Uncategorized

55% dos prefeitos que concorreram neste ano foram reeleitos

O resultado das eleições municipais deste ano mostrou que os atuais prefeitos são beneficiados pelo instituto da reeleição, apesar do número dos prefeitos que conseguiram mais um mandato ser menor do que nos pleitos anteriores. Dos 2.736 candidatos que disputaram um novo mandato 55% deles foram reeleitos, ou seja, 1.505, segundo levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Dos quase 5.600 prefeitos, 3.659 poderiam pleitear mais um mandato, mas 923 optaram por não concorrer. A estimativa da CNM, antes do pleito, era que o percentual de reeleitos fosse em torno de 66%, número maior que os 55% que conseguiram um novo mandato. Nas eleições de 2008, 65,9% dos prefeitos que disputaram um novo mandato foram reeleitos. Já nas eleições de 2004 e 2000 o número de reeleitos foi 58,2%, de acordo com levantamento feito pela CMN com base nos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo a entidade, os Estados que mais conseguiram reeleger seus prefeitos foram Rio Grande do Norte (69,1%), Paraíba (68,4%), Rio Grande do Sul (67,6%), Pernambuco (62,4%) e Mato Grosso do Sul (61,3%).

6 Comentários

  1. MEnos em curitiba, apesar de nosso governador ainda ser querido por 85% dos curitibanos

  2. Coitado do Ducci, bom candidato que sofreu com a incompetência de uma equipe com egos inflados. Ainda bem que a equipe do Ratinho Jr. é coerente, todos trabalhando com igualdade e com os mesmos propósitos. Já a equipe do Fruet só tem interesse em karaokês, baixarias e barracos. Uma pena!

  3. A renovação é preciso e necessária, pois os Prefeitos trabalham bem no primeiro mandato e se reelegem e depois procuram estar encaminhando verba para o Caixa p/ futuras eleições, um monte de empregos para os apadrinhados, etc. etc. e a Administração que é preciso fica a deriva. Fim da reeleição e mandato de 05 anos já.

  4. Existe um único motivo para a derrota de IVAN em São josé, INCOMPETÊNCIA. Com 12 partidos na coligação, usando a Prefeitura, dinheiro derramado na campanha, apoio de Gleisy e outros medalhões da política, gasolina a vontade para os seus, etc..e mesmo assim não se reelegeu é porque o tal IVAN é RUIM. Foi REJEITADO pela população sanjoseense.

Comente