Uncategorized

O matemático do Lulalato voltou a calcular

Voltou à praça o professor de matemática que ficou famoso na eleição de 2010 por conta de seus equívocos. Foi ele que calculou que se Beto Richa continuasse caindo e Osmar Dias subindo, Osmar ultrapassaria Richa a cinco dias da eleição e se tornaria o novo governador do Paraná. Os cálculos falharam. Mas o professor não perde a pose e a mania de calcular.

O matemático do lulalato nativo passou os 4 meses de greve da UFPR internado a fazer novos e surpreendentes cálculos e os expõem na edição de hoje no principal jornal da cidade. Desta vez, o controverso matemático, que também é estatístico, hermeneuta e ideólogo menor do lulalato, conclui que Luciano Ducci, que tem 25% das intenções de voto, segundo o Datafolha, está em empate técnico com Gustavo Fruet, que tem 18%.

A margem de erro do Datafolha é de 3%, a lógica convencional sugere que, mesmo usando toda a margem contra Ducci, ele teria 22% das intenções de voto. E Fruet, mesmo com toda a margem a seu favor, teria, no máximo, 21%. Ou seja, mesmo no pior cenário para Ducci e no melhor para Fruet o empate não ocorreria. Mas, como se sabe, a fama e o sucesso dos prognósticos do Matemático, tão certos quanto os do Zé da Bíblia, decorre justamente da sua heterodoxia.

17 Comentários

  1. sergio silvestre Reply

    Campana,as decadas de experiencia te reserva que o ducci tá
    no fio da navalha.
    Com uma maquina fantastica,até a esposa do governador em periodo integral,não está resolvendo.
    O Fruet tem pouca rejeição e crescendo mais uma pouco,põe
    oa palacianos em polvorosa.
    Essa pequena rejeição do Fruet pode ser o vetor que vai embolar esta eleição.

  2. Doutor Prolegômeno Reply

    No fundo, os petistas são azarados por causa do número 13. O número do PT deveria ser 41: Ali Babá e seus quarenta.

  3. Cooração curitibano Reply

    o que as pesquisas apontam é o desgaste do grupo que está na frente da prefeitura!Isso pode ser analisado ao somar os votos dos opositores ou no confronto de segundo turno revelado pelo datafolha.

  4. GRACIELLE ROBBE Reply

    BOA TARDE FABIO CAMPANA!

    Este suposto matemático é reconhecidamente um apedeuta. Ou alguém em sã consciência tem dúvidas?
    Meu voto é Bruno Meirinho e para o segundo decidirei entre turno Luciano Ducci e Ratinho Júnior!

  5. Quantos já não saíram de empregos para procurar outra oportunidade que não aquela em que o chefe se achava um faraó e não passava de uma múmia que luta para que as coisas continuem na mesma. Geralmente, essas pessoas sabem trabalhar e procuram o desenvolvimento contínuo, não querem reconhecimento ou publicidade, só precisam do produto do seu trabalho. Acredito que estas figuras são muitas e ao analisarem os candidatos descubrirão que um é a múmia; o outro, muita publicidade. Quem sobra?

  6. Não conheço este matemático, porém, adoraria que ele estivesse com a razão, pois não perdi a fé de ver Gustavo Fruet no Segundo Turno.

  7. O matemático, muito técnico e cauteloso, calculou que a vice de FRUET será a próxima prefeita (afinal de contas, ela é do PT).

  8. Vigilante do Portão Reply

    No Paraná, temos o Celso Nascimento, revogando as Leis da Matemática básica.

    Dizendo que Fruet tem chances de ir ao segundo turno…

    Vai ver ele convocou aquele “matemático”, que poucos dias antes da última eleição, previu a vitória do Osmar Dias.

    KKKK

  9. Falo de novo, na campanha para governador não foi divulgada pesquisa. O Beto Richa não autorizou. Então como alguem poderia falar que um candidato estava caindo e outro subindo.

  10. antonio carlos Reply

    Este matemático certamente assessora um destes muitos insititutos de pesquisa de opinião, que insistem em sempre em colocar na frente quem encomenda as pesquisas. Não há má-fé nas ditas pesquisas porque elas de fato não existem, são ilações, gostaram da palavra? que se os ditos institutos se permitem fazer a partir dos cálculos exarados pelo dito matemático, segundo as suas crenças e convicções. Penso que não deixei dúvidas quanto a capacidade do dito matemático e a sua capacidade de fazer previsões. ACarlos

Comente