Uncategorized

O ibope e a desculpa esfarrapada

Pois, pois, o Ibope assumiu hoje por meio de nota que “não conseguiu captar a velocidade de recuperação do candidato à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, do PDT”. Desculpa esfarrapada. Nada justifica erro tão clamoroso em pesquisa do boca-de-urna. O Ibope também não explicou outros erros, como o de Maringá e o de Foz do Iguaçu.

O Ibope também errou em oito das onze capitais que pesquisou. Em três delas para além da margem de erro.

15 Comentários

  1. ex eleitor do fruet Responder

    CADA DIA ELES PERDEM MAIS A CREDIBILIDADE.COISA IMPORTANTISSIMA PARA UM INSTITUTO DE PESQUISA

  2. CLOVIS PENA - Sim, mas ..... Responder

    Pois bem. A justiça eleitoral deve providenciar alguma salvaguarda aos prejudicados por resultados divulgados com erros além do limite e que possam acarretar danos eleitorais irreparáveis. E que os autores sejam condenados a pagar pelos danos, a juízo do tribunal eleitoral, em julgamento sumário.
    Sendo assim, será interessante ver quem permanece na atividade.

  3. PEGO DE CALÇAS CURTAS!
    È, por esta o salto alto não esperava.O feitiço virou contra o feiticeiro. Me manifestei dois dias antes da eleição, que o Salto Alto iria tirar o Ducci do 2º Turno. Mas como simples leitor do blog e eleitor anônimo, evidente que ninguem iria levar isto em conta. O comentário, por algum motivo (que não me cabe questionar…, pois não sou dono de blog) nem chegou a ser publicado.

    Ocorre que a maquiagem de pesquisas chegou a prejudicar o Fruet, causando certo desanimo na campanha. Porém no final, prejudicou mais o Ducci que o Fruet, pois o Ducci achando que não precisava de humildade, pode se dar ao luxo do salto alto. Nesta foi-se uma pequena, mas decisiva parcela de votos, suficiente pra deixar fora da prefeitura por 4 anos e quissá, fora do governo daqui a dois anos.

    A culpa agora é do IBOPE que não previniu pra reforçar a campanha?

  4. O tal IBOPE merece uma investigação rigorosa por parte do Ministério Público federal.

    Os caras mostraram o lixo em que se transformou a pesquisa em nosso país.

    Nenhuma pesquisa (se já tínhamos sobejas dúvidas) não é mais confiável se o IBOPE não for passado a limpo.

    Eis a questão.

  5. OS CURITIBANOS SAO INTELIGENTES VAO COM FRUET NO SEGUNDO TURNO ELE VAI SER VITORIOSO…O RATINHO PRIMEIRO TEM QUE CONHECER CURITIBA…DEPOIS SER PREFEITO

  6. Coelho Ricochete Responder

    Os coelhos curitibanos são muito mais rápidos do que o Ibope pode suportar! Todos meus filhotes! KKKKKKKKKKKKK

  7. Teresa Cristina Responder

    Velocidade de recuperação em uma pesquisa feita com o eleitor que já votou.

    A melhor definição escutei hoje
    ” no banco de dados do IBOPE tem menos pessoas esclarecidas do que a realidade”

  8. Simplesmente ridícula a atuação do IBOPE, bem como de outras empresas de pesquisa. Simplesmente são mercadores da eleição, ou seja, quem pagar mais sobe nas pesquisas … uma falta total de patriotismo e vergonha na cara. Justiça Eleitoral, já está na hora de dar um basta nesta bandalheira !!!

  9. Infelizmente os institutos que já não tinham credibilidade … pedeu de vez a vengonha na cara!!! Sobre tudo os políticos que compram os serviço deles!!!! Isto se deu em todo Pais … tb aja vista, as empresas que eles pertencem .. Globo/folha. Moral zero!!!

  10. IBOPE faz um favor aos eleitores deste segundo turno. Não divulgue mais nenhuma pesquisa. Pois a sua credibilidade já não existe mais. E assim evita os estelionatos eleitorais com pesquisas mentirosa, compradas e sem o mínimo critério técnico.

  11. Ponta-grossense Responder

    E em Ponta Grossa que o IBOPE derrubou o Pauliki da disputa? Perdeu por culpa dessas pesquisas compradas e irreais!

  12. Ridículo!
    Segunda vez que Fruet é prejudicado por pesquisas!

    Quando falavamos aqui que eram pesquisas superficiais, precipitadas e compradas, ninguém acreditava! Achavam que estavamos falando da boca pra fora, mas não…a prova viva foi domingo! Um tapa na cara de todo mundo que foi enganado por estes institutos mediocres e falidos! Chega de pesquisa eleitoral…a verdadeira democracia é expressa nas urnas!!!!

  13. Ibope não conseguiu captar mais do que 30 opoinioes diferentes e estumular, com a presença de quem era o perguntado sempre ficava facil hahahaha

Comente