Uncategorized

Para não esquecer a era Collor que acabou em impeachment há 20 anos

Neste sábado, completaram-se 20 anos da abertura do processo de impeachment contra o então presidente Fernando Collor de Melo, aprovado por 441 votos na Câmara dos Deputados.

Collor foi o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o regime militar, ao derrotar em segundo turno o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Após uma série de denúncias de corrupção, no dia 2 de outubro de 1992, Collor foi comunicado de seu afastamento temporário pelo período que durasse o processo de impeachment e o então vice-presidente da República, Itamar Franco, assumiu o cargo. Itamar permaneceria na cadeira presidencial até o fim do mandato, em 1994.

A cassação de Fernando Collor de Melo foi confirmada por 76 votos favoráveis e dois contrários no Senado Federal, em 29 de dezembro de 1992.

16 Comentários

  1. ISSO É SACANAGEM EM FABIO CAMPANA, POE AI OS ALOPRADOS, POE AI A REVISTA VEJA E OS 30 MILHOES, AGORA QUERER FAZER TERRORISMO COM O QUE NÃO ACONTECEU, TENTANDO FAZER UM PARALELO DE QUE A JUVENTUDE PODE LEVAR A COMETER ERROS, HOJE NÓS SABEMOS QUE O QUE LEVOU COLLOR AO IMPEACHEMT, FOI UMA VIRGULA EM COMPARAÇÃO AO MENSALÃO DO GOV LULA, O COLLOR FOI ACUSADO DE CAIXA 2 DE CAMPANHA, E O MENSALÃO ERRA O QUE DINHEIRO PUBLICO OU PRIVADO, E OUTROS ESCANDALOS COMO O DA CÂMARA DE CURITIBA, VAMOS PARAR, O SEU BLOG SEMPRE FOI IMPARCIAL, E DEVERIA CONTINUAR SENDO.

  2. PARA ESCLARECER MELHOR. Responder

    Um detalhe que não repercutiu, foi que a decisão pela cassação de Collor ocorreu DEPOIS que ele firmou a renúncia. Nada a ver com os méritos, mas em termos de processo fiquei com a dúvida quanto a legitimidade do ato, pelo momento em que ocorreu.
    Como foi possível cassar um mandato que não mais existia ?
    Não lembro de algum especialista ter tratado do assunto.
    Clovis Pena

  3. A frase da Zélia tentando explicar o confisco do nosso dinheiro é uma assombração inesquecível: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Argh!

  4. Triste recordação, pois nos remete a uma época em que o povo viu-se traido, e, hoje com o menslão do Lula. È decepção atrás da outra. Dizem que estamos desenvolvendo nossa democracia, mas será que nossos políticos se deram conta disso? Só pensam em seus próprios umbigos e de seus partidos. Que Deus nos ajude pois está dificil de ver gente realmente com um o pouco de vontade de ver nosso país realmente forte e olhando para o futuro.

  5. Ponto positivo: abriu mercado brasileiro as importacoes.

    Pontos negativos: todo resto.

  6. MILITANCIA FEMININA Responder

    Espero que o povo curitibano não largue a nossa cidade nas mão destes ratos como fizeram com o Brasil nas mão de Collor de Melo

  7. Doutor Prolegômeno Responder

    Tempos vomitórios: a tunga da poupança; o turco vigarista do banco central; a dama jeca das camélias e o senador-boto amazonense desfilando de carroça florida, em Nova York; o ladrão pé-de-chinelo bigodudo das alagoas; o irmão zóiudo alijado da grana;… tudo para ser esquecido e jogado na privada para entupir.

  8. patobranquenseirritado Responder

    O que me deixa irritado é que o povo só comenta o que lê na mídia não muito recomedável.
    Querer comparar o govrno do Collor com qualquer outro governo é no mínimo o supra-sumo da idiotice.
    O Collor simplesmente acabou com as pequenas e médias empresas (as que mais empregos geram). Colocou a população de baixa renda no seu pior patamar da história.
    Nem os escravos libertos pela Redentora sofreram tanta miséria como os brasileiros da classe C no governo Collor.
    Ele havia prometido acabar com a miséria e quase acabou com os miseráveis.
    Portanto poderemos até utilizar as frases famosas da Sra Chico Anísio: uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
    Não da´para comparar, nem os benefícios nem os malefícios de cada governo.
    Cada coisa ocorre em momentos históricos diferentes.
    O mensalão vai levar à cadeia todos os que realmente estavam tirando proveito disso.
    Quem está julgando é a justiça.
    Porque não foi pedido o impeachement de Lula?
    Há controvérsias: uns dizem que a oposição não teve coragem pois poderia descobrir suas falcatruas, ou demonstrear que eles tambem utilizavam este artifício, ou então, o que eu entendo de mais racional, não se acreditou em uma só palavra do falastrão dono do PTB que jogou a titica no ventilador.
    Entendo que neste episódio o povo em geral demonstrou mais maturidade e apostou em esperar pela justiça, que é sábia, tarda mais não falha.

  9. Jovem. bonito e inexperiente, parece que estão querendo reprizar este fato em Curitiba

  10. Oscar Dc. Oliveira Responder

    E o pior de tudo é que ele continua recebendo a aposentadoria como ex-presidente e todas as mordomias de um ex-presidente. Também é senador por Alagoas ao lado do Renan Calheiros. Isto prejudica a democracia pois ambos deveria ter sido banidos da vida pública por corrupção. Mas estão ai.

  11. patobranquenseirritado Responder

    Que m…..
    Maria Tereza, leia com atenção o que escrevi acima.
    Quem sabe é por isso que me chamam de irritado.
    Não compare ninguem com ninguém.
    Pode ser jovem e inexperiente, o que é diferente de se fazer de jovem e inexperiente.
    O famoso caçador de marajá quando mostrou a sua face de jovem e inexperiente, na verdde já era um capo mafioso do nordeste.
    Prefiro que me comparem com um cão vadio do que com o caçador de marajás.
    Eu não voto no jovem inexperiente de Curitiba, mas tenho a consciência de saber julgar.

  12. É MARIA TEREZA, ACHO QUE VOCÊ NÃO TEM FILHO, POIS UMFILHO BEM EDUCADO, FORMADO TEM DICERNIMENTO PARA SER O QUE ELE QUIZER, OU VC NÃO VOTARIA NO SEU FILHO PARA PREFEITO DE CURITIBA, SÓ POR QUE ELE TEM 31 ANOS, É DEPUTADO 3 VEZES, O MELHOR PARLAMENTAR DA CÂMARA FEDERAL, E TEM FICHA LIMPA, É RICO, ESTÁ USANDO O SEU PRÓPRIO DINHEIRO PARA FAZER SUA CAMPANHA, É DO BEM E NÃO PRECISA DESMORALIZAR OS OUTROS CANDIDATOS PARA ELEVAR-SE, POIS QUEM TEM QUALIDADES NÃO PRECISA REBAIXAR OU FALAR MAU DOS DEMAIS, ISSO CABE TAMBÉM A VOCÊ QUE ESTÁ PRESSUPONDO QUE O FATO DELE SER JOVEM E BONITO, RICO, PODE REPETIR O QUE ACONTECEU COM O CLLOR,ISSO É RECALQUE DE QUEM NÃO TEM QUALIDADES E QUALIFICAÇÃO, FALAR MAU DOS OUTROS , FAZER FOFOCAS, É COISAS DE DESQUALIFICADOS.

  13. engracado….eatao jogando pedra no rapaz mimado,,,.alguem ai em riba pode explicar a situacao da camara dos vereadores …100% velhas raposas..todos envolvidos com corrupcao..o escandalo do mensalao,atos secretos,escandalo,.deixarao paralizados a nossa nacao…se cabelo branco e idade avancada significa seriedade,competencia…O NOSSO PAIS NAO SERIA ESSE MAR DE LAMA..,CORRUPCAO … ASSEMBLEIA LEGISLATIVA .ENVOLVEU O ALTO ESCALAO..PARA ROUBAR A NOSSA NACAO..O DINHEIRO PUBLICO…

  14. Natália Estevam Responder

    Patobranquense irritado Você esta tendo uma visão de classe media. ONDE QUE CLASSE C é de miseraveis? O Collor foi depois de Lula o que mais fez pelos miseraveis e pobres das classes D e E. Vc acha que essas pessoas tinham dinheiro em banco ? Faça me favor. Collor deu 147 de aumento a quem vivia com só ate 1 salario e o direito ao salario minimo do agricultor rural que antes só recebia meio salario. Da mesma forma que a classe média não coatuma tomar as dores dos mais pobres também os pobres não devem tomar a deles e muito menos se sentirem errados por achar que um governo foi bom. O presidente é de todos mas numa sociedade tão desigual os governos devem primordialmente da atenção a quem NÃO TEM O BÁSICO pra sobreviver. Comida, casa, escola e saúde.

Comente