Uncategorized

Caged: menos vagas formais, mas há boa notícia na indústria

Da Miriam Leitão, O Globo:

O mercado de trabalho gerou 150.334 vagas com carteira assinada em setembro, segundo dados do Caged divulgados hoje, o que representa uma redução de 28% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Mas o economista Rodrigo Leandro de Moura, pesquisador do Ibre/FGV, lembra que a queda registrada em agosto (na comparação com o mesmo mês de 2011) havia sido ainda maior, de 47%.
Ao analisar os dados, o economista chamou a atenção para os números da indústria, que foi o setor que mais contratou em setembro (66.191 vagas), depois de ter gerado 16.438 postos em agosto.

Ele explicou que a geração de postos nesse setor costuma mesmo aumentar nesse período, por conta das contratações de Natal, mas o que surpreendeu, segundo ele, é que contratou quase tanto quanto em setembro do ano passado (66.269 vagas), o que indica que as medidas de estímulo à economia (redução de juros e incentivos à indústria, por exemplo) possam estar surtindo efeito.

Em agosto deste ano, a indústria havia gerado 16.438 vagas, bem menos do que no mesmo mês de 2011 (35.914).

– A indústria foi o setor que mais contratou, e os serviços, que vinham sustentando mais o mercado de trabalho, gerou menos vagas – 40% menos do que em setembro de 2011 – diz.

4 Comentários

  1. Os Dados do CAJED somente e possível em função do trabalho dos contadores que mensalmente e gratuitamente elaboram esses informativos aos governos. Os contadores tem com princípios da profissão fazer contabilidade, e tem a cada dia assumido um papel que nao lhe pertence ou seja de fornecedor de informações a administração publica para fins estatísticos e políticos.

  2. Os Dados do CAGED somente e possível em função do trabalho dos contadores que mensalmente e gratuitamente elaboram esses informativos aos governos. Os contadores tem com princípios da profissão fazer contabilidade, e tem a cada dia assumido um papel que nao lhe pertence ou seja de fornecedor de informações a administração publica para fins estatísticos e políticos.

  3. Doutor Prolegômeno Responder

    Pura ilusão, pois é tudo devido às benesses fiscais para o setor automotivo, algo que não é sustentável no tempo. De resto, os números mostram um vôo de pinguim para a economia, cujos índices são os piores da América Latrina, atrás de países cucarachos menores.

  4. Maria... maria.... Responder

    A CAGUEDE da MIriam vira TSUNAMI quando interessa. Depende do dia. Miriam já está fora da realidade faz tempo. Feito o HOMEM DE VISÃO – o vidente FHC que viu o capetinha no peito do Serra e não consegue ver a HONESTIDADE do POVO ela também já não faz não faz nada além de CAGUEDE!

Comente