Uncategorized

Ibope bate recorde
de erros no Paraná

O Ibope tem errado com uma constância que em qualquer lugar do mundo civilizado já teria sido defenestrado do mercado. Desta vez errou grosseiramente em Curitiba. Errou no resto do Paraná. Errou até na boca-de-urna. Inexplicável. Indesculpável.

Em Foz do Iguaçu, para citar outro exemplo clamoroso, anunciou a vitória do candidato oficial Chico Brasileiro com 10% de vantagem sobre o adversário principal. Isso 24 horas antes da eleição. Pois, pois, ganhou Reni Pereira, de tala erguida. A rir do Ibope e seus prognósticos.

Por conta das pesquisas do Ibope, as eleições de ontem nos reservaram surpresas que não são de somenos. Em Curitiba, o prefeito Luciano Ducci, com apoio amplo, geral e irrestrito do governador Beto Richa, não foi para o segundo turno. O Ibope sempre o apontou entre os finalistas. Quem foi para o segundo turno foi Gustavo Fruet, para disputar a prefeitura com Ratinho Jr. Fica a pergunta: por que o Ibope continua respeitado como instituto de pesquisa?

34 Comentários

  1. Rafael Libanio Santos Responder

    Foi o tempo onde o Ibope era confiável..!!!
    Ja passou do tempo de haver uma lei séria sobre a metodologia aplicada a pesquisa eleitoral.

  2. Ñ FOI VIRADA APENAS CONFIRMOU! Responder

    Não foi esta a primeira vez, caro Fábio. Há que investigar e mostrar ao povo em geral a realidade dos fatos. Teria Gustavo, mesmo sob as injunções que enfrentou, não virado, mas apenas confirmado nas urnas o resultado que sempre lhe era favorável ?
    Quanto custou ? Quem paga ?
    Gustavo, parece, disto tudo ganhou um benefício. É que, com este fato, de um candidato tradicional que era, resurge, revigorado do primeiro turno, como um novo. Mais novo até, que o mais novo.
    E, para bem explicar tudo isto, se uma audiência pública pode parecer complicada, basta ouvir com mais profundidade o Rafael Valdomiro. E repercutir o parecer dele.
    Fica uma lição insubstituivel e impagável deste episódio, cujas entranhas deveriam logo vir à tona. Sem margem de êrro absurda.
    Salve a Nova Curitiba !
    Clovis Pena

  3. Servidor Indignado Responder

    Mais o que eles utilizam é a política do mercado. Se vc compra algo, vc define o que deseja comprar.
    Infelizmente isso é o capitalizmo.

  4. Glaucia Ascoli Responder

    Uma vergonha o erro do IBOPE em Foz do Iguaçu. E não é a primeira vez. Nas eleições municipais de 2004 também errou. É um favor para os eleitores, se o IBOPE não mais fizer pesquisas em Foz do Iguaçu.

  5. MAIS UMA VEZ AS EMPRESAS DE PESQUISA FIGURARAM COMO ENTIDADES CORRUPTAS A SERVIÇO DE INTERESSES ESCUSOS. AQUI NO PARANÁ FOI UMA VERDADEIRA VERGONHA … A JUSTIÇA ELEITORAL PRECISA COM URGENCIA ADOTAR MEDIDAS DURAS CONTRA ESTES MERCADORES DE PESQUISAS … ESTELIONATO PURO.

  6. SEMPRE AFIRMEI AQUI QUE O FRUET IRIA P O SEGUNDO TURNO, E AGORA VAI GANHAR AS ELEICOES EM CURITIBA….AGUARDEM

  7. ….errou em maringá, foz do iguaçu, ….curitiba, …..tantas mais….cade a credibilidade do ibope???? ele só tem um pouco de credibilidade por que divulga suas pesquisas na globo….senão já era….errou muito!!!!

  8. Em Curitiba já era uma tendência… e foi uma bela derrota do Governador Beto Richa q fica na bica do corvo pra sua reeleição!!!

  9. luciano parana da silva Responder

    Fabio o obvio… o IBOPERICHA sempre irá do lado do governador postulante… todos os profissionais de mídia e jornalismo sabem disso… e os pobres cidadãos comuns são viciados e seguir o tal voto útil… enfim, neste caso… ganhou a honra do bom moço Gustavo Fruet… e a tendência agora óbvia de votos de grega rumarem para o Ratinho Junior e os votos de Ducci virarem Gustavo , branco e nulo… enfim… o páreo será duro… pois Gustavo esta sem dinheiro em caixa, e Ratinho virá com força total…. bom que a troca de poder após 24 anos irá oxigenar as mentes e os projetos Curitibanos… Parabéns a democracia…

  10. justino bonifacio martins Responder

    É necessário, uregente, uma operação pnete fino no arriá – coisa de jeca) dos institutos de “pesquisa”. Aqui em Curitiba forçaram a barra, tentaram engabelar o eleitor dizendo e publicando que Fruet não ia além dos 16%. Quebraram a cara esses mentirosos!

  11. O Ibope erra mais em algumas regiões, ou nessas regiões influencia menos no resultado final?????

  12. Eu votei no Rafa Valdomiro e agora,obvio, vou de Gustavo.

    Se ele, Gustavo, conseguir mostrar pro povo que o apoio da turma do mensalão – PT no caso – é importante pra trazer dinheiro para Curitiba, ele leva essa fácil.

    Anotem: curitibano é muito mais xenófobo do que é anti petista. As classes C, D e E e os “forasteiros” dos últimos 20 anos não vão conseguir eleger o tal do Juninho.

    Alias… Como classe B+ que sou, só conheço gente de fora entregando voto pro filho do Ratinho. Impressionante.

  13. Hemerson Prando Responder

    Pesquisas que devem ter sido “encomendadas” pelos “profissionais” que possuem cargos de confiança, tanto no Município quanto no Estado.
    Agora, só resta chorar, se esqueirar pelos cantos, rastejar, e até quem sabe, se transmutar, trocar de lado.
    Agora todos são Fruet e Ratinho desde criancinha.
    O número de funcionários com cargos de confiança, que no dia de hoje faltaram devido a problemas intestinais deve ter sido recorde, tamanho é o aparelhamento do Estado.
    Sendo assim, comissionados, uni-vos e chorais escondidos em cantos escuros na sarjeta da incompetência!

  14. Essas pesquisas deviam ser proibidas isso sim. Tendencionam o voto das pessoas. É dinheiro jogado fora

  15. Ahahaha colega “curitibano é muito mais xenófobo do que é anti petista.” é a mais pura verdadeee! Se o Fruet conseguir recursos federais com mais facilidade com o apoio da Gleisi, a gente nem liga que ele tenha apoio do PT e cia… Também votei no Rafa no primeiro turno, pelo seu senso de humor, admito que as tais (forjadas?) pesquisas acabaram influenciando minha escolha, porque a princípio eu ia votar no Gustavo, porém depois do últyimmo debate acabei transferindo minha escolha para o 4º colocado nas pesquisas, porque julguei que o Ducci ia mesmo pro Segundo Turno então foi também um voto de protesto… Agora não tem pra ninguém, Gustavo a prefeitura já é sua! Ratinho é só um marketeiro a mais na praça, não passa segurança política nenhuma… agora é nóis! ehehehe… e anotem, não me surpreenderia se a Gleisi fosse a próxima governadora do Paraná…..???

  16. Ferzao… ISso é triste, Tenho pena de gente como vc, Classe B+??? entao vc é um daqueles, ” novos Ricos”? Ou seja Vc era POBRE e de uma melhoradinha e trocou a cueca comum por cueca de SEDA, pobre nao pode ver pote de mel né??? Seu comentário é tao ridiculo, quanto a sua condição social.

  17. Ferzão…que horroroso seu comentário. Xenófobo parece você com os “forasteiros” ou “nordestinos” que aqui vivem. Nojento seu comentário, típico de pessoa preconceituosa, aquela que dá nojo…uhh!! Dê graças à eles, pois são os que movimentam essa cidade e a região metropolitana, com seus trabalhos, sua alegria, seu interesse em crescimento. Dos 82 funcionários que possuo, 80% são os “forasteiros” ou “nordestinos”, preciso lhe dizer por que? Você deve ser o típico cara que melhor de boca fechada. E viva a micigenação dos povos, a democracia!!

  18. Por que o Ibope continua respeitado como instituto de pesquisas?
    Pelo mesmo fato que o Data Folha, que errou mais feio ainda nas pesquisas, continua com prestigio .

  19. E bem o tipo da rede globo mesmo lancar um pesquisa na calada da noite pra tentar ludibriar o povo,ainda bem que a verdade
    venceu a mentira mais uma vez.

  20. Marcos M. Schlemm Responder

    De fato, não dá para entender a fidelidade. metodologias inapropriadas, desatualizadas? Curitibano povo fechado quem nem às paredes confessa? Referência nacional para pesquisas de opinião da indústria no lançamento de produtos por ser mais rigoroso e informado? De tudo um pouco, menos nesta útlima questão. Basta ouvir a 105.5 FM e ver o conservadorismo médio de nossa gente. Não trocam o rolo de música faz décadas repetindo sempre as mesmas músicas na forma mais brega e convencional. Floripa tem estação de rádio genial: 93.7 FM- Rádio Itapema. Criativa, arrejada, cool, antenada, não convencional na programação. O que explica isso? Valores na média? Somos secretos e reservados? Por isso não rola nada quando curitibanos se encontram? Não falam com estranhos? Somos uma grande média com as rádios populares influenciando a média para baixo. Poderia ser isso que ilude as pesquisas nesta city que (não) rí?

  21. Ferzão, você já se perguntou quem são as maiorias em Curitiba? As classes C,D,E são MAIORIA, o povão é a maioria no Brasil e aqui, em que mundo você vive?

    Eu sou classe A e vou novamente com Ratinho. Estou cansada de ver gente metida a rica (que é pobre) ou emergente, que tiveram uma formação paga de merda, arrotando preconceito e coisas do tipo: Ratinho é do povão, a elite vota em Fruet.
    A maioria dos que opinam, são eleitores aquém do conhecimento que deveriam ter sobre a cidade, nada politizados, que só sabem opinar em época de eleição. Julgam o povão pela ignorância mas são munidos pela pior delas: a do preconceito.

  22. Será que esse IBOPE recebe algum dinheiro para favorecer alguns candidatos? É o que parece, porque não é possível tantos erros grosseiros, ontem no fim da tarde li que a boca de urna dava certa a vitória de Ratinho com a ida de Luciano para o segundo turno, e ao final da apuração isso não ocorreu. Ainda bem, nunca mais acredito no IBOPE e o Fruet está certo ao criticar esse instituto de pesquisas.
    Parabéns ao Fruet, o prefeito Luciano teve R$ 4.847.40 (4 milhões e oitocentos mil reais!!!) pra gastar na campanha e mesmo assim perdeu, vitória do povo de Curitiba!

  23. Gastos na campanha dos candidatos:
    Luciano Ducci (PSB)
    O atual prefeito é o candidato que mais arrecadou e gastou. O Diretório Nacional doou R$ 2.850.000, valor que representa mais da metade do valor total arrecadado de R$ 4.847.400 milhões. Ducci também apresentou o maior gasto até agora: R$ 1.268.356,99.

    Ratinho Jr. (PSC)
    Em segundo lugar na arrecadação, o candidato é praticamente patrocinado pelo pai, o apresentador Carlos Roberto Massa. Até o momento, ele arrecadou R$ 1.640.677,43. O candidato gastou quase o total acumulado: R$ 1.529.545,79.

    Gustavo Fruet (PDT)
    Até o momento, o candidato do PDT arrecadou R$ 624.969 mil. Segundo a prestação de contas, ele doou R$ 100 mil para a própria campanha. Já gastou mais da metade arrecadada.

    Rafael Greca (PMDB)
    A campanha juntou R$ 286 mil. O próprio candidato é responsável pelo financiamento de metade das doações. Gastou R$ 170.691,21.

  24. Um estudo dos anos 80, não lembro a referência, traz o seguinte:
    Classe A, B – Donas de empresa e geram empregos, pŕoduzem e reproduzem cultura.
    Classes C,D,E-São assalariados, e desde aqueles que ganham mais de 10 salários, até o que ganha 5 salários. Mas são assalariados e prestam contas e um patrão, que invariavelmente, pertence a classe A ou B. O resto é imitação.Apenas reproduzem o que os meios de comunicação divulgam como valores.
    Classe F- Bom…eles existem, mas será que a vida econômica lhes dá tempo de pensarem em caminhos políticos?

    E agora, qual classe votará em quem???

  25. Jogada muito boa, disseram que o chico brasileiro estava com 52% e o Reni Pereira com 45%, o resultado das eleições foram totalmente ao contrario, ou seja, Chico com 45% e Reni com 52% (:

  26. Alessandro Lemos Responder

    Pesquisa eleitoral deveria ser proibida / banida do quadro de eleicoes. Candidatos deveriam utilizar seu tempo apresentando propostas e nao se gabando por ter conseguido um ou dois pontos percentuais nisso dois ou tres pontinhos naquilo. Abaixo a pequisa eleteitoral. So atrapalha a democracia, pois sempre tem aquele que espera a pequisa para votar no primeiro para “nao perder o voto” ora bolas, nenhum voto é perdido, mesmo aquele que vota no ultimo colocado esta demonstrando a sua opiniao e portanto, seu voto é válido e nao perdido.

Comente