governo que não respeita uma Lei se quer, para quê mais Leis ?
    Agora a culpa são das Leis ?
    A Corrupção no Brasil extrapolou a tudo e a todos nos últmos anos e não adianta chorar
    Só tem um jeito: Educação, Informação para assim ter condições de votar bem e colocar a corja fora do eixo

  29. Falta-nos educação como povo. Educação Moral, Cívica, Ética, Solidária e Fraterna. Que nos leve a ser cidadãos melhores. Que sejamos capazes de sacrifícios pessoais para o bem comum. Mas onde estão os nossos exemplos? Quem serão os nossos líderes? Quem conduzirá esta nação a uma transformação de caráter? Numa imensidão de corruptos desaparecem os probos.

  30. A entourage petista escalada na defesa aqui, é risível!
    Dia desses, um deles afirmou que o responsável pela crise argentina, seria o destrambelhado Menen, morto há séculos, e que a terrorista Cristina estava só consertando as cagadas dele… O cara esqueceu de dizer, que só os Kirschners, estão no poleiro argentino há exatos dez anos.(E continuam consertando? – Caramba!)
    Agora vem outro AQUI, dizer que a corrupção no Brasil é culpa dos MILITARES, e não do PETÊ…exatamente o único governo que combateu e colocou na cadeia, políticos e agentes públicos corruptos; terroristas; vigaristas; comunistas; etc etc etc

  31. ei pessol,voces tem que ver que quando o povo muda as ideias o governo tem que mudar,veja o exemplo la fora quantos governos cairam,cairam porque o povo mudou,então vamos mudar.

Comente