Uncategorized

No Ovniporto, a decisão do 1º turno em Curitiba

Já se especula a composição de governo de Gustavo Fruet, o preferido nas pesquisas, e a sanha dos partidos da coligação, principalmente do PT, pelos cargos e espaços na prefeitura aumentou. Mas o PDT tem cacife conquistado na prática, basta relembrar episódios da campanha pedetista. Uma delas remete ao dia 1º de outubro, um sábado, a uma semana da eleição do 1º turno, quando Wilson Picler, em nome do PDT decidiu bancar a manutenção da campanha quando a maioria se escafedera.

Nesse dia, o comitê central, chamado de Ovniporto, estava às moscas, com apenas um colaborador que guardava as placas e cavaletes que sobravam e os coordenadores Gelson Guelmann, Paulo Gamatter e Italo Tanaka. A ordem era dispensar os colaboradores, cortar todo tipo de custo e suspender os serviços contratados, folheteria, pessoal e assim por diante. “Era uma campanha indigente. Um dia faltava kombi, outro dia, motorista, e outro, gasolina”, resumiu um coordenador.

Nesse clima de derrota anunciada, Wilson Picler irrompe no comitê e esbraveja: “estou assumindo a coordenação da campanha e quero uma reunião agora com vocês três (Guelmann, Gamatter e Tanaka)”.

Para a reunião, Picler convoca o irmão Edmilson e a conversa se estende por mais de quatro horas. Um almoço foi pedido num supermercado próximo e Picler, por mais de uma vez, bate na mesa: “Se o Gustavo ganhar o mérito é meu, se perder, a culpa é minha”.

Os argumentos de Picler foram aceitos com apenas uma recomendação: “não vamos colocar nada nos blogs”, pediu um dos coordenadores. Picler assentiu e de imediato autorizou a produção de cinco toneladas de panfletos e mais uma rodada de pesquisa. “Eu estava convicto, as pesquisas do DataPicler mostravam Gustavo numa curva ascendente, em empate técnico com Ducci. Em comum acordo, jogamos a cartada final, mas confiante na vitória”, disse.

Passado o 1º turno, houve mais uma tentativa de desmobilizar o Ovniporto e até encontraram um outro espaço, mas sem a estrutura adequada. Não durou cinco dias. “Estamos voltando. Foi aí que vencemos o 1º turno, nos deu sorte e está todo estruturado”, disse um supersticioso coordenador. Não deu outra. Hoje no Ovniporto, não se tem mais espaço para as lideranças que se amontoam em torno da campanha de Fruet.

38 Comentários

  1. Olha, não gostou desta turma, mas o Picler merece todos os créditos. Ele que levou o PDT para o Fruit e deu a chacoalhada necessária para o povo se mexer e virar prá cima do Ducci.

  2. Rocambole de Jaca Responder

    Se todos puderam observar estas duas etapas:

    1- “quando a maioria se escafedera…Nesse dia, o comitê central, chamado de Ovniporto, estava às moscas, com apenas um colaborador que guardava as placas e cavaletes..”

    2-“Hoje no Ovniporto, não se tem mais espaço para as lideranças que se amontoam em torno da campanha de Fruet”.

    Dá até arrepio…

  3. Se há alguém com mérito para a vitória de Gustavo Fruet este alguém o professor Wilson Picler, que o trouxe para o PDT e está bancando sua candidatura em vários aspectos, mais do que como dirigente um verdadeiro militante pedetista.

  4. Junita Saulteri Responder

    Já ouvi muitas coisas do Professor Picler, mas esta nota reflete a pura verdade. Vamos juntos Professor, até a vitória do Gustavo no domingo.

  5. O Picler tem os méritos dele nesta vitória. Só espero que o Fruet reconheça isto depois da eleição.

  6. Isto e certo mais o que acontece neste momento e uma certa ingratidão por parte do time do Guelmam, pois no comite a divisão e o seguinte, pessoal do Gustavo da antiga, do PT, PV, PDT de Picler, pessoal do Celso Torquato, do Fernando Guedes, Kaique Ferrante, e outras bandas que vem apoiar, mais o time do comando e dividido entre Guelmam e Torquato que o corredor que da acesso as salas já estão estreitos para ambos, neste momento já se nota que a largada das cotoveladas vem por parte do time de Gerson mais experiênte neste tipo de ação em desmontar qualquer acesso de alguem que não seja de sua clãn em busca de um lugar ao sol, na mesma mesa do lernismo so senta cacife de alto cuturno pessoal miudo da coligação PDT, PV, PT, e seus filiados ja mais participaram da mesma rodada da familia esfira.

  7. justino bonifacio martins Responder

    Campana, quem te passou essa informação está bem informado; é vero como dizem os italobrasileiros. Leia o blog do Valdir Izidoro Silveira, um comunista de carteirinha, que já falava dos boicotes contra o Gustavo… boicotes que ele enfrentou desde que foi candidato ao senado quando as propagandas chegavam só até Campo Largo e lá jogadas fora por uma turma de salafrários que não queriam elegê-lo. Informe-se e saberás os pormenores, talvez já saibas. Mas… voltando ao Picler – a informação é verdadeira-; como dizia o Izidoro,até o PT não acreditava que Gustavo chegasse ao segundo turno, assim como Ratinho foi pego de surpresa com essa votação e ter chegado ao segundo turno; por isso está apavorado porque é um despreparado filho da truculência humana e política. Pelo tipo de campanha do velho-novo Ratinho, agora assessorado pelo velho Ratão,o Lula poderá avaliar que bela amizade arrumou!

  8. CLOVIS PENA -Tropa de ocupação Responder

    Em um dos comentários da época lembro de escrevi algo evidenciando os estranhos “superiores critérios” de cardeais do PT segundo os quais a estrutura maior de Brasília deveria respeitar a questão das disputas entre candidatos de partidos da “base aliada”, ou seja, manter neutralidade. Lembro que escrevi algo alertando aos líderes do PT paranaense que “a gente também tem cérebro”. Mas a questão central não era esta. A questão principal vinha a ser não o governo mas a posição do PT, que fechou a coligação depois de uma conhecida peregrinação que Gustavo fez e que foi amplamente divulgada na época. Foi devidamente ungido. Sem falar das intermináveis reuniões dos ambiciosos pretendentes à candidatura aqui da província. Tudo certo e definido. Depois veio a campanha e a historia comentada pelo Fábio. E digo mais, que a mão salvadora de Picler pode ser cotejada em paralelo, sob o prisma da lealdade, com o PV que mesmo sem quase nada, foi exemplar. Agora, falta lugar para a tropa de ocupação no ovniporto. Mas Gustavo, eleito ou não sabe de tudo isto, e muito mais.

  9. Antonio Carlos Lima Responder

    Resta saber qual será a atitude do Gustavo em relação aos oportunistas sem um pingo de caráter que queriam a caveira dele e, quando a vitória se anunciou, correram pra puxar o saco. Esses não valem nada, tomara que amarguem o ostracismo nos próximos 8 anos !

  10. Duvido que o PDT consiga governar. QUEM MANDA É O PT
    Vão passar tudo de mão beijada aos qudrilheiros
    O apelido do Fruet no PT é Moeda pq é fácil de passar para frente e não tem valor algum

  11. Espero que o Gustavo seja justo e grato e saiba valorizar quem merece e dar um chega pra lá nesses Rubens Bueno da política, que agora no segundo turno aparecem apoiando com ares de que são Fruet desde criancinha.

  12. O dono da universidade agora está todo senhor de si, depois de ter micado com todos aqueles milhões de reais em 2010. E ter sido esquecido pelos eleitores, agora canta de galo. Agüentem o cara em 2013. ACarlos

  13. Luciano Carvalho Responder

    Pra mim o Fruet deve e muito para o Picler e para a Miriam, essas duas pessoas quando a vaca estava indo pro brejo foram atrás de força e fizeram a campanha aparecer de novo levando o Fruet para o segundo turno. Mirian fez aquele movimento com a militancia do PT trazendo o povo para dentro da campanha Picler com diz o texto chamou pra ele o problema e colocou a campanha na rua.

    Parabéns ao Fruet por ter pessoas assim em sua campanha coisa que faltou na do Luciano onde so tinha estrelas ou pessoas que se achavam estrelas e no final essas pessoas não tinham voto algum para levar o Luciano ao segundo turno.

  14. QUE VERGONHA ESSA DEBANDADA DOS CHOPINS DO DUCCI.
    TOMARA QUE MORRAM NA PRAIA VERMELHA AHAHAHA!.

  15. O triste são esses caras que só aparece quando o time esta ganhando, e são muitos ate três dias atras não existia lugar encima do muro pra essa gente ficar agora ja caíram pro lado do Gustavo Fruet, principalmente os comiciados do serviço municipal conheço um montão. Alguns deles estavam comendo polenta com o Ratinho Jr no Madalosso essa semana.

  16. O CAIQUE FERRANTE, foi um LEÃO de um modo discreto pediu o voto de confiança no FRUET, através de inúmeros EMAILS, se EXPOS de CORPO E ALMA. Temos de elogiar o COLETIVO, embora, o vencedor só se saberá depois da apuração.
    ENTÃO, AMIGOS, NÃO TEM APENAS UM WILSON PICLER, acima de tudo e de todos, temos O FIDALGO CANDIDATO GUSTAVO FRUET, rejeitado pela ambição do EX partido, mas, em sua bagagem: capacidade, ética e honestidade são os principais atributos para o FUTURO PREFEITO.
    VAMOS MANTER NOS ALERTA, ATENTO, ATÉ O ENCERRAMENTO DO SUFRÁGIO.

  17. Julia Casagrande Responder

    Uma mentira contada várias vezes, torna-se verdade. Essa é a estratégia de Picler.
    Conta uma mentira várias vezes nos blogs para transformá-la em verdade.
    Mas quem conhece a figura não dá um vintém de crédito.
    Será que tem algúem que acredita nessa asnera ?

  18. Nelson Edison de Moura Rosa Responder

    Caro Antonio Lima. Cá de meu canto, em Antonina, garanto-lhe que Curitiba acertará com a escolha de Gustavo. Tenho por princípio reconhecer nas pessoas as qualidades de seus pais. De uma coisa lhe garanto: ética, seriedade, companheirismo político, reciprocidade de obrigações, constatei existir em toda a integridade no caráter de MAURÍCIO FRUET, A FRUTA NÃO CAI LONGE DO PÉ… Os curitibanos encontrarão em Gustavo os mesmos princípios que tiveram oportunidade de conviver na gestão de Maurício em Curitiba. Parabéns Curitiba. Parabéns curitibanos!!!

  19. Picler é empresário bem-sucedido. O Grupo Educacional Uninter é um dos grandes do país, tem mais de 150.000 alunos, a maior parte à distância, espalhados pelo Brasil a fora. Sempre ajudou Osmar Dias e o PDT, agora na campanha de Fruet deve ter cedido para a campanha os estúdios onde gravavam as aula da EaD – educação a distância. Um líder se conhece nas dificuldades, quando ninguém mais acredita em nada. Um líder é aquele que semeia esperança, como o professor Picler. Tem razão o jornalista americando, Walter Lippmann: “Ninguém segue aqueles que estão em dúvida.”. Picler, certamente, não estava em dúvida quando tomou a decisão de não desistir. Parabéns, professor!

  20. Certeza que alguns foram fieis do começo ao fim, estes merecem respeito e reconhecimento. Ė certo que muitos foram batalhadores e não se preocuparam com faixares. É certo que também candidatos a vereador e vereadora não apostaram na vitoria, aliás, alguns até eram contra (como a Josete do PT)…

    Apesar dos contrários, a de reconhecer: ampla maioria esteve junto, fiel, verdadeira e do mais alto nível. Os oportunistas… Estes sempre haverão, o importante é que sejam minoria, sempre!

  21. O bill vc deve ter votado no picolé de chuchu chamado ducci………kkkkkkkkkkkkkkk……………vcs vão ter que engolir o Gustavo…………um dos politicos mais éticos do nosso Brasil……..aaaa e o betinho “xoque” digestão vai no mesmo caminho do picolé..

  22. E agora ? Com que cara ficam aqueles que impediram o Freut de ser candidato a prefeito pelo PMDB e PSDB ??? Se arrependimento matasse … iriam faltar cemitérios em Curitiba. Rrsrsrs.

  23. Meu amigo Bill eu respeito seu comentario, mais deixa eu fazer um pequeno relato sobre mauricio Fruet e Gustavo Fruet e Familia, eu assisti a luta que a bancada do PMDB fez para que Jose Richa nomeace Mauricio Prefeito, pois o candidato predileto de Richa na epoca era Amadeu Geara naquela epoca o prefeito era nomeado pelo Governador, apos 1985 com as diretas a primeira eleição foi a de Requião em que Mauricio fez seu papel e foi fiel, quan do nas duas eleições de Mauricio já~as forças não ajudaram como ele foi fiel a todos, foi massacrado pelo Requião e sua turma, com o falecimento do Mauricio assume Gustavo deputado e dentro do PMDB a familia Requião comandada por Mauricio Requião não deixou o jovem prosseguir seu caminho politico e iniciou o massacre em cima de Gustavo e sua equipe Do Atico Santos no comando sempre fazendo as faucratuas nas convenções contra o Gustavo que procurou seu caminho, no PSDB foi fiel ao Beto e sua turma e mais uma vez foi traido, novamente procurou seu destino, o Wilson Picler foi a Brasilia e convidou Gustavo a ingressar no PDT, e foi ele o maior articulador juntamente com todos os partidos e a população pela virada de Gustavo, jamais vai acontecer o que se fala a ingratidão, injustiça com o Picler por parte de Gustavo.

  24. Claramente percebe-se que os comentarios elogiosos partiram da mesma pessoa e digo mais, aposto o mindinho que quem enviou-os eh. o proprio Picler. O estilo da redacao tem o seu DNA: todos servem para lustrar o que ah maior que ele: o EGO.

  25. o trabalho da virada teve o apoio do Picler, é verdade,mas tem mais gente que merece credito!!!!!

  26. PREOBALDO DO REBOLADO Responder

    Eis aí um vigarista intelectual que pretende transformar sua mentira em verdade através da repetição.

  27. PURA MENTIRA! No momento em que o Fruet estava mais por baixo, esse tal Picler foi o primeiro a querer abandonar o barco. Prometeu contratar 200 pessoas pra reforçar a campanha mas na hora H desistiu porque o Fruet não avançava nas pesquisas. Quem merece todos os méritos é o pessoal do próprio Fruet, gente que esteve com ele desde as campanhas p/ deputado e Senado, estes NUNCA desistiram e sempre acreditavam na vitória. Time de coordenadores dos comitês, liderados pelo homem de confiança de Fruet, o gigante Vilmar Machado. Estive muito perto de tudo isso e falo com propriedade. Esse Wilson Picler ajudou um pouco ($), só encheu o saco de Deus e todo mundo e agora vai incomodar ainda mais o Fruet na composição do governo!

  28. Pelo que sei, o professor Wilson Picler contribui, e muito, desde início com a campanha do Gustavo. Ficou responsável pelo programa dos vereadores e elegeu oito da coligação PT, PDT e PV.

    Disse que só contrataria as lideranças quando o angulo alfa nas pesquisas fosse favorável ao Gustavo, o que o fez.

    E mais, na última semana deu aquela chamada em todo mundo, principalmente no programa de TV, e mudou o rumo da campanha, o que foi fundamental para vitória de Gustavo. Agora, os medrosos de ontem querem construir uma nova história a respeito da participação do Picler, mas não vão conseguir.

  29. Concordo com Frederico em partes. Tem que se elogiar o trabalho de Vilmar Machado, mas também se destacar a força e sabedoria de Picler ao chamar a atenção na hora certa, reassumir comitê central, contratar as lideranças, mandar imprimir os panfletos e reorganizar a tropa. Isso que fala não sou eu, é meu irmão que estava ao lado de todos.

Comente