Uncategorized

Golpe contra a democracia

De Merval Pereira, O Globo:

A democracia foi o centro da sessão de ontem do Supremo Tribunal Federal que formalizou a condenação do núcleo político do PT por corrupção ativa com resultados que não deixam dúvidas da decisão do plenário: apenas dois ministros absolveram o ex-ministro José Dirceu; só um absolveu o ex-presidente do PT José Genoino, e o ex-tesoureiro Delúbio Soares foi condenado por unanimidade.


No mesmo dia em que se conheciam as cartas em que Dirceu e Genoino não poupam elogios às suas próprias pessoas e se colocam como mártires de uma ação política que está sendo perseguida por uma elite reacionária, os ministros do STF puseram os pontos nos ii, demonstrando que o que está sendo condenado é uma tentativa de golpe contra a democracia brasileira.

Na definição do presidente do Supremo, Ayres Britto, “(…) sob a inspiração patrimonialista, um projeto de poder foi feito, não um projeto de governo, que é exposto em praça pública, mas um projeto de poder que vai além de um quadriênio quadruplicado. É um projeto que também é golpe no conteúdo da democracia, o republicanismo, que postula a renovação dos quadros de dirigentes e equiparação das armas com que se disputa a preferência dos votos”.

Já Celso de Mello analisou que o ato de infidelidade ao eleitor estimulado por venalidade governamental, além de constituir “grave desvio ético-político e ultraje ao exercício legítimo do poder”, acaba por gerar desequilíbrio de forças no Parlamento, tirando poder da oposição.

Aqui, ele tocou em ponto crucial: a migração de políticos, à custa de pagamento com dinheiro público, da oposição para siglas da base, que cresceram às custas desses expedientes, enquanto a oposição minguava.

Hoje temos a menor oposição numérica desde a volta da democracia, apenas três partidos assumem esse papel: PSDB, DEM e PPS. Os demais estão na base governista ou aspiram estar nela, como o novíssimo PSD.

Leia a íntegra em Golpe contra a democracia

15 Comentários

  1. Algumas e alguns destes oPTantes pelo plano de poder baseado na compra de parlamentares para aprovação de “projetos” governamentais, foram os mesmos que durante a ditadura, enquanto matavam, seqüestravam e roubavam, se disseram vítimas de perseguição…

    Agora, sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal, cuja maioria dos Ministros são oriundos de composição da qual foram indicados pelo próprio grupo PeTista que está parasitando há anos na Presidência do Brasil. Ministros estes que com raras exceções não se renderam ao apadrinhamento PolíTico.

    Se o caro Fábio Campana fizer uma pesquisa entre seus leitores do que acham do PT após a confirmação destes escândalos e do maior golpe de corrupção contra a democracia nacional, tenho certeza que a ojeriza será a tônica da maioria…

    O que muda nas futuras eleições? Infelizmente, a classe massacrada com impostos – a média – não decide o rumo do nosso País, pois já foi dito a muito tempo que as eleições no Brasil jamais serão decididas por quem lê jornal, e sim quem se limpa com ele…

  2. sergio silvestre Responder

    Gozado,golpe contra a DEMOCRACIA,é frear o consumo,reduzir o emprego,e deixar este lindo ELDORADO para os ricos.
    Os sr ministros do supremo devem corar de vergonha em julgar apenas estes.É como se numa colméia escolhece-mos
    cinco abelhas para ser sacrificadas.
    Me admira a cara de pau dos sem poder,que usam de todas as artimanhas,junto com os sem verbas(flhas ,estadão,veja e globo)que tem todos os dias urticária ,com este governo.
    Esse povo COCA COLA,que acompanha o flautista,nem sabe o que se passa nos bastidores do poder.
    Os quase 100 bilhões que escorrem todos os anos pelo ralo, vem desta fantastica maquina arrecadadora dos estados e municipios.São reuniões regadas a wisque em que gordas comissões são passadas.
    São vereadores que pegam o seu de pedagios e zoneamentos.São secretários e governates que pegam suas comissões de tudo que é licitado no estado.
    O Brasil tem milhares de mensalões,vamos fazer uma tina cheia de papéizinhos.Jogar um prá cima e escolher quem julgar.Ou deixar a oposiçção e imprensa sem verbas escolher a quem malhar.

  3. Infelizmente o PT mostra a cara, o núcleo foi condenado, sempre tive uma simpatia por este partido. Mas hoje virou um rio de corrupção. Após ler em vários meio de comunicação, como o avião preso no Pará com quatro milhões de dinheiro para campanha do PT, Impacto, Acordo em arquivar a investigação do Cachoeira, PT/PMDB, Folha de São Paulo, agora da revista Veja, sobre o Gustavo. desculpa não quero isso para Prefeitura de Curitiba/PT.

  4. S I N F R O N I O Responder

    Quanto ao defeito dos adversários, o homem tem olhos perspicazes. e quem tem prazer nas desgraças alheias, com certeza tem grandes virtudes, como é o caso da nossa distinta ALEP, um exemplo ético até para paises como a Suiça.

  5. Pobre Curitiba

    Tem q escolher entre a Sombra ou a Escuridão

    Plantem , curitibanos,

    e colham o resultado.

    EU NÃO SEREI CÚMPLICE DA BARBÁRIE

    VOTO NULO

  6. Pô Campana alguém (da atual gestao da prefeitura municipal e do governo do Estado) tem que começar a responder as inumeras materias que a gazetinha faz diariamente, sempre de maneira tendenciosa, tentando achar pelo em ovo contra essas administrações e ninguém faz nada! isso ocorre ha muito tempo e até hoje não teve nenhuma resposta dura contra essas canalhas que a vida toda mamaram nas tetas do governo e agora querem se passarem por moralista. Não sou contra denuncias, mas oque esta ocorrendo é uma pura politicagem, se ninguem comecar a enfrentar esse denuncismo o governo vai cair na mao da PTzada, esse e um grande problema dos partidos de centro e direita eles nao respondem, mesmo qdo estao com a razao, ao contrario dos safados de esquerda mesmo tendo toda prova material de crime eles neguem falam que coisa das elites e tudo mais e assim vao criando raízes.

  7. Golpe contra a democracia é esse STF não julgar a compra de votos da reelição do FHC e nem o mensalão tucano, bem mais antigo. Então, cadê a isonomia, o povo não é bobo, da Globo só quer novelas e não opiniões de um imortal que não escreveu um único livro sequer. Esse é o nível da oposição sem rumo.

  8. Eleições DIRETAS para o STF Responder

    A DEMOCRACIA do já não tão supremo não vai além dos seus próprios umbigos. Por não saberem o que é O VOTO DE UM POVO se apoiam em TÊNUES PROVAS para tentarem destruir nossa democracia no GOLPE!
    Enquanto o segundo mandato do FHC/PSDB, venda do Brasil e torturadores/assassinos dos tempos da ditadura DORMEM em suas gavetas junto com os ESTUPRADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES feito o tal médico… o Ayres e mais alguns do STF posam para a TV dizendo suas bobagens absurdas apoiados em TÊNUES provas.
    Ayres e Joaquim não SABEM O QUE VOTO DE UM POVO CONSCIENTE!
    E bem por isso eles PASSARÃO! Feito Serra que irá para o BURACO junto com alguns outros que ainda não acordaram que o NINHO é barriga para o PIG e nada mais. Já tem até PORTA VOZ não é verdade – Fábio? O que faz mesmo o Álvaro pelo Paraná e pelo PAR TI DO ?!

  9. E o valente Sérgio Silvestre continua na sua trincheira, sozinho, tentando salvar o petismo safado e ladrão!
    Ô cara; vá procurar ajuda! Procure um psicanalista; um padre; um pai de santo, ou qualquer outra coisa que possa abrir sua cabeça e enfiar lá dentro, um mínimo de rasoabilidade e especialmente afinidades naquilo que vc prega!
    Seu caso, certamente vai dar um bom trabalho ao profissional, mas tem cura, sim! – Mas vá logo! Ajude-se, parceiro!
    João Batista, sozinho pregando no deserto, fica no chinelo perto de sua obstinação, teimosia e obscurantismo!

  10. É engraçado a posição de alguns. Misturam governo com partido. Acreditam no rouba mas faz. Acreditam que comprar deputados para tornar viável projeto de poder é algo legal. Acreditam que milhares de brasileiros mortos todos os anos pelo desvio de recursos públicos é só uma fatalidade. O PT devia ser julgado por crimes contra a democracia e contra os brasileiros. Que sejam julgados a seu tempo todos os mensalões assim como todos os funcionários públicos que aceitam suborno. A jurisprudência já está criada. Em breve veremos os dirceus, os genoinos, os delubios e quem sabe os lulas da vida atrás das grades. E que a abelhinhas corruptas e corruptoras sejam expulsas da colméia. Pelo sobrevivência da democracia.

  11. Esse Merval é o contador de verdades da imprensa, ele contou varias vezes que Hugo Chavez estava em estado terminal na cidade de Havana e que não voltaria mais para a Venezuela vivo.
    Mesmo com todas as “verdades” escritas e televisadas, ele continua a escrever suas “verdades” para que alguem acredite

  12. O STF é o mais velho BBB da globo/PIG.
    Vamos ver quem vai LEVANTAR a capa primeiro. BRITTUS quer o prêmio. Será ele ou a CASA GRANDE vai dar chance a um negro?
    O STF não sabe o que VOTO do POVO!
    E por isso acha que golpe é legítimo.
    Mas já há um grito no ar: VOTO NELES!

  13. sergio silvestre Responder

    O Pedro Rocha,prazer ter sua volta ,estamos ai né.Voce com suas convicções ,eu com as minhas.
    Que chato seria todos pensar o que eu supunha que pé certo.
    A vida para ter assuntos precisa do contra ponto.Infelizes dos homens que se isolam dentro dos bunkers e só saem com ceu de brigadeiro.

  14. Há blogs relativamente bons , graças aos que deles participam, graças à pluralidade de ideias.
    Mas ao partir do momento em que de maneira absolutamente parcial e conveniente deixam de publicar comentários destoantes aos seus próprios interesses, eles se tornam veículos da rançosa hipocrisia tipicamente característica de seus “donos” que muitas vezes usam de recursos públicos para se sustentar e viabilizar seus desejos narcisísticos de se sobressair socialmente ( já que intelectualmente se mostram limitados e, sem recursos públicos, administrativamente seriam tão “quebrados” quanto este que comenta).
    Que vistam suas respectivas carapuças aqueles que se sentirem ofendidos e destinem o resto de suas medíocres existências para procurarem seus respectivos pais , nas casas noturnas que lhe aparentarem mais “familiares”.

Comente