Uncategorized

José Dirceu critica uso do mensalão na campanha eleitoral

De Catia Seabra, Folha de S.Paulo:

No dia de seu julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-ministro José Dirceu acusou a oposição — em especial José Serra — de uso eleitoral do mensalão.

Isolado num condomínio em Vinhedo (SP), ele evitou se manifestar sobre o processo no blog que publica diariamente, dedicando-se a temas como política internacional, planos de saúde e eleições.

Mas, ao abordar a corrida municipal, Dirceu acabou por afirmar que o julgamento é uma “obsessão” de Serra.

O petista postou nove textos ontem. Além da reprodução de um artigo de seus advogados na Folha, o mensalão ocupa apenas os dois últimos parágrafos de uma análise sobre as eleições.

Nele, Dirceu afirma que “a Justiça Eleitoral está proibindo em todo o país o uso indevido e ilegal do julgamento pelo STF da ação penal 470, chamada pela mídia de mensalão”. “É uma utilização que começou com José Serra, candidato tucano a prefeito de São Paulo, que fez do tema indevido sua mais recente obsessão”, escreveu Dirceu.

Ele registra ainda a retirada de uma nota sobre o também réu Delúbio Soares do site de uma revista semanal.

O blog traz quatro artigos sobre eleições. Num, Dirceu recomenda calma ao líder das pesquisas em São Paulo.

Segundo o ex-ministro, “tudo indica que o bicho vai pegar, que vamos ter um candidato Celso Russomanno (PRB) muito nervosa (sic) nesta reta final”. “Calma, Russomanno”, recomenda.

Dirceu também elogia a política internacional da presidente Dilma Rousseff e a suspensão de operação de 301 planos de saúde.

Na manhã de ontem, Dirceu deixou São Paulo com destino à cidade de Vinhedo, onde pretende ficar durante seu julgamento.

Dirceu evitou assistir à leitura integral do voto do relator Joaquim Barbosa e avisou que, domingo, pretende votar no fim do dia, para que não tenha impacto na campanha de Fernando Haddad.

“Os últimos dias estão carregados”, escreveu em seu blog, referindo-se à morte da apresentadora Hebe Camargo, do historiador do Eric Hobsbawn e de dois militantes petistas após em São Paulo.

ADVOGADOS

O advogado José Luis Oliveira Lima, defensor de Dirceu, disse ter confiança na absolvição de seu cliente. “As provas demonstram, no nosso entender, a total improcedência das acusações relatadas pelo Ministério Público.”

Para Luiz Fernando Pacheco, advogado de Genoino, “a defesa viu com muita satisfação, muita alegria, o voto do ministro Lewandowski [para absolver o réu], um voto profundo, bem estudado, jurídico, correto e justo que traduz aquilo que nós estamos afirmando há sete anos”.

Já para Castelar Guimarães, defensor de Cristiano Paz, “o voto de Barbosa foi o esperado, ele não tem alterado o entendimento”.

“Em nenhum momento Cristiano autorizou repasses a parlamentares”, disse.

9 Comentários

  1. Hugo Jose Palhares Responder

    Toma vergonha na cara, seu José Dirceu…
    Que moral o senhor tem para criticar o “uso eleitoral do mensalão”?
    Se tivesse um pingo de ética, Vossa Senhoria não teria participado do maior episódio de corrupção da vida nacional…

  2. Doutor Prolegômeno Responder

    Caluda ! Compre um pijama listrado e um chinelo combinando e espere o ônibus para a Papuda.

  3. Parreiras Rodrigues Responder

    Cena: O governo petista usa “contribuições” para sustentar bancadas e agentes eleitorais e O Chefe condena a vinculação do escândalo ao movimento eleitoral..
    Ao fundo: Sons de gargalhadas

  4. Tá certo. E a compra de votos feitos pelo FHC que ficou provado, ninguém vai julgar?

  5. “Não se iludam: se fosse o PSDB e não o PT, se fosse o Itaú e não o Rural, se fosse o Zé Serra e não o Zé Dirceu, não haveria o circo do STF.”

  6. O ptzinho ganhou a eleição com a dilma batendo na tecla que o serra iria privatizar tudo. Dossies, mentiras de todo tipo.
    Agora expor a verdade (mensalão) é injusto, é golpe baixo!!

    Ptzinho pode falar o que quer, os outros não… é mole ou querem mais!!!!

  7. Safado, corrupto, se o mensalão ocorresse em qualquer outro partido político, o PT ja havia convocado sua militância para sair às ruas e fazer badernas nas faculdades e portas de fábricas. Como é do PT, torna-se oportunismo dos candidatos de outros partidos.BANDA PODRE DA POLÍTICA NACIONAL, o PT com seus heróis, envergonham a nação brasileira com reportagem nos principais jornais do mundo.

  8. Mas é muito cara-de-pau, imaginem se fosse ao contrário, eles estariam fazendo a maior baderna em frente ao palácio da República e também em frente ao STF entre outras inimagináveis. Este senhor precisa urgente fazer outra plástica ou fugir…

  9. Certíssimo MARIA TEREZA. É ISSO AÍ.
    E QUEM VOTAR EM CANDIDATOS QUE ESTÃO ALIADOS COM ESSA CORJA DO PT VAI ESTAR CONTRIBUINDO PARA QUE A CORRUPÇAO CONTINUE. POIS NO FUTURO ESSES CANDIDATOS RATINHO E FRUET VAO APOIAR OS LIGADOS AO LULA E A ESTRELA MALDITA.

Comente